A consciência fonológica e o Programa Ler e Escrever
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15475 |
Resumo: | O conhecimento e o domínio do código escrito, assim como as práticas sociais de leitura e escrita são eixos norteadores do trabalho pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Políticas públicas em educação foram elaboradas com o intuito de garantir que os alunos tenham não só o acesso à alfabetização, como também consigam utilizar a leitura e a escrita em seu cotidiano com eficiência. Nesse sentido, o Programa Ler e Escrever, uma política do estado de São Paulo que teve seu início em 2008, tem entre suas metas a necessidade de alfabetizar todos os alunos até os oito anos de idade (3º ano do Ensino Fundamental)- meta esta que se manteve no recente Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. Este estudo investigou como o desenvolvimento da consciência fonológica, uma habilidade metalinguística fundamental para a aprendizagem da leitura e da escrita, é contemplado pelo material didático do Programa Ler e Escrever. Desta forma, a partir da análise documental do material didático do Programa, que envolveu os Guias de Planejamento e Orientações Didáticas e as Coletâneas de Atividades referentes ao bloco de alfabetização (1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental), buscamos identificar quais as atividades do material que exploram os processos de fonetização da linguagem escrita, bem como procuramos analisar qual é o nível de desenvolvimento da consciência fonológica explorado pelas atividades e quais as contribuições de tal desenvolvimento para alfabetizar os alunos até os oito anos de idade. A análise dos dados mostrou que o desenvolvimento da consciência fonológica ainda se dá em níveis muito superficiais, podendo comprometer a meta de alfabetizar plenamente os alunos até os oito anos de idade, conquanto existam orientações disponíveis aos professores nos Guias e muito embora as atividades propostas aos alunos pela Coletânea possibilitem tal desenvolvimento. |
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Vespoli, Ana Carolina TorresPontifícia Universidade Católica de CampinasTassoni, Elvira Cristina Martins2022-02-16T18:15:14Z2022-02-16T18:15:14Z2013-12-17http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154759401595211766381O conhecimento e o domínio do código escrito, assim como as práticas sociais de leitura e escrita são eixos norteadores do trabalho pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Políticas públicas em educação foram elaboradas com o intuito de garantir que os alunos tenham não só o acesso à alfabetização, como também consigam utilizar a leitura e a escrita em seu cotidiano com eficiência. Nesse sentido, o Programa Ler e Escrever, uma política do estado de São Paulo que teve seu início em 2008, tem entre suas metas a necessidade de alfabetizar todos os alunos até os oito anos de idade (3º ano do Ensino Fundamental)- meta esta que se manteve no recente Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. Este estudo investigou como o desenvolvimento da consciência fonológica, uma habilidade metalinguística fundamental para a aprendizagem da leitura e da escrita, é contemplado pelo material didático do Programa Ler e Escrever. Desta forma, a partir da análise documental do material didático do Programa, que envolveu os Guias de Planejamento e Orientações Didáticas e as Coletâneas de Atividades referentes ao bloco de alfabetização (1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental), buscamos identificar quais as atividades do material que exploram os processos de fonetização da linguagem escrita, bem como procuramos analisar qual é o nível de desenvolvimento da consciência fonológica explorado pelas atividades e quais as contribuições de tal desenvolvimento para alfabetizar os alunos até os oito anos de idade. A análise dos dados mostrou que o desenvolvimento da consciência fonológica ainda se dá em níveis muito superficiais, podendo comprometer a meta de alfabetizar plenamente os alunos até os oito anos de idade, conquanto existam orientações disponíveis aos professores nos Guias e muito embora as atividades propostas aos alunos pela Coletânea possibilitem tal desenvolvimento.The knowledge and domain of the written code, as well as social practical of reading and writing are the axles of work in the initial years of basic education. Education public policies have been drawn up in order to ensure that students have not only access to literacy but also be able to use reading and writing in your daily life. In this direction, Ler e Escrever Program is a policy of São Paulo state that began in 2008, has confirmed the recent Pacto pela Alfabetização na Idade Certa , the purpose of alphabetize all students until the age of eight (3rd year of lementary school).This research investigated how the phonological awareness (a metalinguist skill that explores sonorous question of language) is contemplated on schoolbook material of Ler e Escrever Program. The methodology involves the documentary analysis of the schoolbook material of the Program in the initial block of literacy (1st, 2nd and 3rd years). The analysis of the data showed that despite guidelines to teachers available in Guia de Planejamento e Orientações Didáticas and the proposed activities for students in Coletânea de Atividades allow the development of phonological awareness, this still gives very superficial levels may compromise the purpose of literate students until the age of eight.porPUC-Campinasalfabetizaçãometalinguagemmaterial didáticoconsciência fonológicaPrograma Ler e Escreverliteracy, metalinguist skillsschoolbookphonological awarenessLer e Escrever ProgramA consciência fonológica e o Programa Ler e EscreverThe phonological awareness and Ler e Escrever Programinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7025380679558216Megid, Maria Auxiliadora Bueno AndradeLeite, Sergio Antonio da Silva77336444398762657043669208268533CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Ana_CTV.pdfcchsa_ppgedu_me_Ana_CTV.pdfapplication/pdf1543717http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15475/1/cchsa_ppgedu_me_Ana_CTV.pdf3e067aa915d72217396d242fae3c8424MD51123456789/154752022-09-02 11:36:28.026oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15475Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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