Vivências de psicólogos como integrantes de equipes multidisciplinares em hospital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gazotti, Thaís de Castro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16004
Resumo: Esta pesquisa, qualitativa de natureza exploratória, objetivou descrever e compreender fenomenologicamente a experiência de psicólogos que atuam como membros de equipes multidisciplinares em hospital. Participaram do estudo nove psicólogos, sendo oito mulheres e um homem, que trabalham em instituições hospitalares localizadas em três diferentes cidades do estado de São Paulo. A pesquisadora convidou-os para se reunirem a ela num encontro dialógico individual. Ao finalizar cada um dos encontros, redigiu uma narrativa compreensiva contendo os principais elementos que emergiram da vivência do participante e que foram apreendidos por ela num movimento intersubjetivo. Após esta etapa, foi construída uma narrativa síntese contendo os elementos significativos das vivências dos participantes como um todo. A partir da narrativa síntese, foi possível descrever a estrutura da experiência em foco neste estudo. Concluiu-se que: 1) nem sempre as equipes multidisciplinares reconhecem a importância da presença do psicólogo entre seus membros, o que lhe exige romper barreiras; 2) há uma sobrecarga de demandas cotidianas sobre o psicólogo que decorre da incompreensão sobre suas funções por parte de outros membros da equipe e, também, de gestores da instituição; 3) o psicólogo busca contribuir para que o cuidado dispensado aos pacientes pela equipe cumpra o princípio da integralidade preconizado pelo SUS; 4) a compreensão empática e a aceitação positiva incondicional são atitudes que caracterizam a atuação do psicólogo em relação aos pacientes, aos familiares e aos membros da equipe; 5) uma relação de confiança e cumplicidade entre os diversos especialistas que compõem a equipe é fundamental para assegurar seu bom funcionamento; 6) em decorrência das exigências do trabalho, o psicólogo sente necessidade de cuidar de si mesmo, do ponto de vista psicológico, para ser capaz de exercer suas funções junto à equipe; e 7) uma boa formação como psicólogo, assim como uma formação pós-graduada específica na área de Psicologia Hospitalar são percebidas como necessárias para atuar de maneira competente em uma equipe hospitalar multidisciplinar.
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Ao finalizar cada um dos encontros, redigiu uma narrativa compreensiva contendo os principais elementos que emergiram da vivência do participante e que foram apreendidos por ela num movimento intersubjetivo. Após esta etapa, foi construída uma narrativa síntese contendo os elementos significativos das vivências dos participantes como um todo. A partir da narrativa síntese, foi possível descrever a estrutura da experiência em foco neste estudo. Concluiu-se que: 1) nem sempre as equipes multidisciplinares reconhecem a importância da presença do psicólogo entre seus membros, o que lhe exige romper barreiras; 2) há uma sobrecarga de demandas cotidianas sobre o psicólogo que decorre da incompreensão sobre suas funções por parte de outros membros da equipe e, também, de gestores da instituição; 3) o psicólogo busca contribuir para que o cuidado dispensado aos pacientes pela equipe cumpra o princípio da integralidade preconizado pelo SUS; 4) a compreensão empática e a aceitação positiva incondicional são atitudes que caracterizam a atuação do psicólogo em relação aos pacientes, aos familiares e aos membros da equipe; 5) uma relação de confiança e cumplicidade entre os diversos especialistas que compõem a equipe é fundamental para assegurar seu bom funcionamento; 6) em decorrência das exigências do trabalho, o psicólogo sente necessidade de cuidar de si mesmo, do ponto de vista psicológico, para ser capaz de exercer suas funções junto à equipe; e 7) uma boa formação como psicólogo, assim como uma formação pós-graduada específica na área de Psicologia Hospitalar são percebidas como necessárias para atuar de maneira competente em uma equipe hospitalar multidisciplinar.This qualitative research study, of exploratory nature, aimed to describe and phenomenologically comprehend psychologists’ experience of working in multidisciplinary teams at hospital. Nine psychologists, who work in three different large cities of the State of São Paulo, participated in the study, eight women and one man. The researcher invited each one of them for a dialogical encounter. Following each encounter, the researcher wrote a comprehensive narrative containing the main elements, which emerged from the participants’ lived experience, apprehended by the researcher through an intersubjective movement. After this, the researcher created a synthesis narrative, presenting some significant elements of participants’ lived experience as a whole. From this synthesis narrative, it was possible to describe the structure of the experience in focus in the study. It was concluded that: 1) the multidisciplinary team doesn’t always recognize the importance of the psychologist’s presence in the team, which requires him to break barriers; 2) there is a daily overload of demands on the psychologist due to the team member’s and institution’s manager’s incomprehension about his role; 3) the psychologist tries to contribute to the team’s care to patients in order to fulfill Brazilian’s unified health system principle of integral care; 4) attitudes such as empathic comprehension and unconditional positive regard characterize psychologist’s role towards patients, their relatives and team members; 5) a trustful and complicity relationship among multidisciplinary teams’ diverse specialists is crucial to certify a well-functioning team; 6) due to the service’s demands, the psychologist feels the need to take care of himself, emotionally, in order to be able to effectively perform his role in the team; and 7) a well qualified Psychology under graduation training, as well as a major in Hospital Psychology, are pointed as necessary for a proficient practice within a hospital multidisciplinary team.Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPqPUC-CampinasCury, Vera EnglerPontifícia Universidade Católica de CampinasGazotti, Thaís de Castro2022-02-16T19:00:50Z2022-02-16T19:00:50Z2017-02-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/160041253709463575625porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:17Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16004Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:17Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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