Engenheiro-gestor: caminhos e desafios na construção de uma formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucena, Maria Lucinda Antunes de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15376
Resumo: O momento histórico atual tem se caracterizado pela forte busca de novos modelos que possam dar conta das recentes demandas humanas e sociais, cada vez mais complexas que emergem em nossa sociedade marcada por constantes transformações. Este trabalho visa analisar e refletir sobre a formação gerencial dos Engenheiros que no decorrer de sua carreira profissional rumaram para o exercício da função gerencial em empresas do Setor de Energia Elétrica. Além do resgate da importância histórica e social do Setor, procura levantar e examinar as questões relativas ao conhecimento no mundo contemporâneo e suas implicações no setor de produção e conseqüentemente na educação corporativa. Problematiza a questão do desenvolvimento do Ser Humano Integral nesse processo, procurando salientar as contradições entre teoria e prática; intenções e objetivos, formação técnica e formação humanística; objetivos e resultados. Para dar conta do trabalho foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, aplicação de inventários, e questionários, com a finalidade de coletar dados e informações sobre a formação gerencial dos Engenheiros-Gestores tanto nas empresas privadas ou não. Como resultado do estudo são esperadas contribuições para a ampliação do conhecimento da realidade atual, agregando valores para a formação das futuras gerações de Engenheiros e Engenheiros Gestores, criando um aporte científico, social e cultural. É esperada também a possibilidade de geração de novas propostas para a educação tanto na academia como nas organizações, incitando o relacionamento sistemático entre universidades e empresas, estimulando a transformação dos programas gerenciais desenvolvidos nas corporações, fomentando a formação de Engenheiros e Engenheiros-Gestores orientados para uma formação plena como Ser Humano Integral.
id PCAM_d3632ff887ae7368d921c1eb64b2f01c
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15376
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Lucena, Maria Lucinda Antunes dePontifícia Universidade Católica de CampinasBalzan, Newton Cesar2022-02-16T18:13:14Z2022-02-16T18:13:14Z2008-02-22http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15376O momento histórico atual tem se caracterizado pela forte busca de novos modelos que possam dar conta das recentes demandas humanas e sociais, cada vez mais complexas que emergem em nossa sociedade marcada por constantes transformações. Este trabalho visa analisar e refletir sobre a formação gerencial dos Engenheiros que no decorrer de sua carreira profissional rumaram para o exercício da função gerencial em empresas do Setor de Energia Elétrica. Além do resgate da importância histórica e social do Setor, procura levantar e examinar as questões relativas ao conhecimento no mundo contemporâneo e suas implicações no setor de produção e conseqüentemente na educação corporativa. Problematiza a questão do desenvolvimento do Ser Humano Integral nesse processo, procurando salientar as contradições entre teoria e prática; intenções e objetivos, formação técnica e formação humanística; objetivos e resultados. Para dar conta do trabalho foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, aplicação de inventários, e questionários, com a finalidade de coletar dados e informações sobre a formação gerencial dos Engenheiros-Gestores tanto nas empresas privadas ou não. Como resultado do estudo são esperadas contribuições para a ampliação do conhecimento da realidade atual, agregando valores para a formação das futuras gerações de Engenheiros e Engenheiros Gestores, criando um aporte científico, social e cultural. É esperada também a possibilidade de geração de novas propostas para a educação tanto na academia como nas organizações, incitando o relacionamento sistemático entre universidades e empresas, estimulando a transformação dos programas gerenciais desenvolvidos nas corporações, fomentando a formação de Engenheiros e Engenheiros-Gestores orientados para uma formação plena como Ser Humano Integral.The present moment in history is characterized by the incessant search for new models that can answer the recent human and social demands of growing complexity that emerge in our society marked by constant transformations. This work analyzes and reflects on the managerial formation of Engineers who eventually arrive at managerial positions in companies of the electrical energy sector during their careers. Besides bringing to light the historical and social importance of the sector, the study surveys and examines questions related to knowledge in the contemporary world and its implications in the productive sector and consequently in corporative education too. It questions the integral development of the human being in this process by emphasizing contradictions between theory and practice, intentions and objectives, technical and humanistic formation and objectives and results. To develop the study, semi-structured interviews, inventories and questionnaires were applied in order to collect data and information about the managerial formation of Engineering Managers in private or public enterprises. It is hoped that the result of the study will be contributions for the growth of knowledge of the actual reality, increasing values for the formation of future Engineers and Engineering Managers and the creation of scientific, social and cultural support for them. It is also hoped that creation of new proposals for academic as well