Estimulação do potencial criativo no contexto educacional não formal, direcionado ao mercado de trabalho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16044 |
Resumo: | Esse estudo apresenta um programa de intervenção e desenvolvimento da criatividade, realizado junto a adolescentes, menores aprendizes que frequentam um projeto social oferecido no mesmo local de seu trabalho (uma concessionária de veículos). Participaram do estudo 41 adolescentes (F=11; M=30), frequentadores de uma instituição de ensino não-formal situada no município de Campinas, com idades entre 15 e 18 anos, divididos em três grupos (G1, G2 e G3). O G1 e o G2 participaram do programa de enriquecimento em criatividade (com cargas horárias de 42 e 66 horas, respectivamente; desenvolvidas ao longo de dez e seis meses, respectivamente), sendo, o G3, o grupo controle. Além do programa de enriquecimento da criatividade, foram utilizados a Bateria de Provas e Raciocínio (BPR-5) e o Teste Verbal de Torrance para verificação da influência do programa em medidas cognitivas e criativas. Os testes psicológicos foram aplicados antes e após a intervenção (programa de enriquecimento) para os três grupos. A análise dos dados foi feita em quatro estudos: (i) avaliar o nível de criatividade dos participantes antes e após a participação. Os resultados indicaram que a expressão criativa (no G1) e a criatividade elaborativa (no caso do G2) diminuíram, notando-se, por outro lado, aumento no raciocínio mecânico em ambos os grupos); (ii) comparar os resultados obtidos pelos grupos experimentais com o grupo controle: tanto o G1 quanto o G2 demonstraram ganhos em medidas de inteligência, como raciocínio mecânico (em ambos os grupos), raciocínio numérico (no G1) e escore geral (no G1); (iii) avaliar a influência do tempo de participação no programa de enriquecimento, nas medidas de criatividade e inteligência: ambos os grupos obtiveram ganhos significativos em raciocínio numérico, sendo que o G1 (que teve menos horas no programa de enriquecimento) obteve melhores médias que o G2; (iv) avaliar a relação entre criatividade e inteligência nos grupos: poucas correlações significativas foram encontradas, não sendo significativas entre as medidas totais dos instrumentos. Os resultados indicaram que, no grupo investigado, a atuação laboral na adolescência tem prejudicado a criatividade dos participantes, sendo que, por outro lado, tem possibilitado o aumento da inteligência, especialmente o raciocínio mecânico. Outros estudos complementares devem ser realizados para verificar se outros fatores externos influenciam no desenvolvimento da criatividade no ambiente laboral. |
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Oliveira, Allan Waki dePontifícia Universidade Católica de CampinasNakano, Tatiana de Cássia2022-02-16T19:01:35Z2022-02-16T19:01:35Z2018-12-04http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/160444810352672425122Esse estudo apresenta um programa de intervenção e desenvolvimento da criatividade, realizado junto a adolescentes, menores aprendizes que frequentam um projeto social oferecido no mesmo local de seu trabalho (uma concessionária de veículos). Participaram do estudo 41 adolescentes (F=11; M=30), frequentadores de uma instituição de ensino não-formal situada no município de Campinas, com idades entre 15 e 18 anos, divididos em três grupos (G1, G2 e G3). O G1 e o G2 participaram do programa de enriquecimento em criatividade (com cargas horárias de 42 e 66 horas, respectivamente; desenvolvidas ao longo de dez e seis meses, respectivamente), sendo, o G3, o grupo controle. Além do programa de enriquecimento da criatividade, foram utilizados a Bateria de Provas e Raciocínio (BPR-5) e o Teste Verbal de Torrance para verificação da influência do programa em medidas cognitivas e criativas. Os testes psicológicos foram aplicados antes e após a intervenção (programa de enriquecimento) para os três grupos. A análise dos dados foi feita em quatro estudos: (i) avaliar o nível de criatividade dos participantes antes e após a participação. Os resultados indicaram que a expressão criativa (no G1) e a criatividade elaborativa (no caso do G2) diminuíram, notando-se, por outro lado, aumento no raciocínio mecânico em ambos os grupos); (ii) comparar os resultados obtidos pelos grupos experimentais com o grupo controle: tanto o G1 quanto o G2 demonstraram ganhos em medidas de inteligência, como raciocínio mecânico (em ambos os grupos), raciocínio numérico (no G1) e escore geral (no G1); (iii) avaliar a influência do tempo de participação no programa de enriquecimento, nas medidas de criatividade e inteligência: ambos os grupos obtiveram ganhos significativos em raciocínio numérico, sendo que o G1 (que teve menos horas no programa de enriquecimento) obteve melhores médias que o G2; (iv) avaliar a relação entre criatividade e inteligência nos grupos: poucas correlações significativas foram encontradas, não sendo significativas entre as medidas totais dos instrumentos. Os resultados indicaram que, no grupo investigado, a atuação laboral na adolescência tem prejudicado a criatividade dos participantes, sendo que, por outro lado, tem possibilitado o aumento da inteligência, especialmente o raciocínio mecânico. Outros estudos complementares devem ser realizados para verificar se outros fatores externos influenciam no desenvolvimento da criatividade no ambiente laboral.This study presents a program of intervention and development of creativity, performed with adolescents, minor apprentices who attend a social project offered in the same place of their work (a vehicle dealership). Thirty-one adolescents (F = 11, M = 30), attending a non-formal educational institution located in the city of Campinas, aged between 15 and 18 years, divided into three groups (G1, G2 and G3) participated in the study. G1 and G2 participated in the creativity enrichment program (with workloads of 42 and 66 hours, respectively, developed over ten and six months, respectively), with G3 being the control group. In addition to the creativity enrichment program, the Proof and Test Battery (BPR-5) and the Torrance Verbal Test were used to verify the influence of the program on cognitive and creative measures. The psychological tests were applied before and after the intervention (enrichment program) for the three groups. Data analysis was done in four studies: (i) to evaluate the level of creativity of participants before and after participation. The results indicated that the creative expression (in G1) and the elaborative creativity (in the case of G2) decreased, on the other hand, an increase in the mechanical reasoning in both groups); (G1) and general score (G1), as well as the G1 and G2 (G1) and G1 (G1) ); (iii) to evaluate the influence of the time of participation in the enrichment program, in the measures of creativity and intelligence: both groups obtained significant gains in numerical reasoning, and G1 (who had fewer hours in the enrichment program) obtained better means than or G2; (iv) to evaluate the relationship between creativity and intelligence in the groups: few significant correlations were found, not being significant among the total measures of the instruments. The results indicated that, in the investigated group, the work performance in adolescence has jeopardized the creativity of the participants, and, on the other hand, has made possible the increase of intelligence, especially the mechanical reasoning. Other complementary studies should be performed to verify if other external factors influence the development of creativity in the work environment.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPqporPUC-CampinasCriatividadePrograma de enriquecimentoEducação não formalAvaliação psicológica.CreativityEnrichment programNon formal educationPsychological evaluation.Estimulação do potencial criativo no contexto educacional não formal, direcionado ao mercado de trabalhoStimulation of Creative Potential in the Non-Formal Education Context, Targeted at the Labor Marketinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8092049870780985Messias, João Carlos CaselliNoronha, Ana Paula Porto78613176022433946828140799795494CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Allan_WO.pdfccv_ppgpsico_me_Allan_WO.pdfapplication/pdf1653315http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16044/1/ccv_ppgpsico_me_Allan_WO.pdf9286d2b5f33933dd66834448096bb71eMD51123456789/160442022-10-18 16:45:45.81oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16044Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-18T18:45:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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