Fragmentos de construção da identidade docente: estudo dos memoriais de formação de alunas do PROESF
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15346 |
Resumo: | Pesquisa sobre Memoriais de Formação apresentados como trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia do Programa Especial para Formação de Professores em Exercício (PROESF), uma parceria dos Municípios da Região de Campinas com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) para atender professores em exercício sem formação superior, numa proposta de educação emancipatória. Apresenta breve contextualização da formação de professores, o Programa do PROESF, a Memória como recurso na resignificação através de Memoriais de Formação, e análise de uma amostra de 24 Memoriais de Formação produzidos por alunas formandas de 2007, trazendo para discussão acadêmica suas narrativas autobiográficas, abordando os saberes do cotidiano e os saberes de professor, numa perspectiva de resgatar os caminhos de constituição da identidade profissional do professor. |
id |
PCAM_e142cd89e80be46ecf06c5e966aa1ed6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15346 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
4886 |
spelling |
Sivalle, Luciana TestonPontifícia Universidade Católica de CampinasPachane, Graziela Giusti2022-02-16T18:12:28Z2022-02-16T18:12:28Z2009-02-05http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153463898194709051802Pesquisa sobre Memoriais de Formação apresentados como trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia do Programa Especial para Formação de Professores em Exercício (PROESF), uma parceria dos Municípios da Região de Campinas com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) para atender professores em exercício sem formação superior, numa proposta de educação emancipatória. Apresenta breve contextualização da formação de professores, o Programa do PROESF, a Memória como recurso na resignificação através de Memoriais de Formação, e análise de uma amostra de 24 Memoriais de Formação produzidos por alunas formandas de 2007, trazendo para discussão acadêmica suas narrativas autobiográficas, abordando os saberes do cotidiano e os saberes de professor, numa perspectiva de resgatar os caminhos de constituição da identidade profissional do professor.Research about Educational Memorials presented as a paper for completion of the Course of Pedagogy of the Special Program for Training Teachers in Practice (PROESF), a partnership of the region of Campinas and the State University of Campinas (UNICAMP) to assist in charge teachers without higher education degree, in a proposal of emancipatory education. We present a brief contextualization of teacher education, the Program of PROESF, Memory as a resource in the re-signification through Educational Memorials, and an analysis of a sample of 24 memorials produced by students in 2007, bringing their autobiographical narratives to academic discussion, approaching everyday knowledge and teacher s knowledge, in order to recuperate the paths of constitution of teachers professional identity.porPUC-Campinasformação do educadormemoriais de formaçãoidentidade profissionalteachers educationeducational memorialsprofessional identityFragmentos de construção da identidade docente: estudo dos memoriais de formação de alunas do PROESFFragments of the construction of teacher identity: a study of the memorials for training students of PROESFinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4049705154151062Araujo, José Carlos SouzaAraujo, Elizabeth Adorno de70692831693422314905266424159579CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Luciana_TS.pdfcchsa_ppgedu_me_Luciana_TS.pdfapplication/pdf784326http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15346/1/cchsa_ppgedu_me_Luciana_TS.pdffdca7c818f84347f2d6cb03d3de577efMD51123456789/153462022-09-02 11:36:24.287oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15346Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fragmentos de construção da identidade docente: estudo dos memoriais de formação de alunas do PROESF |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Fragments of the construction of teacher identity: a study of the memorials for training students of PROESF |
title |
Fragmentos de construção da identidade docente: estudo dos memoriais de formação de alunas do PROESF |
spellingShingle |
Fragmentos de construção da identidade docente: estudo dos memoriais de formação de alunas do PROESF Sivalle, Luciana Teston formação do educador memoriais de formação identidade profissional teachers education educational memorials professional identity |
title_short |
Fragmentos de construção da identidade docente: estudo dos memoriais de formação de alunas do PROESF |
title_full |
Fragmentos de construção da identidade docente: estudo dos memoriais de formação de alunas do PROESF |
title_fullStr |
Fragmentos de construção da identidade docente: estudo dos memoriais de formação de alunas do PROESF |
title_full_unstemmed |
Fragmentos de construção da identidade docente: estudo dos memoriais de formação de alunas do PROESF |
title_sort |
Fragmentos de construção da identidade docente: estudo dos memoriais de formação de alunas do PROESF |
author |
Sivalle, Luciana Teston |
author_facet |
Sivalle, Luciana Teston |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sivalle, Luciana Teston |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pachane, Graziela Giusti |
contributor_str_mv |
Pachane, Graziela Giusti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação do educador memoriais de formação identidade profissional teachers education educational memorials professional identity |
topic |
formação do educador memoriais de formação identidade profissional teachers education educational memorials professional identity |
description |
Pesquisa sobre Memoriais de Formação apresentados como trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia do Programa Especial para Formação de Professores em Exercício (PROESF), uma parceria dos Municípios da Região de Campinas com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) para atender professores em exercício sem formação superior, numa proposta de educação emancipatória. Apresenta breve contextualização da formação de professores, o Programa do PROESF, a Memória como recurso na resignificação através de Memoriais de Formação, e análise de uma amostra de 24 Memoriais de Formação produzidos por alunas formandas de 2007, trazendo para discussão acadêmica suas narrativas autobiográficas, abordando os saberes do cotidiano e os saberes de professor, numa perspectiva de resgatar os caminhos de constituição da identidade profissional do professor. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-02-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T18:12:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-16T18:12:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15346 |
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv |
3898194709051802 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15346 |
identifier_str_mv |
3898194709051802 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15346/1/cchsa_ppgedu_me_Luciana_TS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fdca7c818f84347f2d6cb03d3de577ef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790716178890752 |