Era uma vez... alfabetização matemática e contos de fadas: uma perspectiva para o letramento na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Patricia Maria Barbosa Jorge Sparvoli
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16413
Resumo: Esta pesquisa investigou a utilização das histórias infantis no trabalho com a matemática, uma disciplina que provoca tantos desafios aos nossos alunos. Investigamos como os contos de fadas, utilizados nas salas de 1º ano do Ensino Fundamental, podem favorecer o desenvolvimento da alfabetização matemática das crianças, na perspectiva do letramento. Com o objetivo principal de analisar as possíveis conexões entre o uso dos contos de fadas e a aprendizagem matemática no 1º ano do Ensino Fundamental, realizamos uma pesquisa empírica em uma sala de aula de uma escola da rede municipal de Mogi Mirim-SP, cuja Secretaria Municipal tem ofertado formação e utilizado as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa — PNAIC. O embasamento teórico-metodológico deste trabalho ancorou-se na perspectiva histórico-cultural. Na pesquisa empírica, realizamos observações sistemáticas da rotina de uma classe, principalmente no que se refere aos momentos do trabalho com a literatura infantil e com a aprendizagem matemática. Iniciamos as intervenções junto às crianças, a partir da leitura de três contos de fadas – Os três porquinhos; João e o pé de feijão e Cachinhos Dourados - , partindo da utilização de objetos disparadores para que as crianças construíssem processos imaginativos. Os resultados desta pesquisa permitiram perceber os contos de fadas como uma potencialidade na aprendizagem matemática. A partir dos diálogos estabelecidos, dos diferentes materiais e propostas, as crianças avançaram matematicamente, inclusive ao indicarem suas experiências vivenciadas fora do ambiente escolar. Esperamos, com o desenvolvimento desta pesquisa, apresentar novas possibilidades de ensino e aprendizagem da matemática, tendo como suporte os contos de fadas na perspectiva de que contribuem com o processo da alfabetização matemática.
id PCAM_e6f24e5e082ae28f8ffa8770437316d6
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16413
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Costa, Patricia Maria Barbosa Jorge SparvoliPontifícia Universidade Católica de CampinasMegid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade2022-02-22T11:34:21Z2022-02-22T11:34:21Z2015-12-04http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/164138348842976377815Esta pesquisa investigou a utilização das histórias infantis no trabalho com a matemática, uma disciplina que provoca tantos desafios aos nossos alunos. Investigamos como os contos de fadas, utilizados nas salas de 1º ano do Ensino Fundamental, podem favorecer o desenvolvimento da alfabetização matemática das crianças, na perspectiva do letramento. Com o objetivo principal de analisar as possíveis conexões entre o uso dos contos de fadas e a aprendizagem matemática no 1º ano do Ensino Fundamental, realizamos uma pesquisa empírica em uma sala de aula de uma escola da rede municipal de Mogi Mirim-SP, cuja Secretaria Municipal tem ofertado formação e utilizado as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa — PNAIC. O embasamento teórico-metodológico deste trabalho ancorou-se na perspectiva histórico-cultural. Na pesquisa empírica, realizamos observações sistemáticas da rotina de uma classe, principalmente no que se refere aos momentos do trabalho com a literatura infantil e com a aprendizagem matemática. Iniciamos as intervenções junto às crianças, a partir da leitura de três contos de fadas – Os três porquinhos; João e o pé de feijão e Cachinhos Dourados - , partindo da utilização de objetos disparadores para que as crianças construíssem processos imaginativos. Os resultados desta pesquisa permitiram perceber os contos de fadas como uma potencialidade na aprendizagem matemática. A partir dos diálogos estabelecidos, dos diferentes materiais e propostas, as crianças avançaram matematicamente, inclusive ao indicarem suas experiências vivenciadas fora do ambiente escolar. Esperamos, com o desenvolvimento desta pesquisa, apresentar novas possibilidades de ensino e aprendizagem da matemática, tendo como suporte os contos de fadas na perspectiva de que contribuem com o processo da alfabetização matemática.This research investigated the use of child stories with math learning, a subject that brings so many challenges to our students. We verified how fairy tales, read in First year of Elementary School classrooms, can provide children math alphabetization, inside literacy perspective. The main objective was to analyze the possible connections between the use of fairy tales and the math learning for the first year of elementary school children. We realized an empirical research in a public school of Mogi Mirim city, São Paulo state, where the town Secretary realized the government program “Right Age Alphabetization National Pact” (PNAIC, in Portuguese) training. We analyzed the main literacy contributions on the first years of Elementary School in different aspects: analyze how literacy insertion in those children are and identify the docent methodologies when they read stories and relate them to math learning, contemplating the PNAIC objectives. We expect with the development of this research to present new possibilities in the math learning, observing if the fairy tales can contribute in fact with the math alphabetization process. The theoretical and methodological basis anchored in the cultural-historical psychology perspective. During the empirical research, we made systematic observations of classroom routine, mainly on moments with child stories and moments with math learning. The intention was to establish a connection with the children and the teacher. We started the interventions from three fairy tales