Engenheiro-gestor: caminhos e desafios na construção de uma formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15376 |
Resumo: | O momento histórico atual tem se caracterizado pela forte busca de novos modelos que possam dar conta das recentes demandas humanas e sociais, cada vez mais complexas que emergem em nossa sociedade marcada por constantes transformações. Este trabalho visa analisar e refletir sobre a formação gerencial dos Engenheiros que no decorrer de sua carreira profissional rumaram para o exercício da função gerencial em empresas do Setor de Energia Elétrica. Além do resgate da importância histórica e social do Setor, procura levantar e examinar as questões relativas ao conhecimento no mundo contemporâneo e suas implicações no setor de produção e conseqüentemente na educação corporativa. Problematiza a questão do desenvolvimento do Ser Humano Integral nesse processo, procurando salientar as contradições entre teoria e prática; intenções e objetivos, formação técnica e formação humanística; objetivos e resultados. Para dar conta do trabalho foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, aplicação de inventários, e questionários, com a finalidade de coletar dados e informações sobre a formação gerencial dos Engenheiros-Gestores tanto nas empresas privadas ou não. Como resultado do estudo são esperadas contribuições para a ampliação do conhecimento da realidade atual, agregando valores para a formação das futuras gerações de Engenheiros e Engenheiros Gestores, criando um aporte científico, social e cultural. É esperada também a possibilidade de geração de novas propostas para a educação tanto na academia como nas organizações, incitando o relacionamento sistemático entre universidades e empresas, estimulando a transformação dos programas gerenciais desenvolvidos nas corporações, fomentando a formação de Engenheiros e Engenheiros-Gestores orientados para uma formação plena como Ser Humano Integral. |
id |
PCAM_d3632ff887ae7368d921c1eb64b2f01c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15376 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
4886 |
spelling |
Lucena, Maria Lucinda Antunes dePontifícia Universidade Católica de CampinasBalzan, Newton Cesar2022-02-16T18:13:14Z2022-02-16T18:13:14Z2008-02-22http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15376O momento histórico atual tem se caracterizado pela forte busca de novos modelos que possam dar conta das recentes demandas humanas e sociais, cada vez mais complexas que emergem em nossa sociedade marcada por constantes transformações. Este trabalho visa analisar e refletir sobre a formação gerencial dos Engenheiros que no decorrer de sua carreira profissional rumaram para o exercício da função gerencial em empresas do Setor de Energia Elétrica. Além do resgate da importância histórica e social do Setor, procura levantar e examinar as questões relativas ao conhecimento no mundo contemporâneo e suas implicações no setor de produção e conseqüentemente na educação corporativa. Problematiza a questão do desenvolvimento do Ser Humano Integral nesse processo, procurando salientar as contradições entre teoria e prática; intenções e objetivos, formação técnica e formação humanística; objetivos e resultados. Para dar conta do trabalho foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, aplicação de inventários, e questionários, com a finalidade de coletar dados e informações sobre a formação gerencial dos Engenheiros-Gestores tanto nas empresas privadas ou não. Como resultado do estudo são esperadas contribuições para a ampliação do conhecimento da realidade atual, agregando valores para a formação das futuras gerações de Engenheiros e Engenheiros Gestores, criando um aporte científico, social e cultural. É esperada também a possibilidade de geração de novas propostas para a educação tanto na academia como nas organizações, incitando o relacionamento sistemático entre universidades e empresas, estimulando a transformação dos programas gerenciais desenvolvidos nas corporações, fomentando a formação de Engenheiros e Engenheiros-Gestores orientados para uma formação plena como Ser Humano Integral.The present moment in history is characterized by the incessant search for new models that can answer the recent human and social demands of growing complexity that emerge in our society marked by constant transformations. This work analyzes and reflects on the managerial formation of Engineers who eventually arrive at managerial positions in companies of the electrical energy sector during their careers. Besides bringing to light the historical and social importance of the sector, the study surveys and examines questions related to knowledge in the contemporary world and its implications in the productive sector and consequently in corporative education too. It questions the integral development of the human being in this process by emphasizing contradictions between theory and practice, intentions and objectives, technical and humanistic formation and objectives and results. To develop the study, semi-structured interviews, inventories and questionnaires were applied in order to collect data and information about the managerial formation of Engineering Managers in private or public enterprises. It is hoped that the result of the study will be contributions for the growth of knowledge of the actual reality, increasing values for the formation of future Engineers and Engineering Managers and the creation of scientific, social and cultural support for them. It is also hoped that creation of new proposals for academic as well as organizational education will be possible, promoting a systematic relationship between