Autocuidado de adolescentes na pandemia da COVID-19
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16710 |
Resumo: | A adolescência é um período do desenvolvimento em que são valorizadas, sobremaneira, as relações sociais e de amizade. Nessa fase, há um maior investimento subjetivo no grupo de pares que assume protagonismo no processo de desenvolvimento. Assim, inferiu-se que o isolamento social e o fechamento das escolas, impostos pela pandemia da COVID-19, podem ter impactado de maneira significativa a saúde mental e a qualidade de vida dos adolescentes. O presente estudo teve como objetivo conhecer processos de autocuidado adotados por adolescentes durante a pandemia da COVID-19. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que foi desenvolvida em uma escola pública da região metropolitana de Campinas/SP. Participaram da investigação, de forma voluntária, 17 adolescentes com idades entre 15 e 17 anos, matriculados nas três séries do Ensino Médio. Os dados foram coletados por meio da Técnica de Diário e analisados seguindo os pressupostos da análise temática. Foram extraídos do material analítico 68 códigos iniciais que foram agrupados em seis grandes temáticas. Finalizado o processo de análise, foram construídos três temas definitivos: 1. Autocuidado físico; 2. Autocuidado psicológico; 3. Déficit de autocuidado. Verificou-se que os estudantes, além de demonstrarem conhecimento sobre as práticas de autocuidado também emitiam comportamentos dessa natureza no cotidiano. Observou-se ainda que, os adolescentes praticavam o autocuidado como uma forma de manter o bem-estar físico, mental e a qualidade de vida. O estudo permitiu que os adolescentes refletissem sobre o cuidado consigo, ultrapassando a lógica das prescrições de comportamentos saudáveis. O estudo pode ser considerado como inicial e outras pesquisas são incentivadas, principalmente no que se refere ao autocuidado psicológico na adolescência. |
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Costa, Adelita CabreraPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Oliveira, Wanderlei Abadio de2023-02-13T11:59:05Z2023-02-13T11:59:05Z2022-12-06http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/167104255032906118677A adolescência é um período do desenvolvimento em que são valorizadas, sobremaneira, as relações sociais e de amizade. Nessa fase, há um maior investimento subjetivo no grupo de pares que assume protagonismo no processo de desenvolvimento. Assim, inferiu-se que o isolamento social e o fechamento das escolas, impostos pela pandemia da COVID-19, podem ter impactado de maneira significativa a saúde mental e a qualidade de vida dos adolescentes. O presente estudo teve como objetivo conhecer processos de autocuidado adotados por adolescentes durante a pandemia da COVID-19. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que foi desenvolvida em uma escola pública da região metropolitana de Campinas/SP. Participaram da investigação, de forma voluntária, 17 adolescentes com idades entre 15 e 17 anos, matriculados nas três séries do Ensino Médio. Os dados foram coletados por meio da Técnica de Diário e analisados seguindo os pressupostos da análise temática. Foram extraídos do material analítico 68 códigos iniciais que foram agrupados em seis grandes temáticas. Finalizado o processo de análise, foram construídos três temas definitivos: 1. Autocuidado físico; 2. Autocuidado psicológico; 3. Déficit de autocuidado. Verificou-se que os estudantes, além de demonstrarem conhecimento sobre as práticas de autocuidado também emitiam comportamentos dessa natureza no cotidiano. Observou-se ainda que, os adolescentes praticavam o autocuidado como uma forma de manter o bem-estar físico, mental e a qualidade de vida. O estudo permitiu que os adolescentes refletissem sobre o cuidado consigo, ultrapassando a lógica das prescrições de comportamentos saudáveis. O estudo pode ser considerado como inicial e outras pesquisas são incentivadas, principalmente no que se refere ao autocuidado psicológico na adolescência.Adolescence is a developmental stage in which social relationships and friendships are highly valued. At this stage, there’s a greater subjective investment in the group of peers, which plays a major role in the developmental process. We have inferred that social isolation and school closures due to the COVID-19 Pandemic might have significantly impacted the mental health and the quality of life of teenagers. The present study aims at understanding the self-care processes adopted by adolescents during the COVID-19 Pandemic. It presents qualitative research carried out in a public school in Campinas metropolitan area. Seventeen teenagers, aged between 15 and 17 and enrolled in the three terms of High School, have taken part in the investigation voluntarily. We have collected data via the Journaling Technique and analyzed it according to the assumptions of Thematic Analysis. We have developed 68 codes from the data, which were grouped into six major themes. After refining the analysis, these have been developed into three defined themes: 1. physical self-care; 2. psychological self-care; and 3. self-care deficit. Besides showing familiarity with self-care techniques, students were observed to exhibit such behavior in their daily lives. The study enabled teenagers to reflect on self-care, moving beyond the prescriptive logic of healthy behavior. It might be considered an initial study, and further research is encouraged, especially concerning psychological self-care in adolescence.Não recebi financiamentoporPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)adolescênciaautocuidadopandemiasaúde mentaladolescenceself-careCOVID-19 Pandemicmental healthAutocuidado de adolescentes na pandemia da COVID-19Self-care of adolescents in the COVID-19 pandemicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP5455601415853420Granato, Tânia Mara MarquesSilva, Marta Angélica Iossi01032677265447132407163915684451Centro de Ciências da Vida (CCV)PsicologiaOnlineNão se aplicaLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-80http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16710/2/license.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINALccv_ppgpisco_dissertacao_costa_ac_.pdfccv_ppgpisco_dissertacao_costa_ac_.pdfapplication/pdf1539253http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16710/1/ccv_ppgpisco_dissertacao_costa_ac_.pdfacf20d05dd70f202a38f9408326b2b43MD51123456789/167102023-02-13 09:59:05.343oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16710Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862023-02-13T11:59:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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