Aprendizagem em universitários: variáveis motivacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruiz, Valdete Maria
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15613
Resumo: A presente tese teve como objetivo geral fazer uma análise de variáveis motivacionais que influenciam a aprendizagem de universitários, constando de dois estudos. O Estudo I teve como objetivos específicos verificar a ocorrência das variáveis: orientação para a meta intrínseca (MI), orientação para a meta extrínseca (ME), valor da tarefa (VT), crenças sobre controle da aprendizagem (CC), auto-eficácia para aprendizagem e desempenho (AE) e ansiedade frente a provas (AP) entre estudantes de três cursos superiores, analisando a ocorrência de correlação entre as escalas motivacionais que avaliaram essas variáveis em ingressantes e concluintes. Participaram 185 universitários de primeiro e quarto ano, sendo 62 do curso de Administração, 55 de Educação Física e 68 de Ciência da Computação. Todos os cursos são ministrados no período noturno em uma mesma IES privada. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário Motivação e Atitudes Acadêmicas, elaborado a partir da tradução e adaptação do instrumento MSLQ. Os resultados indicaram predominância da variável VT que, entretanto, apresentou diminuição dos escores no 4º ano. Na análise intra-escalas verificaram-se mais correlações significantes entre os ingressantes do que entre os concluintes; na análise entre escalas verificaram-se correlações significantes apenas entre os pares MIxME e MExAE (n.sig.=0,05). O Estudo II teve como objetivo verificar a ocorrência de diferenças entre grupos de participantes do estudo anterior. Da amostra original foram selecionados, aleatoriamente, 20 questionários de primeiro e 20 de quarto ano de cada curso. A análise de variância indicou diferenças significantes entre os concluintes de Ciência da Computação e os demais na escala VT e entre os concluintes do mesmo curso e os de Educação Física na escala AE (n.sig.=0,05). Os resultados gerais são discutidos com base em modelos cognitivistas sociais da motivação e em variáveis socioculturais da amostra, sugerindo a necessidade de novos estudos sobre as variáveis motivacionais pesquisadas e sobre o instrumento utilizado. Também são indicadas estratégias para otimizar cada uma destas variáveis.
id PCAM_f558f8d3595e231a571353e94e7b6a13
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15613
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Ruiz, Valdete MariaPontifícia Universidade Católica de CampinasWitter, Geraldina Porto2022-02-16T18:39:28Z2022-02-16T18:39:28Z2005-06-06http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/156139733069226330838A presente tese teve como objetivo geral fazer uma análise de variáveis motivacionais que influenciam a aprendizagem de universitários, constando de dois estudos. O Estudo I teve como objetivos específicos verificar a ocorrência das variáveis: orientação para a meta intrínseca (MI), orientação para a meta extrínseca (ME), valor da tarefa (VT), crenças sobre controle da aprendizagem (CC), auto-eficácia para aprendizagem e desempenho (AE) e ansiedade frente a provas (AP) entre estudantes de três cursos superiores, analisando a ocorrência de correlação entre as escalas motivacionais que avaliaram essas variáveis em ingressantes e concluintes. Participaram 185 universitários de primeiro e quarto ano, sendo 62 do curso de Administração, 55 de Educação Física e 68 de Ciência da Computação. Todos os cursos são ministrados no período noturno em uma mesma IES privada. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário Motivação e Atitudes Acadêmicas, elaborado a partir da tradução e adaptação do instrumento MSLQ. Os resultados indicaram predominância da variável VT que, entretanto, apresentou diminuição dos escores no 4º ano. Na análise intra-escalas verificaram-se mais correlações significantes entre os ingressantes do que entre os concluintes; na análise entre escalas verificaram-se correlações significantes apenas entre os pares MIxME e MExAE (n.sig.=0,05). O Estudo II teve como objetivo verificar a ocorrência de diferenças entre grupos de participantes do estudo anterior. Da amostra original foram selecionados, aleatoriamente, 20 questionários de primeiro e 20 de quarto ano de cada curso. A análise de variância indicou diferenças significantes entre os concluintes de Ciência da Computação e os demais na escala VT e entre os concluintes do mesmo curso e os de Educação Física na escala AE (n.sig.=0,05). Os resultados gerais são discutidos com base em modelos cognitivistas sociais da motivação e em variáveis socioculturais da amostra, sugerindo a necessidade de novos estudos sobre as variáveis motivacionais pesquisadas e sobre o instrumento utilizado. Também são indicadas estratégias para otimizar cada uma destas variáveis.The present thesis had as general objective to make an analysis of some motivacional variables that influence the learning of university students, consisting of two studies. Study I it had as specific objective to verify the occurrence of the variables: intrinsic goal orientation (MI), extrinsic goal orientation (ME), task value (VT), control of learning beliefs (CC), self-efficacy for learning and performance (AE) and test anxiety (AP) between students of three university courses, analyzing the occurrence of correlation between the motivacional scales that had evaluated these variable in beginners and students of the last year. Participated 185 beginners and students of the fourth year, being 62 of the Administration course, 55 of Physical Education and 68 of Computer Science. All the courses are given in the nocturnal period in one same private IES. For data collection it was used the questionnaire Academic Motivation and Attitudes, elaborated from the translation and adaptation of the instrument MSLQ. The results indicated the predominance of the variable VT that, however, presented reduction