Projeto político-pedagógico: reflexões sobre dificuldades, limites e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15801 |
Resumo: | Considerando a experiência profissional da pesquisadora como integrante da equipe de gestão de uma escola pública municipal de ensino fundamental, este trabalho se propõe a fazer uma análise crítica da implantação de um projeto político pedagógico emancipador. O embasamento teórico foi estruturado em dois eixos. O primeiro eixo situa a realidade educacional brasileira discutindo que a educação tanto pode servir à ordem econômica vigente como pode ser instrumento de emancipação. O segundo eixo discute a implantação dos projetos político-pedagógicos e sua relação com a administração escolar empresarial e emancipadora. O trabalho utiliza o enfoque metodológico da dialética materialista histórica, por se tratar de uma análise crítica de uma experiência. São analisados documentos oficiais e relatórios/diários de campo da equipe parceira na implantação do projeto, tendo em vista as categorias organizadas através da fundamentação teórica. |
id |
PCAM_d2b3db734976283b0494f0350d5520d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15801 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
4886 |
spelling |
Penteado, Thaís Carvalho ZanchettaPontifícia Universidade Católica de CampinasGuzzo, Raquel Souza Lobo2022-02-16T18:56:48Z2022-02-16T18:56:48Z2009-02-02http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/158017715737887465427Considerando a experiência profissional da pesquisadora como integrante da equipe de gestão de uma escola pública municipal de ensino fundamental, este trabalho se propõe a fazer uma análise crítica da implantação de um projeto político pedagógico emancipador. O embasamento teórico foi estruturado em dois eixos. O primeiro eixo situa a realidade educacional brasileira discutindo que a educação tanto pode servir à ordem econômica vigente como pode ser instrumento de emancipação. O segundo eixo discute a implantação dos projetos político-pedagógicos e sua relação com a administração escolar empresarial e emancipadora. O trabalho utiliza o enfoque metodológico da dialética materialista histórica, por se tratar de uma análise crítica de uma experiência. São analisados documentos oficiais e relatórios/diários de campo da equipe parceira na implantação do projeto, tendo em vista as categorias organizadas através da fundamentação teórica.Whereas the professional experience of researcher as integrating the management team of a public school municipal elementary school, this work proposes to make a critical analysis of the deployment of emancipation´s pedagogical political project. The theoretical basis was structured in two axes. The first axis is situated on the Brazilian educational reality discussing that education both serves the current economic order as may also be the instrument of emancipation. The second axis discusses the implantation of pedagogical political projects and its relationship with the school administration entrepreneurial and emancipatory. The work uses the methodological approach the dialectic materialist, because it is a critical analysis of experience. Official documents and daily field reports were analyzed to the implantation of the project, in view of the categories organized through theoretical framework.porPUC-Campinaseducação emancipadoraprojeto político-pedagógicogestão escolareducation and emancipationpedagogical political projectscholar managementProjeto político-pedagógico: reflexões sobre dificuldades, limites e possibilidadesPedagogical Political Projectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8863163152848405Souza, Vera Lúcia Trevisan deMarinho-araujo, Claisy Maria68769542437744642999127173845463CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Thais_CZP.pdfccv_ppgpsico_me_Thais_CZP.pdfapplication/pdf470551http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15801/1/ccv_ppgpsico_me_Thais_CZP.pdfc20665b4ca791cae301a7892de0f8168MD51123456789/158012022-10-19 11:29:56.763oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15801Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-19T13:29:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto político-pedagógico: reflexões sobre dificuldades, limites e possibilidades |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Pedagogical Political Project |
title |
Projeto político-pedagógico: reflexões sobre dificuldades, limites e possibilidades |
spellingShingle |
Projeto político-pedagógico: reflexões sobre dificuldades, limites e possibilidades Penteado, Thaís Carvalho Zanchetta educação emancipadora projeto político-pedagógico gestão escolar education and emancipation pedagogical political project scholar management |
title_short |
Projeto político-pedagógico: reflexões sobre dificuldades, limites e possibilidades |
title_full |
Projeto político-pedagógico: reflexões sobre dificuldades, limites e possibilidades |
title_fullStr |
Projeto político-pedagógico: reflexões sobre dificuldades, limites e possibilidades |
title_full_unstemmed |
Projeto político-pedagógico: reflexões sobre dificuldades, limites e possibilidades |
title_sort |
Projeto político-pedagógico: reflexões sobre dificuldades, limites e possibilidades |
author |
Penteado, Thaís Carvalho Zanchetta |
author_facet |
Penteado, Thaís Carvalho Zanchetta |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Penteado, Thaís Carvalho Zanchetta |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Guzzo, Raquel Souza Lobo |
contributor_str_mv |
Guzzo, Raquel Souza Lobo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação emancipadora projeto político-pedagógico gestão escolar education and emancipation pedagogical political project scholar management |
topic |
educação emancipadora projeto político-pedagógico gestão escolar education and emancipation pedagogical political project scholar management |
description |
Considerando a experiência profissional da pesquisadora como integrante da equipe de gestão de uma escola pública municipal de ensino fundamental, este trabalho se propõe a fazer uma análise crítica da implantação de um projeto político pedagógico emancipador. O embasamento teórico foi estruturado em dois eixos. O primeiro eixo situa a realidade educacional brasileira discutindo que a educação tanto pode servir à ordem econômica vigente como pode ser instrumento de emancipação. O segundo eixo discute a implantação dos projetos político-pedagógicos e sua relação com a administração escolar empresarial e emancipadora. O trabalho utiliza o enfoque metodológico da dialética materialista histórica, por se tratar de uma análise crítica de uma experiência. São analisados documentos oficiais e relatórios/diários de campo da equipe parceira na implantação do projeto, tendo em vista as categorias organizadas através da fundamentação teórica. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-02-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T18:56:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-16T18:56:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15801 |
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv |
7715737887465427 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15801 |
identifier_str_mv |
7715737887465427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15801/1/ccv_ppgpsico_me_Thais_CZP.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c20665b4ca791cae301a7892de0f8168 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790729404579840 |