A experiência de psicólogos como residentes em programa multiprofissional em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Mharianni Ciarlini de Sousa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16029
Resumo: Esta pesquisa objetivou compreender fenomenologicamente a experiência de psicólogos que vivenciaram, recentemente, a formação profissional num curso de especialização em caráter de residência multiprofissional em redes de atenção à saúde. Consistiu em pesquisa qualitativa de caráter exploratório com inspiração na fenomenologia proposta pelo filósofo Edmund Husserl e fundamentada na perspectiva psicológica da Abordagem Centrada na Pessoa. Foram realizados encontros dialógicos entre a pesquisadora e seis participantes de três programas de residência multiprofissional de um município do interior do estado de São Paulo. Por meio da atitude empática da pesquisadora, cada encontro consistiu em campo fenomenológico experiencial que contribuiu para o desvelamento dos elementos subjetivos da experiência das participantes. A análise dos encontros foi realizada a partir da construção de narrativas compreensivas e de uma narrativa síntese que reuniu os elementos que compõem a estrutura essencial do fenômeno em estudo. Revelou-se que a dinâmica de dedicação total do profissional à residência leva-o a uma imersão nos contextos de atuação que desafia seus limites, gerando sofrimento e cansaço, mas também satisfação quando consegue superar os desafios e reconhecer suas capacidades. Essa realidade torna-se propiciadora de transformação pessoal e profissional a partir de aprendizagem significativa que promove crescimento. A experiência das participantes revelou um processo de apropriação singular da profissão pela via da participação em equipe multiprofissional da saúde. A prática da atenção psicológica desenvolve-se vinculada ao compromisso com a integralidade no cuidado disponibilizado em contextos diversos. Na tentativa de atender às demandas complexas que surgem cotidianamente, são desenvolvidas distintas modalidades de atenção psicológica. As participantes identificam o hospital como lugar de excelência para o exercício do trabalho do psicólogo na área da saúde, demonstrando afinidade com o modelo médico que privilegia ações de cuidado pautadas em subespecialidades. A tensão entre as estratégias de ensino e de serviço atravessaram a experiência das participantes de modo significativo, interferindo na possibilidade de uma visão integradora sobre a relação entre a universidade e o sistema de saúde no atendimento à população vulnerável. Conclui-se que o caráter compreensivo desse estudo possibilitou desvelar elementos significativos do processo de formação em serviço que estimulam reflexões sobre suas potencialidades e limitações.
id PCAM_eca65a0160badeb098582aaf7608d2f7
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16029
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Bezerra, Mharianni Ciarlini de SousaPontifícia Universidade Católica de CampinasCury, Vera Engler2022-02-16T19:01:11Z2022-02-16T19:01:11Z2016-12-14http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/160299325406001960531Esta pesquisa objetivou compreender fenomenologicamente a experiência de psicólogos que vivenciaram, recentemente, a formação profissional num curso de especialização em caráter de residência multiprofissional em redes de atenção à saúde. Consistiu em pesquisa qualitativa de caráter exploratório com inspiração na fenomenologia proposta pelo filósofo Edmund Husserl e fundamentada na perspectiva psicológica da Abordagem Centrada na Pessoa. Foram realizados encontros dialógicos entre a pesquisadora e seis participantes de três programas de residência multiprofissional de um município do interior do estado de São Paulo. Por meio da atitude empática da pesquisadora, cada encontro consistiu em campo fenomenológico experiencial que contribuiu para o desvelamento dos elementos subjetivos da experiência das participantes. A análise dos encontros foi realizada a partir da construção de narrativas compreensivas e de uma narrativa síntese que reuniu os elementos que compõem a estrutura essencial do fenômeno em estudo. Revelou-se que a dinâmica de dedicação total do profissional à residência leva-o a uma imersão nos contextos de atuação que desafia seus limites, gerando sofrimento e cansaço, mas também satisfação quando consegue superar os desafios e reconhecer suas capacidades. Essa realidade torna-se propiciadora de transformação pessoal e profissional a partir de aprendizagem significativa que promove crescimento. A experiência das participantes revelou um processo de apropriação singular da profissão pela via da participação em equipe multiprofissional da saúde. A prática