of the scores in the fourth year. In the analysis intra-scales, it was verified more significant correlations between the beginners than between the last-year-students; in the analysis between scales it was verified significant correlations only between the pairs MIxME and MExAE (sig.level=0,05). Study II had as objective to verify the occurrence of differences between groups of participants of the previous study. Of the original sample it was selected, at random, 20 questionnaires of the first year and 20 of the fourth year of each course. The analysis of the variance indicated significant differences between the students of the fourth year of Computer Science and the others in scale VT and between the students of the same course and of Physical Education in scale AE (sig.level=0,05). The general results are discussed on basis of social cognitives models of motivation and in sociocultural variables of the sample, having suggested the necessity of new studies on the searched motivacional variables and on the used instrument. Also strategies are indicated to optimize these variables.porPUC-Campinasmotivaçãocognitivismo socialensino superiormotivationsocial cognitivismhigher educationAprendizagem em universitários: variáveis motivacionaisLearning in university students: motivational variablesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4062861190113240Santos, Acacia Aparecida Angeli dosTonelotto, Josiane Maria de FreitasOliveira, Maria Helena Mourão AlvesSocci, Vera3914656553853164798065279935705426233766483743537870841606120064CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_dr_Valdete_MR.pdfccv_ppgpsico_dr_Valdete_MR.pdfapplication/pdf3100569http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15613/1/ccv_ppgpsico_dr_Valdete_MR.pdf4466f60599cb5e8a5f44fd549501d1b2MD51123456789/156132022-09-02 11:36:54.805oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15613Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem em universitários: variáveis motivacionais
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Learning in university students: motivational variables
title Aprendizagem em universitários: variáveis motivacionais
spellingShingle Aprendizagem em universitários: variáveis motivacionais
Ruiz, Valdete Maria
motivação
cognitivismo social
ensino superior
motivation
social cognitivism
higher education
title_short Aprendizagem em universitários: variáveis motivacionais
title_full Aprendizagem em universitários: variáveis motivacionais
title_fullStr Aprendizagem em universitários: variáveis motivacionais
title_full_unstemmed Aprendizagem em universitários: variáveis motivacionais
title_sort Aprendizagem em universitários: variáveis motivacionais
author Ruiz, Valdete Maria
author_facet Ruiz, Valdete Maria
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruiz, Valdete Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Witter, Geraldina Porto
contributor_str_mv Witter, Geraldina Porto
dc.subject.por.fl_str_mv motivação
cognitivismo social
ensino superior
motivation
social cognitivism
higher education
topic motivação
cognitivismo social
ensino superior
motivation
social cognitivism
higher education
description A presente tese teve como objetivo geral fazer uma análise de variáveis motivacionais que influenciam a aprendizagem de universitários, constando de dois estudos. O Estudo I teve como objetivos específicos verificar a ocorrência das variáveis: orientação para a meta intrínseca (MI), orientação para a meta extrínseca (ME), valor da tarefa (VT), crenças sobre controle da aprendizagem (CC), auto-eficácia para aprendizagem e desempenho (AE) e ansiedade frente a provas (AP) entre estudantes de três cursos superiores, analisando a ocorrência de correlação entre as escalas motivacionais que avaliaram essas variáveis em ingressantes e concluintes. Participaram 185 universitários de primeiro e quarto ano, sendo 62 do curso de Administração, 55 de Educação Física e 68 de Ciência da Computação. Todos os cursos são ministrados no período noturno em uma mesma IES privada. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário Motivação e Atitudes Acadêmicas, elaborado a partir da tradução e adaptação do instrumento MSLQ. Os resultados indicaram predominância da variável VT que, entretanto, apresentou diminuição dos escores no 4º ano. Na análise intra-escalas verificaram-se mais correlações significantes entre os ingressantes do que entre os concluintes; na análise entre escalas verificaram-se correlações significantes apenas entre os pares MIxME e MExAE (n.sig.=0,05). O Estudo II teve como objetivo verificar a ocorrência de diferenças entre grupos de participantes do estudo anterior. Da amostra original foram selecionados, aleatoriamente, 20 questionários de primeiro e 20 de quarto ano de cada curso. A análise de variância indicou diferenças significantes entre os concluintes de Ciência da Computação e os demais na escala VT e entre os concluintes do mesmo curso e os de Educação Física na escala AE (n.sig.=0,05). Os resultados gerais são discutidos com base em modelos cognitivistas sociais da motivação e em variáveis socioculturais da amostra, sugerindo a necessidade de novos estudos sobre as variáveis motivacionais pesquisadas e sobre o instrumento utilizado. Também são indicadas estratégias para otimizar cada uma destas variáveis.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-06-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:39:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:39:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15613
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 9733069226330838
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15613
identifier_str_mv 9733069226330838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15613/1/ccv_ppgpsico_dr_Valdete_MR.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4466f60599cb5e8a5f44fd549501d1b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790729507340288