Portfólio de matemática : um instrumento de análise do processo de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180101 |
Resumo: | O objetivo dessa pesquisa-ação é apresentar um modelo, com categorias e indicadores, de Portfólio de Matemática como um instrumento de avaliação e estratégia de aprendizado, valorizando o histórico do estudante, possibilitando um espaço de comunicação, autonomia e responsabilidade pelo próprio aprendizado. No processo de construção dos portfólios de matemática faz-se uso do contexto das tecnologias digitais, como recurso que, além de favorecer a implantação de novas práticas de ensino, atrai os estudantes para o universo escolar. O produto final desta pesquisa é um aplicativo no formato flash, que possibilita a compreensão do instrumento de avaliação, de forma dinâmica e interativa. O modelo oferece elementos para uma avaliação formativa e somativa, bem como informações que permitem a reflexão do estudante e do professor sobre o processo de aprendizagem. Constata-se que os estudantes, por meio desse instrumento, podem apresentar evidências do conhecimento construído, das estratégias utilizadas para aprender e da disposição para continuar aprendendo. |
id |
UFRGS-2_d10547fd4b868bb728060b624371eb85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180101 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
De Bona, Aline SilvaBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2018-07-05T02:25:38Z20130103-636Xhttp://hdl.handle.net/10183/180101000937994O objetivo dessa pesquisa-ação é apresentar um modelo, com categorias e indicadores, de Portfólio de Matemática como um instrumento de avaliação e estratégia de aprendizado, valorizando o histórico do estudante, possibilitando um espaço de comunicação, autonomia e responsabilidade pelo próprio aprendizado. No processo de construção dos portfólios de matemática faz-se uso do contexto das tecnologias digitais, como recurso que, além de favorecer a implantação de novas práticas de ensino, atrai os estudantes para o universo escolar. O produto final desta pesquisa é um aplicativo no formato flash, que possibilita a compreensão do instrumento de avaliação, de forma dinâmica e interativa. O modelo oferece elementos para uma avaliação formativa e somativa, bem como informações que permitem a reflexão do estudante e do professor sobre o processo de aprendizagem. Constata-se que os estudantes, por meio desse instrumento, podem apresentar evidências do conhecimento construído, das estratégias utilizadas para aprender e da disposição para continuar aprendendo.The objective of the present action-research is to present a model of Mathematics Portfolio, with categories and indicators, as a tool for assessment and a learning strategy which values students’ history and provides a space for communication, autonomy and responsibility for their own learning. In the process of constructing mathematics portfolios, digital technologies are used as a resource, which in addition to favoring the establishment of new teaching practices, also attracts students to the school environment. The final product of this research is an application in flash format, which enables the understanding of the assessment instrument, in a dynamic and interactive manner. The model offers elements for a formative and summative assessment of students as well as information that allows the students and teachers to reflect on the learning process. Findings suggest that, using this instrument, students show evidence of constructing knowledge, using learning strategies, and willingness to keep learning.application/pdfporBolema : boletim de educação matemática. Rio Claro, SP. Vol. 27, n. 46 (ago. 2013), p. 399-416Matemática : Ensino : AprendizagemPortfólioMetacogniçãoPortfolio mathematicsAutonomyMetacognitionReflective assessmentDigital technologiesPortfólio de matemática : um instrumento de análise do processo de aprendizagemMathematics portfolio : an instrument for analyzing the learning processinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000937994.pdf000937994.pdfTexto completoapplication/pdf427300http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180101/1/000937994.pdf2bfe20b8d6837310a768e1376cfcedabMD51TEXT000937994.pdf.txt000937994.pdf.txtExtracted Texttext/plain45697http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180101/2/000937994.pdf.txt23e9c34bcb2498347db33012c2514b5fMD5210183/1801012018-07-06 02:26:57.848751oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180101Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-06T05:26:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Portfólio de matemática : um instrumento de análise do processo de aprendizagem |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Mathematics portfolio : an instrument for analyzing the learning process |
title |
Portfólio de matemática : um instrumento de análise do processo de aprendizagem |
spellingShingle |
Portfólio de matemática : um instrumento de análise do processo de aprendizagem De Bona, Aline Silva Matemática : Ensino : Aprendizagem Portfólio Metacognição Portfolio mathematics Autonomy Metacognition Reflective assessment Digital technologies |
title_short |
Portfólio de matemática : um instrumento de análise do processo de aprendizagem |
title_full |
Portfólio de matemática : um instrumento de análise do processo de aprendizagem |
title_fullStr |
Portfólio de matemática : um instrumento de análise do processo de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Portfólio de matemática : um instrumento de análise do processo de aprendizagem |
title_sort |
Portfólio de matemática : um instrumento de análise do processo de aprendizagem |
author |
De Bona, Aline Silva |
author_facet |
De Bona, Aline Silva Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
De Bona, Aline Silva Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática : Ensino : Aprendizagem Portfólio Metacognição |
topic |
Matemática : Ensino : Aprendizagem Portfólio Metacognição Portfolio mathematics Autonomy Metacognition Reflective assessment Digital technologies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Portfolio mathematics Autonomy Metacognition Reflective assessment Digital technologies |
description |
O objetivo dessa pesquisa-ação é apresentar um modelo, com categorias e indicadores, de Portfólio de Matemática como um instrumento de avaliação e estratégia de aprendizado, valorizando o histórico do estudante, possibilitando um espaço de comunicação, autonomia e responsabilidade pelo próprio aprendizado. No processo de construção dos portfólios de matemática faz-se uso do contexto das tecnologias digitais, como recurso que, além de favorecer a implantação de novas práticas de ensino, atrai os estudantes para o universo escolar. O produto final desta pesquisa é um aplicativo no formato flash, que possibilita a compreensão do instrumento de avaliação, de forma dinâmica e interativa. O modelo oferece elementos para uma avaliação formativa e somativa, bem como informações que permitem a reflexão do estudante e do professor sobre o processo de aprendizagem. Constata-se que os estudantes, por meio desse instrumento, podem apresentar evidências do conhecimento construído, das estratégias utilizadas para aprender e da disposição para continuar aprendendo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-05T02:25:38Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/180101 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-636X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000937994 |
identifier_str_mv |
0103-636X 000937994 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/180101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Bolema : boletim de educação matemática. Rio Claro, SP. Vol. 27, n. 46 (ago. 2013), p. 399-416 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180101/1/000937994.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180101/2/000937994.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2bfe20b8d6837310a768e1376cfcedab 23e9c34bcb2498347db33012c2514b5f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447664171417600 |