Psicologia e Desenvolvimento Integral: Repensando a Avaliação Escolar na Perspectiva de Estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Larissa Castelhão de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16712
Resumo: A psicologia, historicamente, entrou na escola com a função de “ajustar” estudantes que divergiam do que seria um perfil padrão. A partir da perspectiva crítica, a atuação dos profissionais de psicologia passa a ser comprometida com o desenvolvimento integral das crianças em interação com a comunidade, buscando também romper com o ciclo de desigualdades, estereótipos sociais e opressões. É preciso criar condições para que conteúdos pedagógicos sejam internalizados, fomentem o pensamento crítico, a autonomia e a participação social, política e cultural. Para Vigotski, o processo de construção de conhecimento, tendo como referência o contexto social, é possível na interação com o ambiente sociocultural, historicamente construído). A escola deve propiciar uma formação humanizada favorecendo ao sujeito seu desenvolvimento integral, e nesse caso, a avaliação escolar assume uma função social importante, como um instrumento capaz de marcar o processo de desenvolvimento das crianças. O objetivo dessa pesquisa foi compreender a relação entre a avaliação escolar e desenvolvimento integral de estudantes de 6º. ano. Foram analisados os registros dos diários de campo da pesquisadora referente às discussões realizadas com estudantes de uma turma de 6º ano, duas entrevistas semiestruturadas com dois estudantes e uma professora. As discussões realizadas com a professora investigaram como ela planeja e realiza a avaliação em relação com o desenvolvimento de seus estudantes. Já com estudantes, fatores relevantes relacionados ao método avaliativo da escola, possibilitando um espaço de reflexão sobre perspectivas e sentimentos em relação ao processo de avaliação. Observou-se que há relação entre o processo de avaliação para a aprendizagem e o desenvolvimento integral, mas ainda não é bem explorada. Conclui-se que há diversas formas de construir o processo estando a serviço da aprendizagem, considerando a ética profissional e a subjetividade do estudante.
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A escola deve propiciar uma formação humanizada favorecendo ao sujeito seu desenvolvimento integral, e nesse caso, a avaliação escolar assume uma função social importante, como um instrumento capaz de marcar o processo de desenvolvimento das crianças. O objetivo dessa pesquisa foi compreender a relação entre a avaliação escolar e desenvolvimento integral de estudantes de 6º. ano. Foram analisados os registros dos diários de campo da pesquisadora referente às discussões realizadas com estudantes de uma turma de 6º ano, duas entrevistas semiestruturadas com dois estudantes e uma professora. As discussões realizadas com a professora investigaram como ela planeja e realiza a avaliação em relação com o desenvolvimento de seus estudantes. Já com estudantes, fatores relevantes relacionados ao método avaliativo da escola, possibilitando um espaço de reflexão sobre perspectivas e sentimentos em relação ao processo de avaliação. Observou-se que há relação entre o processo de avaliação para a aprendizagem e o desenvolvimento integral, mas ainda não é bem explorada. Conclui-se que há diversas formas de construir o processo estando a serviço da aprendizagem, considerando a ética profissional e a subjetividade do estudante.Psychology historically entered the school with the function of “adjusting” students who differed from what would be a standard profile. From a critical perspective, the performance of psychology professionals becomes committed to the integral development of children in interaction with the community, seeking to break with the cycle of inequalities, social stereotypes and oppression. It is necessary to create conditions for pedagogical contents to be internalized, to encourage critical thinking, autonomy and social, political and cultural participation. Understanding that the school should provide a humanized formation favoring the individual's integral development, school evaluation was reflected with an important social function, as an instrument capable of marking the children's development process. The research’s objective was to understand the relationship between school assessment and the integral development of 6th grade students. The records of the researcher's field diaries referring to discussions held with students from a 6th grade class and semi-structured interviews with students and teacher were analyzed. The discussions held with the teacher investigated the planning and application of the assessment. With students, relevant factors related to the school's evaluation method, providing a space for reflection on perspectives and feelings in relation to the evaluation process. It was observed that there is a relationship between the assessment process for learning and integral development, but it is not yet well explored. It is concluded that there are several ways to build the process at the service of learning, considering professional ethics and the student's subjectivity.Não recebi financiamentoporPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Avaliação EscolarPsicologia EscolarDesenvolvimento IntegralSchool AssessmentSchool PsychologyIntegral DevelopmentPsicologia e Desenvolvimento Integral: Repensando a Avaliação Escolar na Perspectiva de EstudantesPsychology and Integral Development: Rethinking School Assessment in the Perspective of Studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8863163152848405Kawamura, Eduardo AlessandroSant'Ana, Izabella Mendes84145048921888847860235863062183Centro de Ciências da Vida (CCV)PsicologiaOnlineNão se aplicaLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-80http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16712/2/license.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINALccv_ppgpsico_dissertacao_sousa_lc_.pdfccv_ppgpsico_dissertacao_sousa_lc_.pdfapplication/pdf1901217http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16712/1/ccv_ppgpsico_dissertacao_sousa_lc_.pdf7c2ff2a450174b63d8bece6a46930399MD51123456789/167122023-02-13 10:31:45.759oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16712Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862023-02-13T12:31:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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