Projeto político-pedagógico: reflexões sobre dificuldades, limites e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penteado, Thaís Carvalho Zanchetta
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15801
Resumo: Considerando a experiência profissional da pesquisadora como integrante da equipe de gestão de uma escola pública municipal de ensino fundamental, este trabalho se propõe a fazer uma análise crítica da implantação de um projeto político pedagógico emancipador. O embasamento teórico foi estruturado em dois eixos. O primeiro eixo situa a realidade educacional brasileira discutindo que a educação tanto pode servir à ordem econômica vigente como pode ser instrumento de emancipação. O segundo eixo discute a implantação dos projetos político-pedagógicos e sua relação com a administração escolar empresarial e emancipadora. O trabalho utiliza o enfoque metodológico da dialética materialista histórica, por se tratar de uma análise crítica de uma experiência. São analisados documentos oficiais e relatórios/diários de campo da equipe parceira na implantação do projeto, tendo em vista as categorias organizadas através da fundamentação teórica.
id PCAM_d2b3db734976283b0494f0350d5520d4
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15801
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Penteado, Thaís Carvalho ZanchettaPontifícia Universidade Católica de CampinasGuzzo, Raquel Souza Lobo2022-02-16T18:56:48Z2022-02-16T18:56:48Z2009-02-02http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/158017715737887465427Considerando a experiência profissional da pesquisadora como integrante da equipe de gestão de uma escola pública municipal de ensino fundamental, este trabalho se propõe a fazer uma análise crítica da implantação de um projeto político pedagógico emancipador. O embasamento teórico foi estruturado em dois eixos. O primeiro eixo situa a realidade educacional brasileira discutindo que a educação tanto pode servir à ordem econômica vigente como pode ser instrumento de emancipação. O segundo eixo discute a implantação dos projetos político-pedagógicos e sua relação com a administração escolar empresarial e emancipadora. O trabalho utiliza o enfoque metodológico da dialética materialista histórica, por se tratar de uma análise crítica de uma experiência. São analisados documentos oficiais e relatórios/diários de campo da equipe parceira na implantação do projeto, tendo em vista as categorias organizadas através da fundamentação teórica.Whereas the professional experience of researcher as integrating the management team of a public school municipal elementary school, this work proposes to make a critical analysis of the deployment of emancipation´s pedagogical political project. The theoretical basis was structured in two axes. The first axis is situated on the Brazilian educational reality discussing that education both serves the current economic order as may also be the instrument of emancipation. The second axis discusses the implantation of pedagogical political projects and its relationship with the school administration entrepreneurial and emancipatory. The work uses the methodological approach the dialectic materialist, because it is a critical analysis of experience. Official documents and daily field reports were analyzed to the implantation of the project, in view of the categories organized through theoretical framework.porPUC-Campinaseducação emancipadoraprojeto político-pedagógicogestão escolareducation and emancipationpedagogical political projectscholar managementProjeto político-pedagógico: reflexões sobre dificuldades, limites e possibilidadesPedagogical Political Projectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8863163152848405Souza, Vera Lúcia Trevisan deMarinho-araujo, Claisy Maria68769542437744642999127173845463CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Thais_CZP.pdfccv_ppgpsico_me_Thais_CZP.pdfapplication/pdf470551http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15801/1/ccv_ppgpsico_me_Thais_CZP.pdfc20665b4ca791cae301a7892de0f8168MD51123456789/158012022-10-19 11:29:56.763oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15801Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-19T13:29:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto político-pedagógico: reflexões sobre dificuldades, limites e possibilidades
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Pedagogical Political Project
title Projeto político-pedagógico: reflexões sobre dificuldades, limites e possibilidades
spellingShingle Projeto político-pedagógico: reflexões sobre dificuldades, limites e possibilidades
Penteado, Thaís Carvalho Zanchetta
educação emancipadora
projeto político-pedagógico
gestão escolar
education and emancipation
pedagogical political project
scholar management
title_short Projeto político-pedagógico: reflexões sobre dificuldades, limites e possibilidades
title_full Projeto político-pedagógico: reflexões sobre dificuldades, limites e possibilidades
title_fullStr Projeto político-pedagógico: reflexões sobre dificuldades, limites e possibilidades
title_full_unstemmed Projeto político-pedagógico: reflexões sobre dificuldades, limites e possibilidades
title_sort Projeto político-pedagógico: reflexões sobre dificuldades, limites e possibilidades
author Penteado, Thaís Carvalho Zanchetta
author_facet Penteado, Thaís Carvalho Zanchetta
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Penteado, Thaís Carvalho Zanchetta
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guzzo, Raquel Souza Lobo
contributor_str_mv Guzzo, Raquel Souza Lobo
dc.subject.por.fl_str_mv educação emancipadora
projeto político-pedagógico
gestão escolar
education and emancipation
pedagogical political project
scholar management
topic educação emancipadora
projeto político-pedagógico
gestão escolar
education and emancipation
pedagogical political project
scholar management
description Considerando a experiência profissional da pesquisadora como integrante da equipe de gestão de uma escola pública municipal de ensino fundamental, este trabalho se propõe a fazer uma análise crítica da implantação de um projeto político pedagógico emancipador. O embasamento teórico foi estruturado em dois eixos. O primeiro eixo situa a realidade educacional brasileira discutindo que a educação tanto pode servir à ordem econômica vigente como pode ser instrumento de emancipação. O segundo eixo discute a implantação dos projetos político-pedagógicos e sua relação com a administração escolar empresarial e emancipadora. O trabalho utiliza o enfoque metodológico da dialética materialista histórica, por se tratar de uma análise crítica de uma experiência. São analisados documentos oficiais e relatórios/diários de campo da equipe parceira na implantação do projeto, tendo em vista as categorias organizadas através da fundamentação teórica.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-02-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:56:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:56:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15801
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 7715737887465427
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15801
identifier_str_mv 7715737887465427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15801/1/ccv_ppgpsico_me_Thais_CZP.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c20665b4ca791cae301a7892de0f8168
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790729404579840