Fragmentos de construção da identidade docente: estudo dos memoriais de formação de alunas do PROESF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sivalle, Luciana Teston
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15346
Resumo: Pesquisa sobre Memoriais de Formação apresentados como trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia do Programa Especial para Formação de Professores em Exercício (PROESF), uma parceria dos Municípios da Região de Campinas com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) para atender professores em exercício sem formação superior, numa proposta de educação emancipatória. Apresenta breve contextualização da formação de professores, o Programa do PROESF, a Memória como recurso na resignificação através de Memoriais de Formação, e análise de uma amostra de 24 Memoriais de Formação produzidos por alunas formandas de 2007, trazendo para discussão acadêmica suas narrativas autobiográficas, abordando os saberes do cotidiano e os saberes de professor, numa perspectiva de resgatar os caminhos de constituição da identidade profissional do professor.
id PUC_CAMP-5_e142cd89e80be46ecf06c5e966aa1ed6
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15346
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Fragmentos de construção da identidade docente: estudo dos memoriais de formação de alunas do PROESFFragments of the construction of teacher identity: a study of the memorials for training students of PROESFformação do educadormemoriais de formaçãoidentidade profissionalteachers educationeducational memorialsprofessional identityPesquisa sobre Memoriais de Formação apresentados como trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia do Programa Especial para Formação de Professores em Exercício (PROESF), uma parceria dos Municípios da Região de Campinas com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) para atender professores em exercício sem formação superior, numa proposta de educação emancipatória. Apresenta breve contextualização da formação de professores, o Programa do PROESF, a Memória como recurso na resignificação através de Memoriais de Formação, e análise de uma amostra de 24 Memoriais de Formação produzidos por alunas formandas de 2007, trazendo para discussão acadêmica suas narrativas autobiográficas, abordando os saberes do cotidiano e os saberes de professor, numa perspectiva de resgatar os caminhos de constituição da identidade profissional do professor.Research about Educational Memorials presented as a paper for completion of the Course of Pedagogy of the Special Program for Training Teachers in Practice (PROESF), a partnership of the region of Campinas and the State University of Campinas (UNICAMP) to assist in charge teachers without higher education degree, in a proposal of emancipatory education. We present a brief contextualization of teacher education, the Program of PROESF, Memory as a resource in the re-signification through Educational Memorials, and an analysis of a sample of 24 memorials produced by students in 2007, bringing their autobiographical narratives to academic discussion, approaching everyday knowledge and teacher s knowledge, in order to recuperate the paths of constitution of teachers professional identity.PUC-CampinasPachane, Graziela GiustiPontifícia Universidade Católica de CampinasSivalle, Luciana Teston2022-02-16T18:12:28Z2022-02-16T18:12:28Z2009-02-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153463898194709051802porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:24Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15346Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:24Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Fragmentos de construção da identidade docente: estudo dos memoriais de formação de alunas do PROESF
Fragments of the construction of teacher identity: a study of the memorials for training students of PROESF
title Fragmentos de construção da identidade docente: estudo dos memoriais de formação de alunas do PROESF
spellingShingle Fragmentos de construção da identidade docente: estudo dos memoriais de formação de alunas do PROESF
Sivalle, Luciana Teston
formação do educador
memoriais de formação
identidade profissional
teachers education
educational memorials
professional identity
title_short Fragmentos de construção da identidade docente: estudo dos memoriais de formação de alunas do PROESF
title_full Fragmentos de construção da identidade docente: estudo dos memoriais de formação de alunas do PROESF
title_fullStr Fragmentos de construção da identidade docente: estudo dos memoriais de formação de alunas do PROESF
title_full_unstemmed Fragmentos de construção da identidade docente: estudo dos memoriais de formação de alunas do PROESF
title_sort Fragmentos de construção da identidade docente: estudo dos memoriais de formação de alunas do PROESF
author Sivalle, Luciana Teston
author_facet Sivalle, Luciana Teston
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pachane, Graziela Giusti
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Sivalle, Luciana Teston
dc.subject.por.fl_str_mv formação do educador
memoriais de formação
identidade profissional
teachers education
educational memorials
professional identity
topic formação do educador
memoriais de formação
identidade profissional
teachers education
educational memorials
professional identity
description Pesquisa sobre Memoriais de Formação apresentados como trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia do Programa Especial para Formação de Professores em Exercício (PROESF), uma parceria dos Municípios da Região de Campinas com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) para atender professores em exercício sem formação superior, numa proposta de educação emancipatória. Apresenta breve contextualização da formação de professores, o Programa do PROESF, a Memória como recurso na resignificação através de Memoriais de Formação, e análise de uma amostra de 24 Memoriais de Formação produzidos por alunas formandas de 2007, trazendo para discussão acadêmica suas narrativas autobiográficas, abordando os saberes do cotidiano e os saberes de professor, numa perspectiva de resgatar os caminhos de constituição da identidade profissional do professor.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-05
2022-02-16T18:12:28Z
2022-02-16T18:12:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15346
3898194709051802
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15346
identifier_str_mv 3898194709051802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210236743778304