as organizational education will be possible, promoting a systematic relationship between universities and companies. This would stimulate the transformation of managerial programs developed in the corporations, promoting a formation of Engineers and Engineering Managers that is complete and directed to forming Integral Human Beings.porPUC-Campinasengenheiro-gestorsetor de energia elétrica brasileiroeducação corporativatreinamento e desenvolvimento gerencialdesenvolvimento do ser humano integralengineering managerbrazilian electrical energy sectorcorporative educationmanagerial training and developmentdevelopment of the integral human beingEngenheiro-gestor: caminhos e desafios na construção de uma formaçãoEngineering Managers: means and challenges in their formationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6995142158435943Bianchini, DavidArce, Enrique Viana55636378210031405396861379744044CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Maria_LAL.pdfcchsa_ppgedu_me_Maria_LAL.pdfapplication/pdf2279021http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15376/1/cchsa_ppgedu_me_Maria_LAL.pdf36c1bd9c8739489680eaad56e39a7312MD51123456789/153762022-09-02 11:36:25.782oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15376Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Engenheiro-gestor: caminhos e desafios na construção de uma formação
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Engineering Managers: means and challenges in their formation
title Engenheiro-gestor: caminhos e desafios na construção de uma formação
spellingShingle Engenheiro-gestor: caminhos e desafios na construção de uma formação
Lucena, Maria Lucinda Antunes de
engenheiro-gestor
setor de energia elétrica brasileiro
educação corporativa
treinamento e desenvolvimento gerencial
desenvolvimento do ser humano integral
engineering manager
brazilian electrical energy sector
corporative education
managerial training and development
development of the integral human being
title_short Engenheiro-gestor: caminhos e desafios na construção de uma formação
title_full Engenheiro-gestor: caminhos e desafios na construção de uma formação
title_fullStr Engenheiro-gestor: caminhos e desafios na construção de uma formação
title_full_unstemmed Engenheiro-gestor: caminhos e desafios na construção de uma formação
title_sort Engenheiro-gestor: caminhos e desafios na construção de uma formação
author Lucena, Maria Lucinda Antunes de
author_facet Lucena, Maria Lucinda Antunes de
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucena, Maria Lucinda Antunes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Balzan, Newton Cesar
contributor_str_mv Balzan, Newton Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv engenheiro-gestor
setor de energia elétrica brasileiro
educação corporativa
treinamento e desenvolvimento gerencial
desenvolvimento do ser humano integral
engineering manager
brazilian electrical energy sector
corporative education
managerial training and development
development of the integral human being
topic engenheiro-gestor
setor de energia elétrica brasileiro
educação corporativa
treinamento e desenvolvimento gerencial
desenvolvimento do ser humano integral
engineering manager
brazilian electrical energy sector
corporative education
managerial training and development
development of the integral human being
description O momento histórico atual tem se caracterizado pela forte busca de novos modelos que possam dar conta das recentes demandas humanas e sociais, cada vez mais complexas que emergem em nossa sociedade marcada por constantes transformações. Este trabalho visa analisar e refletir sobre a formação gerencial dos Engenheiros que no decorrer de sua carreira profissional rumaram para o exercício da função gerencial em empresas do Setor de Energia Elétrica. Além do resgate da importância histórica e social do Setor, procura levantar e examinar as questões relativas ao conhecimento no mundo contemporâneo e suas implicações no setor de produção e conseqüentemente na educação corporativa. Problematiza a questão do desenvolvimento do Ser Humano Integral nesse processo, procurando salientar as contradições entre teoria e prática; intenções e objetivos, formação técnica e formação humanística; objetivos e resultados. Para dar conta do trabalho foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, aplicação de inventários, e questionários, com a finalidade de coletar dados e informações sobre a formação gerencial dos Engenheiros-Gestores tanto nas empresas privadas ou não. Como resultado do estudo são esperadas contribuições para a ampliação do conhecimento da realidade atual, agregando valores para a formação das futuras gerações de Engenheiros e Engenheiros Gestores, criando um aporte científico, social e cultural. É esperada também a possibilidade de geração de novas propostas para a educação tanto na academia como nas organizações, incitando o relacionamento sistemático entre universidades e empresas, estimulando a transformação dos programas gerenciais desenvolvidos nas corporações, fomentando a formação de Engenheiros e Engenheiros-Gestores orientados para uma formação plena como Ser Humano Integral.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-02-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:13:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:13:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15376
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15376/1/cchsa_ppgedu_me_Maria_LAL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 36c1bd9c8739489680eaad56e39a7312
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790727369293824