A competência e os aspectos ético-políticos no curso de enfermagem: olhar dos docentes enfermeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sonia Aparecida dos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15339
Resumo: O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores . Nosso foco de interesse é discutir o desenvolvimento das competências na graduação em enfermagem, abrangendo os aspectos ético-políticos. Tem como objetivo conhecer como docentes enfermeiros da graduação em Enfermagem, atuantes nas mais diversas disciplinas, identificam e levam em conta a competência numa abrangência ética e política do futuro Enfermeiro. Tomamos por pressuposto a competência com dupla significação: técnica e política. Consideramos, ainda, que a mediação entre o técnico e o político é a ética. O referencial teórico que embasou este estudo abordou o envolvimento da enfermagem nas políticas públicas de saúde no Brasil, recuperando a história da Enfermagem, da expansão do Ensino Superior no Brasil e da organização do atual Sistema de Saúde brasileiro, além dos aspectos éticos e políticos. Optamos por uma abordagem qualitativa para tratamento, análise e interpretação dos dados. O instrumento de coleta dos dados foi um questionário, composto por questões fechadas para identificar o perfil dos participantes e abertas para questões específicas da temática. Enviamos quarenta e um questionários a docentes enfermeiros, integrantes dos cursos de graduação em Enfermagem de quatro Institutos de Ensino Superior - IES - do interior do Estado de São Paulo: responderam o questionário vinte e três (56%) docentes enfermeiros, que apresentaram nas suas manifestações contribuições significativas por expressarem claramente a sua forma de ver o profissional de saúde, em especial o Enfermeiro, e sua contribuição para o desenvolvimento desta competência. Evidenciamos a necessidade de que a práxis profissional do Enfermeiro seja permeada de valores a serem melhor explicitados, visando à conscientização ético-política do futuro Enfermeiro, na busca de novos horizontes que venham a atender melhor as necessidades do atual Sistema de Saúde brasileiro.
id PCAM_daa6684ae385cf24f2bde495e96ab754
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15339
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Santos, Sonia Aparecida dosPontifícia Universidade Católica de CampinasAraujo, Elizabeth Adorno de2022-02-16T18:12:27Z2022-02-16T18:12:27Z2007-03-20http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153393547895736521236O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores . Nosso foco de interesse é discutir o desenvolvimento das competências na graduação em enfermagem, abrangendo os aspectos ético-políticos. Tem como objetivo conhecer como docentes enfermeiros da graduação em Enfermagem, atuantes nas mais diversas disciplinas, identificam e levam em conta a competência numa abrangência ética e política do futuro Enfermeiro. Tomamos por pressuposto a competência com dupla significação: técnica e política. Consideramos, ainda, que a mediação entre o técnico e o político é a ética. O referencial teórico que embasou este estudo abordou o envolvimento da enfermagem nas políticas públicas de saúde no Brasil, recuperando a história da Enfermagem, da expansão do Ensino Superior no Brasil e da organização do atual Sistema de Saúde brasileiro, além dos aspectos éticos e políticos. Optamos por uma abordagem qualitativa para tratamento, análise e interpretação dos dados. O instrumento de coleta dos dados foi um questionário, composto por questões fechadas para identificar o perfil dos participantes e abertas para questões específicas da temática. Enviamos quarenta e um questionários a docentes enfermeiros, integrantes dos cursos de graduação em Enfermagem de quatro Institutos de Ensino Superior - IES - do interior do Estado de São Paulo: responderam o questionário vinte e três (56%) docentes enfermeiros, que apresentaram nas suas manifestações contribuições significativas por expressarem claramente a sua forma de ver o profissional de saúde, em especial o Enfermeiro, e sua contribuição para o desenvolvimento desta competência. Evidenciamos a necessidade de que a práxis profissional do Enfermeiro seja permeada de valores a serem melhor explicitados, visando à conscientização ético-política do futuro Enfermeiro, na busca de novos horizontes que venham a atender melhor as necessidades do atual Sistema de Saúde brasileiro.The present work follows the line of research: University, Teaching and Education of Teachers . Our focus of interest is to discuss the development of competence in the undergraduate course of Nursing, including ethical-policy aspects. Its objective is to get to know how nursing teachers in the undergraduate Nursing course who teach diverse subjects identify and take into account the competence that includes the ethics and policies of the future Nurse. We take as a presupposition competence with a dual meaning: technical and policy. Furthermore, we consider that the mediation between the technical and policies is ethics. The theoretical reference that was the basis of this study took the approach of the involvement of Nursing in Brazilian public health policies, recalling the history of Nursing, the expansion of higher education in Brazil and the organization of the actual Brazilian health system, besides ethical and policy aspects. We opted for a qualitative approach in the treatment, analysis and interpretation of data. The instrument used for collecting data was a questionnaire composed of closed questions to identify the profile of