Falando da criança e de sua vida: compreendendo a visão de pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Carolina de Aragão Escher
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15792
Resumo: Este trabalho visou compreender o que pais ou responsáveis apontaram sobre o desenvolvimento de seus filhos e sobre suas histórias de vida, por meio das entrevistas registradas no banco de dados do projeto 'Do Risco à Proteção: uma intervenção preventiva na comunidade', referente à construção de uma base para o desenvolvimento de intervenções preventivas em comunidades de risco. Foi analisada a questão aberta de um instrumento denominado PACED (Parent's Appraisal of Child Early Development), aplicado, entre os anos de 2000 a 2003, em 271 pais - e/ou responsáveis - de crianças de 0 a 12 anos. Nesta referida questão havia a possibilidade dos pais comentarem, livremente, sobre o instrumento, sobre algum aspecto da criança não mencionado na entrevista realizada ou ainda sobre outros assuntos considerados necessários. As informações obtidas foram analisadas qualitativamente, em categorias segundo seu conteúdo e significado. Os resultados apontaram que, na maioria dos relatos dos entrevistados, houve uma visão predominantemente negativa sobre o desenvolvimento de seus filhos. De um modo geral, ficou evidente o empobrecimento do valor afetivo nas interações entre pais e filhos e a presença marcante da violência nas relações interpessoais. No entanto, tanto as figuras que compõem as redes informais de apoio social e afetivo, quanto a escola, assumiram uma importante dimensão valorativa e de proteção na visão destas famílias. A partir destes resultados, a presente pesquisa pode subsidiar a programação de intervenções futuras do trabalho da Psicologia junto a comunidades com as mesmas características, servindo como um apoio para um acompanhamento e desenvolvimento integral, assim como uma alternativa que pode ser e fazer a diferença na trajetória de vida de uma criança.
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Nesta referida questão havia a possibilidade dos pais comentarem, livremente, sobre o instrumento, sobre algum aspecto da criança não mencionado na entrevista realizada ou ainda sobre outros assuntos considerados necessários. As informações obtidas foram analisadas qualitativamente, em categorias segundo seu conteúdo e significado. Os resultados apontaram que, na maioria dos relatos dos entrevistados, houve uma visão predominantemente negativa sobre o desenvolvimento de seus filhos. De um modo geral, ficou evidente o empobrecimento do valor afetivo nas interações entre pais e filhos e a presença marcante da violência nas relações interpessoais. No entanto, tanto as figuras que compõem as redes informais de apoio social e afetivo, quanto a escola, assumiram uma importante dimensão valorativa e de proteção na visão destas famílias. A partir destes resultados, a presente pesquisa pode subsidiar a programação de intervenções futuras do trabalho da Psicologia junto a comunidades com as mesmas características, servindo como um apoio para um acompanhamento e desenvolvimento integral, assim como uma alternativa que pode ser e fazer a diferença na trajetória de vida de uma criança.This work aimed at understanding what parents or those in position of responsibility for children have pointed out about the development of their children and their life histories, by means of the data-based interview records of the project From Risk to Protection: a preventive intervention in the community , related to the setting up of a basis for the development of preventive intervention in communities of risk. The open question on an instrument known as PACED (Parent s Appraisal of Child Early Development) was analyzed and, during 2000 and 2003, it was applied to 271 parents of one to 12 year-old children - and/or to those who are responsible for them. On this reported question, some free comments on that instrument, on some of the child s not-mentioned aspects or on any other matter thought as necessary could be brought up. As to quality, the obtained data were analyzed in categories according to their content and meaning. The results showed that, in most of the reports, the interviewees gave a predominantly negative picture of their children. Generally speaking, they made it quite clear the impoverishment of the affective values in the interaction between parents and children, as well as the strong presence of violence in the interpersonal relationships. However, both the organizations, that make the informal net of social and affective support, and the school have realized and recognized the great importance of valuation and protection when looking at those families point of view. From these results, the present research can assist in programming the future interventions of psychology work in communities with the same characteristics, by contributing to support a follow up and whole development, as well as an alternative that can be and make the difference throughout a child s lifetime.porPUC-Campinasdesenvolvimento infantilprevençãofamíliacomunidadechild developmentpreventionfamilycommunityFalando da criança e de sua vida: compreendendo a visão de paisTalking about the child and his life: understanding parent s point of viewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8863163152848405Fiamenghi Jr, Geraldo AntônioSilva, Rosalina Carvalho da66808427926274525174836214210800CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Carolina_AEM.pdf.pdfccv_ppgpsico_me_Carolina_AEM.pdf.pdfapplication/pdf496876http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15792/1/ccv_ppgpsico_me_Carolina_AEM.pdf.pdfe26889129d3ac77322c5dd898304e29cMD51123456789/157922022-09-02 11:36:13.565oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15792Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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