Criar-te: criatividade ao longo da vida: um projeto de educação não formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cid, Joana Maria Pinto Leite Varela
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/20949
Resumo: Este Trabalho de Projeto insere-se no âmbito do Mestrado em Educação e Sociedade, do ISCTE-IUL, e pretende ser uma proposta, devidamente justificada, de uma oferta de educação não formal que promova e incentive a criatividade. Através da metodologia de projeto, este formato empreende as dinâmicas da aprendizagem experiencial e procura servir de ponto de partida para a vivência da criatividade ao longo da vida. Desenha-se, assim, uma oferta educativa centrada no indivíduo que, pretende demonstrar o carácter adaptável e ilimitado de criatividade em todas as vidas. Os dados recolhidos no diagnóstico, realizado com recurso a uma metodologia mista com técnicas quantitativas e qualitativas, permitem compreender que as instituições e os indivíduos inquiridos entendem o seu investimento na competência da criatividade numa proporção maior do que na realidade o é; e que a criatividade e as competências criativas estão pouco presentes nas aprendizagens ao longo da vida. Na realidade os dados dão a entender que a criatividade é do domínio da educação formal e, na maioria das vezes, destinada à faixa etária da infância. Existe uma lacuna de criatividade no domínio da educação não formal e o presente Trabalho de Projeto pretende representar uma solução. Assim, o projeto CRIAR-TE propõe um ciclo de sessões previamente estruturadas que tencionam originar contextos de aprendizagem participados, interculturais, intergeracionais e interdisciplinares.
id RCAP_a801e5b902b6f55f97debad1f8827cd5
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20949
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criar-te: criatividade ao longo da vida: um projeto de educação não formalCriatividadeEducação não-formalCompetênciasTrabalho de projetoCreativityNon-formal educationCompetenciesProjectEste Trabalho de Projeto insere-se no âmbito do Mestrado em Educação e Sociedade, do ISCTE-IUL, e pretende ser uma proposta, devidamente justificada, de uma oferta de educação não formal que promova e incentive a criatividade. Através da metodologia de projeto, este formato empreende as dinâmicas da aprendizagem experiencial e procura servir de ponto de partida para a vivência da criatividade ao longo da vida. Desenha-se, assim, uma oferta educativa centrada no indivíduo que, pretende demonstrar o carácter adaptável e ilimitado de criatividade em todas as vidas. Os dados recolhidos no diagnóstico, realizado com recurso a uma metodologia mista com técnicas quantitativas e qualitativas, permitem compreender que as instituições e os indivíduos inquiridos entendem o seu investimento na competência da criatividade numa proporção maior do que na realidade o é; e que a criatividade e as competências criativas estão pouco presentes nas aprendizagens ao longo da vida. Na realidade os dados dão a entender que a criatividade é do domínio da educação formal e, na maioria das vezes, destinada à faixa etária da infância. Existe uma lacuna de criatividade no domínio da educação não formal e o presente Trabalho de Projeto pretende representar uma solução. Assim, o projeto CRIAR-TE propõe um ciclo de sessões previamente estruturadas que tencionam originar contextos de aprendizagem participados, interculturais, intergeracionais e interdisciplinares.This Project Work falls within the scope of the Masters in Education and Society, from ISCTE-IUL, and aims to be a proposal, duly justified, for a non-formal education offer that promotes and encourages creativity. Through the project methodology, this format takes on the dynamics of experiential learning and seeks to serve as a starting point for the experience of creativity throughout life. Thus, an educational offer is designed to be centered on the individual, who intends to demonstrate the adaptable and unlimited character of creativity in all lives. The data collected in the diagnosis, carried out by using a mixed methodology with quantitative and qualitative techniques, allow us to understand that the surveyed institutions and individuals understand their investment in the competence of creativity in a greater proportion than in reality; and that creativity and creative skills are rarely present in lifelong learning. In reality, the data suggest that creativity is in the domain of formal education and most of the time it is aimed at the childhood age group. There is a creativity gap in the field of non-formal education and this Project Work aims to represent a solution. Thus, the CRIAR-TE project proposes a cycle of previously structured sessions that seek to originate participatory, intercultural, intergenerational and interdisciplinary learning contexts.2020-12-16T10:54:14Z2020-11-12T00:00:00Z2020-11-122020-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/20949TID:202545202porCid, Joana Maria Pinto Leite Varelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:43:43Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20949Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:20:36.476455Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criar-te: criatividade ao longo da vida: um projeto de educação não formal
title Criar-te: criatividade ao longo da vida: um projeto de educação não formal
spellingShingle Criar-te: criatividade ao longo da vida: um projeto de educação não formal
Cid, Joana Maria Pinto Leite Varela
Criatividade
Educação não-formal
Competências
Trabalho de projeto
Creativity
Non-formal education
Competencies
Project
title_short Criar-te: criatividade ao longo da vida: um projeto de educação não formal
title_full Criar-te: criatividade ao longo da vida: um projeto de educação não formal
title_fullStr Criar-te: criatividade ao longo da vida: um projeto de educação não formal
title_full_unstemmed Criar-te: criatividade ao longo da vida: um projeto de educação não formal
title_sort Criar-te: criatividade ao longo da vida: um projeto de educação não formal
author Cid, Joana Maria Pinto Leite Varela
author_facet Cid, Joana Maria Pinto Leite Varela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cid, Joana Maria Pinto Leite Varela
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Educação não-formal
Competências
Trabalho de projeto
Creativity
Non-formal education
Competencies
Project
topic Criatividade
Educação não-formal
Competências
Trabalho de projeto
Creativity
Non-formal education
Competencies
Project
description Este Trabalho de Projeto insere-se no âmbito do Mestrado em Educação e Sociedade, do ISCTE-IUL, e pretende ser uma proposta, devidamente justificada, de uma oferta de educação não formal que promova e incentive a criatividade. Através da metodologia de projeto, este formato empreende as dinâmicas da aprendizagem experiencial e procura servir de ponto de partida para a vivência da criatividade ao longo da vida. Desenha-se, assim, uma oferta educativa centrada no indivíduo que, pretende demonstrar o carácter adaptável e ilimitado de criatividade em todas as vidas. Os dados recolhidos no diagnóstico, realizado com recurso a uma metodologia mista com técnicas quantitativas e qualitativas, permitem compreender que as instituições e os indivíduos inquiridos entendem o seu investimento na competência da criatividade numa proporção maior do que na realidade o é; e que a criatividade e as competências criativas estão pouco presentes nas aprendizagens ao longo da vida. Na realidade os dados dão a entender que a criatividade é do domínio da educação formal e, na maioria das vezes, destinada à faixa etária da infância. Existe uma lacuna de criatividade no domínio da educação não formal e o presente Trabalho de Projeto pretende representar uma solução. Assim, o projeto CRIAR-TE propõe um ciclo de sessões previamente estruturadas que tencionam originar contextos de aprendizagem participados, interculturais, intergeracionais e interdisciplinares.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16T10:54:14Z
2020-11-12T00:00:00Z
2020-11-12
2020-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/20949
TID:202545202
url http://hdl.handle.net/10071/20949
identifier_str_mv TID:202545202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134766323204096