da atenção psicológica desenvolve-se vinculada ao compromisso com a integralidade no cuidado disponibilizado em contextos diversos. Na tentativa de atender às demandas complexas que surgem cotidianamente, são desenvolvidas distintas modalidades de atenção psicológica. As participantes identificam o hospital como lugar de excelência para o exercício do trabalho do psicólogo na área da saúde, demonstrando afinidade com o modelo médico que privilegia ações de cuidado pautadas em subespecialidades. A tensão entre as estratégias de ensino e de serviço atravessaram a experiência das participantes de modo significativo, interferindo na possibilidade de uma visão integradora sobre a relação entre a universidade e o sistema de saúde no atendimento à população vulnerável. Conclui-se que o caráter compreensivo desse estudo possibilitou desvelar elementos significativos do processo de formação em serviço que estimulam reflexões sobre suas potencialidades e limitações.This research aimed to understand from a phenomenological stand point the experience of psychologists who recently went through a multiprofessional residency course in the healthcare system. It is a qualitative and exploratory investigation inspired in Edmund Husserl’s phenomenology and based on the Person Centered Approach’s psychological perspective. The researcher held dialogical encounters with six participants who attended three different Multiprofessional Residency Programs in the interior of São Paulo state. Through the researcher’s empathic attitude, each encounter became a phenomenological experiential field that contributed to the development of the subjective elements of the participant’s experience. The encounters were analyzed through the construction of comprehensive narratives as well as a synthesis narrative that brought together the essential structural elements of the phenomenon. These revealed that the professionals’ scheme of total dedication to the residency in their field of action challenges their limits, generating suffering and exhaustion, as well as satisfaction when they are able to overcome the challenges and recognize their capacities. This reality enables personal and professional growth stemming from meaningful learning, promoting human growth. The participant’s experience portrays a reassessment of psychologist’s particular way of integrating a multiprofessional health team. The practice of psychological attention is developed in relationship with a sense of responsibility toward an integrated care promoted in several contexts. As the participants attempt to handle all the complex demands which arise daily, several distinct kinds of psychological attention have been developed. The participants identified the hospital as the place of excellence for the health psychologist to work, manifesting certain affinities with the medical model that privileges care based on sub-specialties. The tension between teaching strategies and health service passes through their experience, in a significant way, interfering in the possibility of an integrated vision about the relationship between university and health system to serve the vulnerable population. It is concluded that the comprehensive nature of this research study made it possible to reveal significant elements of the inservice training process that stimulate reflections about its potentialities and limitations.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPUC-Campinasvivências de psicólogosformação de psicólogoatenção à saúderesidência multiprofissional em saúdefenomenologiapsychologist’s lived experiencepsychologist’s in-service traininghealthcarehealth multiprofessional residencyphenomenologyA experiência de psicólogos como residentes em programa multiprofissional em saúdeThe experience of psychologists in health multiprofessional residencyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP3414308343809480Amatuzzi, Mauro MartinsGranato, Tania Mara Marques47534208227457990103267726544713CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Mharianni_CSB.pdfccv_ppgpsico_me_Mharianni_CSB.pdfapplication/pdf2425631http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16029/1/ccv_ppgpsico_me_Mharianni_CSB.pdf92f723f380094821bd997978195ee041MD51123456789/160292022-09-02 11:36:18.602oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16029Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv A experiência de psicólogos como residentes em programa multiprofissional em saúde
dc.title.alternative.none.fl_str_mv The experience of psychologists in health multiprofessional residency
title A experiência de psicólogos como residentes em programa multiprofissional em saúde
spellingShingle A experiência de psicólogos como residentes em programa multiprofissional em saúde