reading – The three little pigs; Jack and the beanstalk and Goldilocks and the three bears, beginning always with objects so that children could explore them and build imaginative processes before the story reading. The research observed how fairy tales can be a potentiality on math learning. From established dialogues, different materials and proposals, the children mathematically developed themselves, bringing with them lived experiences outside the school environment. We expect to present new learning math possibilities, observing how fairy tales contribute to math alphabetization process development.porPUC-Campinasalfabetização matemáticaletramentocontos de fadasimaginaçãoPNAICmath alphabetizationliteracyfairy talesimaginationPNAICEra uma vez... alfabetização matemática e contos de fadas: uma perspectiva para o letramento na infânciaOnce upon a time... Math alphabetization and fairy tales: a perspective for literacy in childhoodinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7733644439876265Grando, Regina CeliaRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da68782323202033585277455644761315CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Patrucia_MBJSC.pdfcchsa_ppgedu_me_Patrucia_MBJSC.pdfapplication/pdf1692639http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16413/1/cchsa_ppgedu_me_Patrucia_MBJSC.pdfd988a949d7d60509aa0c6b9916b284c7MD51123456789/164132022-10-27 09:24:10.143oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16413Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-27T11:24:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Era uma vez... alfabetização matemática e contos de fadas: uma perspectiva para o letramento na infância
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Once upon a time... Math alphabetization and fairy tales: a perspective for literacy in childhood
title Era uma vez... alfabetização matemática e contos de fadas: uma perspectiva para o letramento na infância
spellingShingle Era uma vez... alfabetização matemática e contos de fadas: uma perspectiva para o letramento na infância
Costa, Patricia Maria Barbosa Jorge Sparvoli
alfabetização matemática
letramento
contos de fadas
imaginação
PNAIC
math alphabetization
literacy
fairy tales
imagination
PNAIC
title_short Era uma vez... alfabetização matemática e contos de fadas: uma perspectiva para o letramento na infância
title_full Era uma vez... alfabetização matemática e contos de fadas: uma perspectiva para o letramento na infância
title_fullStr Era uma vez... alfabetização matemática e contos de fadas: uma perspectiva para o letramento na infância
title_full_unstemmed Era uma vez... alfabetização matemática e contos de fadas: uma perspectiva para o letramento na infância
title_sort Era uma vez... alfabetização matemática e contos de fadas: uma perspectiva para o letramento na infância
author Costa, Patricia Maria Barbosa Jorge Sparvoli
author_facet Costa, Patricia Maria Barbosa Jorge Sparvoli
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Patricia Maria Barbosa Jorge Sparvoli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
contributor_str_mv Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv alfabetização matemática
letramento
contos de fadas
imaginação
PNAIC
math alphabetization
literacy
fairy tales
imagination
PNAIC
topic alfabetização matemática
letramento
contos de fadas
imaginação
PNAIC
math alphabetization
literacy
fairy tales
imagination
PNAIC
description Esta pesquisa investigou a utilização das histórias infantis no trabalho com a matemática, uma disciplina que provoca tantos desafios aos nossos alunos. Investigamos como os contos de fadas, utilizados nas salas de 1º ano do Ensino Fundamental, podem favorecer o desenvolvimento da alfabetização matemática das crianças, na perspectiva do letramento. Com o objetivo principal de analisar as possíveis conexões entre o uso dos contos de fadas e a aprendizagem matemática no 1º ano do Ensino Fundamental, realizamos uma pesquisa empírica em uma sala de aula de uma escola da rede municipal de Mogi Mirim-SP, cuja Secretaria Municipal tem ofertado formação e utilizado as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa — PNAIC. O embasamento teórico-metodológico deste trabalho ancorou-se na perspectiva histórico-cultural. Na pesquisa empírica, realizamos observações sistemáticas da rotina de uma classe, principalmente no que se refere aos momentos do trabalho com a literatura infantil e com a aprendizagem matemática. Iniciamos as intervenções junto às crianças, a partir da leitura de três contos de fadas – Os três porquinhos; João e o pé de feijão e Cachinhos Dourados - , partindo da utilização de objetos disparadores para que as crianças construíssem processos imaginativos. Os resultados desta pesquisa permitiram perceber os contos de fadas como uma potencialidade na aprendizagem matemática. A partir dos diálogos estabelecidos, dos diferentes materiais e propostas, as crianças avançaram matematicamente, inclusive ao indicarem suas experiências vivenciadas fora do ambiente escolar. Esperamos, com o desenvolvimento desta pesquisa, apresentar novas possibilidades de ensino e aprendizagem da matemática, tendo como suporte os contos de fadas na perspectiva de que contribuem com o processo da alfabetização matemática.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-22T11:34:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-22T11:34:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16413
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 8348842976377815
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16413
identifier_str_mv 8348842976377815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16413/1/cchsa_ppgedu_me_Patrucia_MBJSC.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d988a949d7d60509aa0c6b9916b284c7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790729390948352