Inventário de estilos de temperamento de adultos: evidências de validade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15776 |
Resumo: | O temperamento humano é um construto universal, que possui bases biológicas e corresponde a tendências comportamentais expressas por meio de preferências e escolhas pessoais. O objetivo desta pesquisa foi verificar evidências de validade do Inventário de Estilos de Temperamento de Adulto (IATS) por critério externo, por meio de dois estudos. O primeiro estudo verificou evidências de validade do IATS pelo critério externo por convergência com o Questionário de Tipos Psicológicos (QUATI). A amostra foi composta por 206 participantes (58,24% masculino). Os dados foram analisados por meio de Análise de Variância (ANOVA), Correlação de Pearson e Análise de Redes. Os resultados indicaram diferenças de gênero nas dimensões Pensamento e Sentimento de ambos os instrumentos. Foi constatado que os estilos propostos pelo IATS e as dimensões do QUATI apresentaram correlações positivas significativas. A análise de redes demonstrou a formação de comunidades entre as dimensões bipolares análogas, como esperado. O segundo estudo investigou a validade do IATS pelo critério externo de divergência com o Teste de Pensamento Criativo e o Teste de Pensamento Lógico, ambos da Bateria de Avaliação Intelectual e Criativa (forma adulto). Participaram 142 estudantes de Instituições de Ensino Superior (61,97% feminino), das áreas de Exatas e Humanas. Os dados foram corrigidos a analisados utilizando Análise Multivariada de Variância (MANOVA), ANOVA, Correlação de Pearson e Análise de Redes. Os resultados demonstraram diferenças de gênero e área para os estilos Pensamento e Sentimento do IATS. Verificou-se que mulheres apresentaram resultados significativamente superiores nas atividades de criatividade verbal, e alunos de cursos de Exatas exibiram médias significativamente superiores em pensamento lógico. O estilo Pensamento relacionou-se negativamente com a atividade verbal do Teste de Pensamento Criativo nas seguintes dimensões: Fluência (r=0,228; p≤0,01), Flexibilidade (r=0,208; p≤0,05) e Originalidade (r=0,279; p≤0,01). O Teste de Pensamento Lógico não exibiu correlações estatisticamente significativas com o IATS, mas apresentou relações positivas com a dimensão Elaboração da atividade verbal do Teste de Pensamento Criativo (r=0,258; p≤0,01). Conclui-se que o IATS é um instrumento quantitativo válido para a avaliação do temperamento adulto. Sugere-se que novos estudos sejam realizados a fim de ampliação da amostra. |
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Porto, Larissa A. Alexandrino de AzevedoPontifícia Universidade Católica de CampinasWechsler, Solange Muglia2022-02-16T18:56:00Z2022-02-16T18:56:00Z2020-02-14http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15776O temperamento humano é um construto universal, que possui bases biológicas e corresponde a tendências comportamentais expressas por meio de preferências e escolhas pessoais. O objetivo desta pesquisa foi verificar evidências de validade do Inventário de Estilos de Temperamento de Adulto (IATS) por critério externo, por meio de dois estudos. O primeiro estudo verificou evidências de validade do IATS pelo critério externo por convergência com o Questionário de Tipos Psicológicos (QUATI). A amostra foi composta por 206 participantes (58,24% masculino). Os dados foram analisados por meio de Análise de Variância (ANOVA), Correlação de Pearson e Análise de Redes. Os resultados indicaram diferenças de gênero nas dimensões Pensamento e Sentimento de ambos os instrumentos. Foi constatado que os estilos propostos pelo IATS e as dimensões do QUATI apresentaram correlações positivas significativas. A análise de redes demonstrou a formação de comunidades entre as dimensões bipolares análogas, como esperado. O segundo estudo investigou a validade do IATS pelo critério externo de divergência com o Teste de Pensamento Criativo e o Teste de Pensamento Lógico, ambos da Bateria de Avaliação Intelectual e Criativa (forma adulto). Participaram 142 estudantes de Instituições de Ensino Superior (61,97% feminino), das áreas de Exatas e Humanas. Os dados foram corrigidos a analisados utilizando Análise Multivariada de Variância (MANOVA), ANOVA, Correlação de Pearson e Análise de Redes. Os resultados demonstraram diferenças de gênero e área para os estilos Pensamento e Sentimento do IATS. Verificou-se que mulheres apresentaram resultados significativamente superiores nas atividades de criatividade verbal, e alunos de cursos de Exatas exibiram médias significativamente superiores em pensamento lógico. O estilo Pensamento relacionou-se negativamente com a atividade verbal do Teste de Pensamento Criativo nas seguintes dimensões: Fluência (r=0,228; p≤0,01), Flexibilidade (r=0,208; p≤0,05) e Originalidade (r=0,279; p≤0,01). O Teste de Pensamento Lógico não exibiu correlações estatisticamente significativas com o IATS, mas apresentou relações positivas com a dimensão Elaboração da atividade verbal do Teste de Pensamento Criativo (r=0,258; p≤0,01). Conclui-se que o IATS é um instrumento quantitativo válido para a avaliação do temperamento adulto. Sugere-se que novos estudos sejam realizados a fim de ampliação da amostra.Human temperament is a universal construct, which has biological bases and corresponds to behavioral tendencies expressed through personal preferences and choices. the objective of this research was to verify evidences of validity of the adult temperament styles inventory (iats) by external criteria, perfoming two studies. the first study verified evidence of validity of the iats by the external criterion by convergence with the psychological type questionnaire (quati). the sample consisted of 206 participants (58.24% male). data were analyzed using analysis of variance (anova), pearson correlation and network analysis. results indicated gender differences in the thinking and feeling dimensions of both instruments. it was found that the styles proposed by the iats and the dimensions of quati showed significant positive correlations. network analysis demonstrated the formation of communities between analogous bipolar dimensions, as expected. the second study investigated the validity of the iats by the external criterion of divergence with the creative thinking test and the logical thinking test, both from the intellectual and creative assessment battery (adult form). this study was attended by 142 students from higher education institutions (61.97% female), from the humanities and math & science areas. data were corrected and analyzed using multivariate analysis of variance (manova), anova, pearson correlation and network analysis. results demonstrated gender and area differences for iats thinking and feeling styles. it was found that women had significantly higher results in verbal creativity activities, and math & science students showed significantly higher averages in logical thinking. regarding correlations, the thinking style was negatively related to the verbal activity of the creative thinking test in the following dimensions: fluency (r=,228; p≤0.01), flexibility (r=,208; p≤0.05) and originality (r=,279; p≤0.01). the logical thinking test did not show statistically significant correlations with the iats, however, it showed positive relationships with the elaboration of verbal activity dimension of the creative thinking test (r=,258; p≤0.01). in conclusion, the iats is a valid quantitative instrument for the evaluation of adult temperament. further studies are suggested in order to expand the sample.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)porPUC-CampinasTemperamentoAvaliação PsicológicaPersonalidadeTipos PsicológicosTemperamentPsychological evaluationPersonalityPsychological TypesInventário de estilos de temperamento de adultos: evidências de validadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMPCCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Larissa_AAZP.pdfccv_ppgpsico_me_Larissa_AAZP.pdfapplication/pdf2603508http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15776/1/ccv_ppgpsico_me_Larissa_AAZP.pdf8dfa852916a150761935ee7568ef6c7cMD51123456789/157762022-09-02 11:36:13.289oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15776Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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