Bezerra, Mharianni Ciarlini de Sousa
vivências de psicólogos
formação de psicólogo
atenção à saúde
residência multiprofissional em saúde
fenomenologia
psychologist’s lived experience
psychologist’s in-service training
healthcare
health multiprofessional residency
phenomenology
title_short A experiência de psicólogos como residentes em programa multiprofissional em saúde
title_full A experiência de psicólogos como residentes em programa multiprofissional em saúde
title_fullStr A experiência de psicólogos como residentes em programa multiprofissional em saúde
title_full_unstemmed A experiência de psicólogos como residentes em programa multiprofissional em saúde
title_sort A experiência de psicólogos como residentes em programa multiprofissional em saúde
author Bezerra, Mharianni Ciarlini de Sousa
author_facet Bezerra, Mharianni Ciarlini de Sousa
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Mharianni Ciarlini de Sousa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cury, Vera Engler
contributor_str_mv Cury, Vera Engler
dc.subject.por.fl_str_mv vivências de psicólogos
formação de psicólogo
atenção à saúde
residência multiprofissional em saúde
fenomenologia
psychologist’s lived experience
psychologist’s in-service training
healthcare
health multiprofessional residency
phenomenology
topic vivências de psicólogos
formação de psicólogo
atenção à saúde
residência multiprofissional em saúde
fenomenologia
psychologist’s lived experience
psychologist’s in-service training
healthcare
health multiprofessional residency
phenomenology
description Esta pesquisa objetivou compreender fenomenologicamente a experiência de psicólogos que vivenciaram, recentemente, a formação profissional num curso de especialização em caráter de residência multiprofissional em redes de atenção à saúde. Consistiu em pesquisa qualitativa de caráter exploratório com inspiração na fenomenologia proposta pelo filósofo Edmund Husserl e fundamentada na perspectiva psicológica da Abordagem Centrada na Pessoa. Foram realizados encontros dialógicos entre a pesquisadora e seis participantes de três programas de residência multiprofissional de um município do interior do estado de São Paulo. Por meio da atitude empática da pesquisadora, cada encontro consistiu em campo fenomenológico experiencial que contribuiu para o desvelamento dos elementos subjetivos da experiência das participantes. A análise dos encontros foi realizada a partir da construção de narrativas compreensivas e de uma narrativa síntese que reuniu os elementos que compõem a estrutura essencial do fenômeno em estudo. Revelou-se que a dinâmica de dedicação total do profissional à residência leva-o a uma imersão nos contextos de atuação que desafia seus limites, gerando sofrimento e cansaço, mas também satisfação quando consegue superar os desafios e reconhecer suas capacidades. Essa realidade torna-se propiciadora de transformação pessoal e profissional a partir de aprendizagem significativa que promove crescimento. A experiência das participantes revelou um processo de apropriação singular da profissão pela via da participação em equipe multiprofissional da saúde. A prática da atenção psicológica desenvolve-se vinculada ao compromisso com a integralidade no cuidado disponibilizado em contextos diversos. Na tentativa de atender às demandas complexas que surgem cotidianamente, são desenvolvidas distintas modalidades de atenção psicológica. As participantes identificam o hospital como lugar de excelência para o exercício do trabalho do psicólogo na área da saúde, demonstrando afinidade com o modelo médico que privilegia ações de cuidado pautadas em subespecialidades. A tensão entre as estratégias de ensino e de serviço atravessaram a experiência das participantes de modo significativo, interferindo na possibilidade de uma visão integradora sobre a relação entre a universidade e o sistema de saúde no atendimento à população vulnerável. Conclui-se que o caráter compreensivo desse estudo possibilitou desvelar elementos significativos do processo de formação em serviço que estimulam reflexões sobre suas potencialidades e limitações.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T19:01:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T19:01:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16029
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 9325406001960531
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16029
identifier_str_mv 9325406001960531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16029/1/ccv_ppgpsico_me_Mharianni_CSB.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 92f723f380094821bd997978195ee041
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790734198669312