the participants and open ones for specific questions concerning the theme. We sent forty-one questionnaires to student nurses of the undergraduate Nursing course in four institutions of higher learning in the State of São Paulo. Twenty-three (56%) student nurses answered. In their answers they presented significant contributions by clearly expressing the way they saw the health profession, especially the Nurse, and their contribution for developing this competence. We observed the need for the professional practice of the Nurse to be permeated with more explicit values in the promotion of the ethical-policy awareness of the future Nurse in the search of new horizons that attend better the needs of the actual Brazilian health system.porPUC-Campinasuniversidadedocência em enfermagemcompetênciavalores ético-políticosuniversityteaching in nursingcompetenceethical-policy valuesA competência e os aspectos ético-políticos no curso de enfermagem: olhar dos docentes enfermeirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4905266424159579Rocha, Sandra Souza LimaMachado, Vera Lúcia de Carvalho29977119767865469375761445315596CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Sonia_AS.pdfcchsa_ppgedu_me_Sonia_AS.pdfapplication/pdf744675http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15339/1/cchsa_ppgedu_me_Sonia_AS.pdf41031eeefb0d32f29321da1df8888805MD51123456789/153392022-10-27 12:46:17.813oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15339Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-27T14:46:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv A competência e os aspectos ético-políticos no curso de enfermagem: olhar dos docentes enfermeiros
title A competência e os aspectos ético-políticos no curso de enfermagem: olhar dos docentes enfermeiros
spellingShingle A competência e os aspectos ético-políticos no curso de enfermagem: olhar dos docentes enfermeiros
Santos, Sonia Aparecida dos
universidade
docência em enfermagem
competência
valores ético-políticos
university
teaching in nursing
competence
ethical-policy values
title_short A competência e os aspectos ético-políticos no curso de enfermagem: olhar dos docentes enfermeiros
title_full A competência e os aspectos ético-políticos no curso de enfermagem: olhar dos docentes enfermeiros
title_fullStr A competência e os aspectos ético-políticos no curso de enfermagem: olhar dos docentes enfermeiros
title_full_unstemmed A competência e os aspectos ético-políticos no curso de enfermagem: olhar dos docentes enfermeiros
title_sort A competência e os aspectos ético-políticos no curso de enfermagem: olhar dos docentes enfermeiros
author Santos, Sonia Aparecida dos
author_facet Santos, Sonia Aparecida dos
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sonia Aparecida dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araujo, Elizabeth Adorno de
contributor_str_mv Araujo, Elizabeth Adorno de
dc.subject.por.fl_str_mv universidade
docência em enfermagem
competência
valores ético-políticos
university
teaching in nursing
competence
ethical-policy values
topic universidade
docência em enfermagem
competência
valores ético-políticos
university
teaching in nursing
competence
ethical-policy values
description O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores . Nosso foco de interesse é discutir o desenvolvimento das competências na graduação em enfermagem, abrangendo os aspectos ético-políticos. Tem como objetivo conhecer como docentes enfermeiros da graduação em Enfermagem, atuantes nas mais diversas disciplinas, identificam e levam em conta a competência numa abrangência ética e política do futuro Enfermeiro. Tomamos por pressuposto a competência com dupla significação: técnica e política. Consideramos, ainda, que a mediação entre o técnico e o político é a ética. O referencial teórico que embasou este estudo abordou o envolvimento da enfermagem nas políticas públicas de saúde no Brasil, recuperando a história da Enfermagem, da expansão do Ensino Superior no Brasil e da organização do atual Sistema de Saúde brasileiro, além dos aspectos éticos e políticos. Optamos por uma abordagem qualitativa para tratamento, análise e interpretação dos dados. O instrumento de coleta dos dados foi um questionário, composto por questões fechadas para identificar o perfil dos participantes e abertas para questões específicas da temática. Enviamos quarenta e um questionários a docentes enfermeiros, integrantes dos cursos de graduação em Enfermagem de quatro Institutos de Ensino Superior - IES - do interior do Estado de São Paulo: responderam o questionário vinte e três (56%) docentes enfermeiros, que apresentaram nas suas manifestações contribuições significativas por expressarem claramente a sua forma de ver o profissional de saúde, em especial o Enfermeiro, e sua contribuição para o desenvolvimento desta competência. Evidenciamos a necessidade de que a práxis profissional do Enfermeiro seja permeada de valores a serem melhor explicitados, visando à conscientização ético-política do futuro Enfermeiro, na busca de novos horizontes que venham a atender melhor as necessidades do atual Sistema de Saúde brasileiro.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15339
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 3547895736521236
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15339
identifier_str_mv 3547895736521236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15339/1/cchsa_ppgedu_me_Sonia_AS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 41031eeefb0d32f29321da1df8888805
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790721316913152