Motivação de professores universitários: uma busca pela compreensão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06122022-163337/ |
Resumo: | O principal objetivo deste trabalho foi aprofundar os conhecimentos sobre a motivação dos docentes de Instituições Federais de Ensino Superior, notadamente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na busca de mecanismos que possam contribuir para a melhoria do nível motivacional dos professores. A pesquisa de campo envolveu três momentos: um primeiro, no qual foram coletados dados por meio de um questionário; um segundo, quando foram realizadas entrevistas com o nível de direção da instituição; e, um terceiro, procedendo a uma segunda coleta de dados, utilizando o focus group interview. O tratamento de todo esse material exigiu a utilização de uma técnica denominada triangulação. No caso dos dados quantitativos foi utilizada a análise de variância, com variáveis dummies e as entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo. O focus group já apresenta uma sinopse preliminar logo após sua aplicação. Essas três vertentes, foram analisadas de forma interativa e cruzada, para que se pudesse obter consistência nos resultados. O levantamento bibliográfico foi realizado com o intuito de fundamentar o estudo da motivação, da situação das universidades públicas brasileiras e da importância de uma nova política de incentivos docentes, frente às decisões tomadas pelo Governo Federal. A teoria da expectância foi a que deu sustentação maior a toda a pesquisa. A UFMS, é uma universidade emergente, tendo apenas 25 anos de existência. Situa-se em um estado eminentemente agropecuário, com baixa densidade demográfica e com um setor industrial incipiente, o que toma difícil a fixação de profissionais bem qualificados para o desenvolvimento de pesquisas. Além disso, à semelhança das demais Instituições Federais de Ensino Superior - no Brasil, vem sofrendo uma série de dificuldades decorrentes das medidas económicas e administrativas adotadas no país. As práticas e políticas de recursos humanos são restritas e requerem direcionamento específico para aumentar a motivação dos docentes para a pesquisa. Portanto, um diagnóstico da força motivacional e a identificação dos fatores relacionados ao desempenho dos professores constitui-se em condição essencial para uma política de recursos humanos, particularmente para melhorar a quantidade e qualidade das pesquisas realizadas e sustentar o crescimento em um ambiente que acena com a transformação dos critérios de sustentação dessas instituições. |
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Motivação de professores universitários: uma busca pela compreensãoMotivation of university professors: a quest for understandingHigher Education TeachersMotivaçãoMotivationProfessores de ensino superiorO principal objetivo deste trabalho foi aprofundar os conhecimentos sobre a motivação dos docentes de Instituições Federais de Ensino Superior, notadamente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na busca de mecanismos que possam contribuir para a melhoria do nível motivacional dos professores. A pesquisa de campo envolveu três momentos: um primeiro, no qual foram coletados dados por meio de um questionário; um segundo, quando foram realizadas entrevistas com o nível de direção da instituição; e, um terceiro, procedendo a uma segunda coleta de dados, utilizando o focus group interview. O tratamento de todo esse material exigiu a utilização de uma técnica denominada triangulação. No caso dos dados quantitativos foi utilizada a análise de variância, com variáveis dummies e as entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo. O focus group já apresenta uma sinopse preliminar logo após sua aplicação. Essas três vertentes, foram analisadas de forma interativa e cruzada, para que se pudesse obter consistência nos resultados. O levantamento bibliográfico foi realizado com o intuito de fundamentar o estudo da motivação, da situação das universidades públicas brasileiras e da importância de uma nova política de incentivos docentes, frente às decisões tomadas pelo Governo Federal. A teoria da expectância foi a que deu sustentação maior a toda a pesquisa. A UFMS, é uma universidade emergente, tendo apenas 25 anos de existência. Situa-se em um estado eminentemente agropecuário, com baixa densidade demográfica e com um setor industrial incipiente, o que toma difícil a fixação de profissionais bem qualificados para o desenvolvimento de pesquisas. Além disso, à semelhança das demais Instituições Federais de Ensino Superior - no Brasil, vem sofrendo uma série de dificuldades decorrentes das medidas económicas e administrativas adotadas no país. As práticas e políticas de recursos humanos são restritas e requerem direcionamento específico para aumentar a motivação dos docentes para a pesquisa. Portanto, um diagnóstico da força motivacional e a identificação dos fatores relacionados ao desempenho dos professores constitui-se em condição essencial para uma política de recursos humanos, particularmente para melhorar a quantidade e qualidade das pesquisas realizadas e sustentar o crescimento em um ambiente que acena com a transformação dos critérios de sustentação dessas instituições.The main goal of this work was to deepen the knowledge about the professors motivation of the Federal Institutions of Superior Teaching, more specifically, of Mato Grosso do Sul Federal University, in search of mechanisms that can contribute to the professors motivational level improvement. The field research involved three moments: first, data were collected through a questionnaire; second, interviews were carried out with an institution direction level; and, third, proceeding a second data collection, using the focus group interview. The handling of this material demanded the use of a technique named triangulation. In the case of quantitative data, a variance analysis was used with variable dummies and the interviews were submitted to the analysis of content. The focus group already showed a preliminar synopsis right after its application. These three ways were analysed in an interactive form so it could obtain consistency in the results. The bibliographic survey was fulfilled trying to base the study of motivation, the situation of the Brazilian public universities and the importance of a new professors incentive policy due to the decisions made by Federal Government. The Expectancy Theory was the one that sustained the major part of the research. The UFMS is an emergent university with only 25 years of existence. It\'s located in an eminently agricultural state with low demographic density and an incipient industrial sector, what makes more difficult the settlement of well-qualified professionals for the researches development. Furthermore, to the equality of others Superior Teaching Federal Institutions in Brazil, the UFMS has been suffering a series of difficulties due to economical and administrative adopted measures in the country. The human resources practisings and politics are restrict and demand specific direction to increase professors motivation to research. Therefore, a diagnosis of motivational strength and the identification of factors related to the professors achievement constitutes in essential condition of a Human Resources Policy, particularly to improve the quantity and quality of the conducted researches as well as to sustain the growth in environment that signalises with the transformation of the sustaining críterias of these institutions.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVasconcellos, Eduardo Pinheiro Gondim deOliveira, Marilene Olivier Ferreira de2000-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06122022-163337/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-12-06T18:38:55Zoai:teses.usp.br:tde-06122022-163337Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-12-06T18:38:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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