Portfólio como instrumento de aprendizagem e suas implicações para a prática pedagógica reflexiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Sylvia Carolina Gonçalves
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15374
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar os dilemas inerentes ao processo de implantação do portfólio como instrumento favorecedor de aprendizagem significativa em um curso de Letras de uma instituição particular de Ensino Superior no interior do Estado de São Paulo, e pretende responder à questão: como a utilização do portfólio pode promover prática pedagógica reflexiva na formação de professores de Língua Inglesa em formação. Trata-se de um Estudo de Caso, inserido na Linha de Pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , do Programa de Pósgraduação/ Mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Consistiu em reunir um estudo bibliográfico sobre o tema, questionários semi-abertos aplicados a alunos do segundo semestre do curso de Letras, com habilitação em Português e Inglês. A contribuição principal do estudo está na apreensão e descrição de uma inovação na prática avaliativa de alunos do Ensino Superior, possibilitando reflexões e transformações na prática pedagógica de futuros educadores, especialmente no tocante à avaliação.
id PCAM_deb3bba9110251e407d14061c6783db1
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15374
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Torres, Sylvia Carolina GonçalvesPontifícia Universidade Católica de CampinasBalzan, Newton Cesar2022-02-16T18:13:14Z2022-02-16T18:13:14Z2007-05-24http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153749840923403895307O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar os dilemas inerentes ao processo de implantação do portfólio como instrumento favorecedor de aprendizagem significativa em um curso de Letras de uma instituição particular de Ensino Superior no interior do Estado de São Paulo, e pretende responder à questão: como a utilização do portfólio pode promover prática pedagógica reflexiva na formação de professores de Língua Inglesa em formação. Trata-se de um Estudo de Caso, inserido na Linha de Pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , do Programa de Pósgraduação/ Mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Consistiu em reunir um estudo bibliográfico sobre o tema, questionários semi-abertos aplicados a alunos do segundo semestre do curso de Letras, com habilitação em Português e Inglês. A contribuição principal do estudo está na apreensão e descrição de uma inovação na prática avaliativa de alunos do Ensino Superior, possibilitando reflexões e transformações na prática pedagógica de futuros educadores, especialmente no tocante à avaliação.This present work aims at describing and analysing the inner dilemas of the process of implementation of portfolios as a means to enhance meaningful learning in a Languages Course, at a private Higher Education institution in the state of São Paulo, and of noticing how such a process can be reflected on the students pedagogical practice. This is a case study, inserted in the Research line University, Teaching and Teacher Education , part of the Master s Degree in Higher Education at Pontifícia Universidade Católica de Campinas. This case study consisted in bibliographical research on the theme, followed by questionnaires handed to the students , who , at that time, were attending the second semester of their Languages course. The main contribution of this study is on the describing and understanding of an innovation in the assessment practice of Higher Education students, making it posible for them to reflect and transform their own future teaching, especially in terms of assessment.porPUC-Campinasavaliaçãoinovação pedagógicaportfólioprofessor reflexivoassessmentpedagogical innovationsportfolioreflective teachingPortfólio como instrumento de aprendizagem e suas implicações para a prática pedagógica reflexivaPortfolio as a means to learning and its implications for a reflective teaching processinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6995142158435943Gurgel, Celia Margutti do AmaralLopes, Jairo de Araujo85901499068680564244247989810231CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Sylvia_CGT.pdfcchsa_ppgedu_me_Sylvia_CGT.pdfapplication/pdf406410http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15374/1/cchsa_ppgedu_me_Sylvia_CGT.pdf075874c6e998251297bc1de4451ca6ccMD51123456789/153742022-09-02 11:36:25.716oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15374Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Portfólio como instrumento de aprendizagem e suas implicações para a prática pedagógica reflexiva
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Portfolio as a means to learning and its implications for a reflective teaching process
title Portfólio como instrumento de aprendizagem e suas implicações para a prática pedagógica reflexiva
spellingShingle Portfólio como instrumento de aprendizagem e suas implicações para a prática pedagógica reflexiva
Torres, Sylvia Carolina Gonçalves
avaliação
inovação pedagógica
portfólio
professor reflexivo
assessment
pedagogical innovations
portfolio
reflective teaching
title_short Portfólio como instrumento de aprendizagem e suas implicações para a prática pedagógica reflexiva
title_full Portfólio como instrumento de aprendizagem e suas implicações para a prática pedagógica reflexiva
title_fullStr Portfólio como instrumento de aprendizagem e suas implicações para a prática pedagógica reflexiva
title_full_unstemmed Portfólio como instrumento de aprendizagem e suas implicações para a prática pedagógica reflexiva
title_sort Portfólio como instrumento de aprendizagem e suas implicações para a prática pedagógica reflexiva
author Torres, Sylvia Carolina Gonçalves
author_facet Torres, Sylvia Carolina Gonçalves
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Sylvia Carolina Gonçalves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Balzan, Newton Cesar
contributor_str_mv Balzan, Newton Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação
inovação pedagógica
portfólio
professor reflexivo
assessment
pedagogical innovations
portfolio
reflective teaching
topic avaliação
inovação pedagógica
portfólio
professor reflexivo
assessment
pedagogical innovations
portfolio
reflective teaching
description O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar os dilemas inerentes ao processo de implantação do portfólio como instrumento favorecedor de aprendizagem significativa em um curso de Letras de uma instituição particular de Ensino Superior no interior do Estado de São Paulo, e pretende responder à questão: como a utilização do portfólio pode promover prática pedagógica reflexiva na formação de professores de Língua Inglesa em formação. Trata-se de um Estudo de Caso, inserido na Linha de Pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , do Programa de Pósgraduação/ Mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Consistiu em reunir um estudo bibliográfico sobre o tema, questionários semi-abertos aplicados a alunos do segundo semestre do curso de Letras, com habilitação em Português e Inglês. A contribuição principal do estudo está na apreensão e descrição de uma inovação na prática avaliativa de alunos do Ensino Superior, possibilitando reflexões e transformações na prática pedagógica de futuros educadores, especialmente no tocante à avaliação.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-05-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:13:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:13:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15374
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 9840923403895307
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15374
identifier_str_mv 9840923403895307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15374/1/cchsa_ppgedu_me_Sylvia_CGT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 075874c6e998251297bc1de4451ca6cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790722374926336