Falando da criança e de sua vida: compreendendo a visão de pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Carolina de Aragão Escher
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15792
Resumo: Este trabalho visou compreender o que pais ou responsáveis apontaram sobre o desenvolvimento de seus filhos e sobre suas histórias de vida, por meio das entrevistas registradas no banco de dados do projeto 'Do Risco à Proteção: uma intervenção preventiva na comunidade', referente à construção de uma base para o desenvolvimento de intervenções preventivas em comunidades de risco. Foi analisada a questão aberta de um instrumento denominado PACED (Parent's Appraisal of Child Early Development), aplicado, entre os anos de 2000 a 2003, em 271 pais - e/ou responsáveis - de crianças de 0 a 12 anos. Nesta referida questão havia a possibilidade dos pais comentarem, livremente, sobre o instrumento, sobre algum aspecto da criança não mencionado na entrevista realizada ou ainda sobre outros assuntos considerados necessários. As informações obtidas foram analisadas qualitativamente, em categorias segundo seu conteúdo e significado. Os resultados apontaram que, na maioria dos relatos dos entrevistados, houve uma visão predominantemente negativa sobre o desenvolvimento de seus filhos. De um modo geral, ficou evidente o empobrecimento do valor afetivo nas interações entre pais e filhos e a presença marcante da violência nas relações interpessoais. No entanto, tanto as figuras que compõem as redes informais de apoio social e afetivo, quanto a escola, assumiram uma importante dimensão valorativa e de proteção na visão destas famílias. A partir destes resultados, a presente pesquisa pode subsidiar a programação de intervenções futuras do trabalho da Psicologia junto a comunidades com as mesmas características, servindo como um apoio para um acompanhamento e desenvolvimento integral, assim como uma alternativa que pode ser e fazer a diferença na trajetória de vida de uma criança.
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