universities and companies. This would stimulate the transformation of managerial programs developed in the corporations, promoting a formation of Engineers and Engineering Managers that is complete and directed to forming Integral Human Beings.porPUC-Campinasengenheiro-gestorsetor de energia elétrica brasileiroeducação corporativatreinamento e desenvolvimento gerencialdesenvolvimento do ser humano integralengineering managerbrazilian electrical energy sectorcorporative educationmanagerial training and developmentdevelopment of the integral human beingEngenheiro-gestor: caminhos e desafios na construção de uma formaçãoEngineering Managers: means and challenges in their formationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6995142158435943Bianchini, DavidArce, Enrique Viana55636378210031405396861379744044CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Maria_LAL.pdfcchsa_ppgedu_me_Maria_LAL.pdfapplication/pdf2279021http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15376/1/cchsa_ppgedu_me_Maria_LAL.pdf36c1bd9c8739489680eaad56e39a7312MD51123456789/153762022-09-02 11:36:25.782oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15376Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Engenheiro-gestor: caminhos e desafios na construção de uma formação |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Engineering Managers: means and challenges in their formation |
title |
Engenheiro-gestor: caminhos e desafios na construção de uma formação |
spellingShingle |
Engenheiro-gestor: caminhos e desafios na construção de uma formação Lucena, Maria Lucinda Antunes de engenheiro-gestor setor de energia elétrica brasileiro educação corporativa treinamento e desenvolvimento gerencial desenvolvimento do ser humano integral engineering manager brazilian electrical energy sector corporative education managerial training and development development of the integral human being |
title_short |
Engenheiro-gestor: caminhos e desafios na construção de uma formação |
title_full |
Engenheiro-gestor: caminhos e desafios na construção de uma formação |
title_fullStr |
Engenheiro-gestor: caminhos e desafios na construção de uma formação |
title_full_unstemmed |
Engenheiro-gestor: caminhos e desafios na construção de uma formação |
title_sort |
Engenheiro-gestor: caminhos e desafios na construção de uma formação |
author |
Lucena, Maria Lucinda Antunes de |
author_facet |
Lucena, Maria Lucinda Antunes de |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucena, Maria Lucinda Antunes de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Balzan, Newton Cesar |
contributor_str_mv |
Balzan, Newton Cesar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
engenheiro-gestor setor de energia elétrica brasileiro educação corporativa treinamento e desenvolvimento gerencial desenvolvimento do ser humano integral engineering manager brazilian electrical energy sector corporative education managerial training and development development of the integral human being |
topic |
engenheiro-gestor setor de energia elétrica brasileiro educação corporativa treinamento e desenvolvimento gerencial desenvolvimento do ser humano integral engineering manager brazilian electrical energy sector corporative education managerial training and development development of the integral human being |
description |
O momento histórico atual tem se caracterizado pela forte busca de novos modelos que possam dar conta das recentes demandas humanas e sociais, cada vez mais complexas que emergem em nossa sociedade marcada por constantes transformações. Este trabalho visa analisar e refletir sobre a formação gerencial dos Engenheiros que no decorrer de sua carreira profissional rumaram para o exercício da função gerencial em empresas do Setor de Energia Elétrica. Além do resgate da importância histórica e social do Setor, procura levantar e examinar as questões relativas ao conhecimento no mundo contemporâneo e suas implicações no setor de produção e conseqüentemente na educação corporativa. Problematiza a questão do desenvolvimento do Ser Humano Integral nesse processo, procurando salientar as contradições entre teoria e prática; intenções e objetivos, formação técnica e formação humanística; objetivos e resultados. Para dar conta do trabalho foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, aplicação de inventários, e questionários, com a finalidade de coletar dados e informações sobre a formação gerencial dos Engenheiros-Gestores tanto nas empresas privadas ou não. Como resultado do estudo são esperadas contribuições para a ampliação do conhecimento da realidade atual, agregando valores para a formação das futuras gerações de Engenheiros e Engenheiros Gestores, criando um aporte científico, social e cultural. É esperada também a possibilidade de geração de novas propostas para a educação tanto na academia como nas organizações, incitando o relacionamento sistemático entre universidades e empresas, estimulando a transformação dos programas gerenciais desenvolvidos nas corporações, fomentando a formação de Engenheiros e Engenheiros-Gestores orientados para uma formação plena como Ser Humano Integral. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-02-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T18:13:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-16T18:13:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15376 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15376 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15376/1/cchsa_ppgedu_me_Maria_LAL.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
36c1bd9c8739489680eaad56e39a7312 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790727369293824 |