Portfólio de matemática : um instrumento de análise do processo de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Bona, Aline Silva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180101
Resumo: O objetivo dessa pesquisa-ação é apresentar um modelo, com categorias e indicadores, de Portfólio de Matemática como um instrumento de avaliação e estratégia de aprendizado, valorizando o histórico do estudante, possibilitando um espaço de comunicação, autonomia e responsabilidade pelo próprio aprendizado. No processo de construção dos portfólios de matemática faz-se uso do contexto das tecnologias digitais, como recurso que, além de favorecer a implantação de novas práticas de ensino, atrai os estudantes para o universo escolar. O produto final desta pesquisa é um aplicativo no formato flash, que possibilita a compreensão do instrumento de avaliação, de forma dinâmica e interativa. O modelo oferece elementos para uma avaliação formativa e somativa, bem como informações que permitem a reflexão do estudante e do professor sobre o processo de aprendizagem. Constata-se que os estudantes, por meio desse instrumento, podem apresentar evidências do conhecimento construído, das estratégias utilizadas para aprender e da disposição para continuar aprendendo.
id UFRGS-2_d10547fd4b868bb728060b624371eb85
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180101
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling De Bona, Aline SilvaBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2018-07-05T02:25:38Z20130103-636Xhttp://hdl.handle.net/10183/180101000937994O objetivo dessa pesquisa-ação é apresentar um modelo, com categorias e indicadores, de Portfólio de Matemática como um instrumento de avaliação e estratégia de aprendizado, valorizando o histórico do estudante, possibilitando um espaço de comunicação, autonomia e responsabilidade pelo próprio aprendizado. No processo de construção dos portfólios de matemática faz-se uso do contexto das tecnologias digitais, como recurso que, além de favorecer a implantação de novas práticas de ensino, atrai os estudantes para o universo escolar. O produto final desta pesquisa é um aplicativo no formato flash, que possibilita a compreensão do instrumento de avaliação, de forma dinâmica e interativa. O modelo oferece elementos para uma avaliação formativa e somativa, bem como informações que permitem a reflexão do estudante e do professor sobre o processo de aprendizagem. Constata-se que os estudantes, por meio desse instrumento, podem apresentar evidências do conhecimento construído, das estratégias utilizadas para aprender e da disposição para continuar aprendendo.The objective of the present action-research is to present a model of Mathematics Portfolio, with categories and indicators, as a tool for assessment and a learning strategy which values students’ history and provides a space for communication, autonomy and responsibility for their own learning. In the process of constructing mathematics portfolios, digital technologies are used as a resource, which in addition to favoring the establishment of new teaching practices, also attracts students to the school environment. The final product of this research is an application in flash format, which enables the understanding of the assessment instrument, in a dynamic and interactive manner. The model offers elements for a formative and summative assessment of students as well as information that allows the students and teachers to reflect on the learning process. Findings suggest that, using this instrument, students show evidence of constructing knowledge, using learning strategies, and willingness to keep learning.application/pdfporBolema : boletim de educação matemática. Rio Claro, SP. Vol. 27, n. 46 (ago. 2013), p. 399-416Matemática : Ensino : AprendizagemPortfólioMetacogniçãoPortfolio mathematicsAutonomyMetacognitionReflective assessmentDigital technologiesPortfólio de matemática : um instrumento de análise do processo de aprendizagemMathematics portfolio : an instrument for analyzing the learning processinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000937994.pdf000937994.pdfTexto completoapplication/pdf427300http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180101/1/000937994.pdf2bfe20b8d6837310a768e1376cfcedabMD51TEXT000937994.pdf.txt000937994.pdf.txtExtracted Texttext/plain45697http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180101/2/000937994.pdf.txt23e9c34bcb2498347db33012c2514b5fMD5210183/1801012018-07-06 02:26:57.848751oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180101Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-06T05:26:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Portfólio de matemática : um instrumento de análise do processo de aprendizagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Mathematics portfolio : an instrument for analyzing the learning process
title Portfólio de matemática : um instrumento de análise do processo de aprendizagem
spellingShingle Portfólio de matemática : um instrumento de análise do processo de aprendizagem
De Bona, Aline Silva
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Portfólio
Metacognição
Portfolio mathematics
Autonomy
Metacognition
Reflective assessment
Digital technologies
title_short Portfólio de matemática : um instrumento de análise do processo de aprendizagem
title_full Portfólio de matemática : um instrumento de análise do processo de aprendizagem
title_fullStr Portfólio de matemática : um instrumento de análise do processo de aprendizagem
title_full_unstemmed Portfólio de matemática : um instrumento de análise do processo de aprendizagem
title_sort Portfólio de matemática : um instrumento de análise do processo de aprendizagem
author De Bona, Aline Silva
author_facet De Bona, Aline Silva
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
author_role author
author2 Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Bona, Aline Silva
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática : Ensino : Aprendizagem
Portfólio
Metacognição
topic Matemática : Ensino : Aprendizagem
Portfólio
Metacognição
Portfolio mathematics
Autonomy
Metacognition
Reflective assessment
Digital technologies
dc.subject.eng.fl_str_mv Portfolio mathematics
Autonomy
Metacognition
Reflective assessment
Digital technologies
description O objetivo dessa pesquisa-ação é apresentar um modelo, com categorias e indicadores, de Portfólio de Matemática como um instrumento de avaliação e estratégia de aprendizado, valorizando o histórico do estudante, possibilitando um espaço de comunicação, autonomia e responsabilidade pelo próprio aprendizado. No processo de construção dos portfólios de matemática faz-se uso do contexto das tecnologias digitais, como recurso que, além de favorecer a implantação de novas práticas de ensino, atrai os estudantes para o universo escolar. O produto final desta pesquisa é um aplicativo no formato flash, que possibilita a compreensão do instrumento de avaliação, de forma dinâmica e interativa. O modelo oferece elementos para uma avaliação formativa e somativa, bem como informações que permitem a reflexão do estudante e do professor sobre o processo de aprendizagem. Constata-se que os estudantes, por meio desse instrumento, podem apresentar evidências do conhecimento construído, das estratégias utilizadas para aprender e da disposição para continuar aprendendo.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-05T02:25:38Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/180101
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-636X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000937994
identifier_str_mv 0103-636X
000937994
url http://hdl.handle.net/10183/180101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Bolema : boletim de educação matemática. Rio Claro, SP. Vol. 27, n. 46 (ago. 2013), p. 399-416
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180101/1/000937994.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180101/2/000937994.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2bfe20b8d6837310a768e1376cfcedab
23e9c34bcb2498347db33012c2514b5f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447664171417600