Uma proposta de avaliação e intervenção psicológica no enfrentamento da dor em bailarinos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15738 |
Resumo: | Bailarinos convivem com a dor devido ao treinamento intenso, prejudicando o desempenho e a qualidade de vida, havendo processos psicológicos que podem interferir no enfrentamento da dor. Esta pesquisa verificou os efeitos de uma intervenção psicológica centrada no enfrentamento (coping) da dor em bailarinos, analisando os processos psicológicos relacionados ao coping (estresse, dependência de exercício, ansiedade e autoeficácia), assim como suas relações com a qualidade de vida e o desempenho técnico. Participaram 19 bailarinas semiprofissionais (12-17 anos), em uma escola de dança de Curitiba-PR. O delineamento longitudinal seguiu as etapas de treinamento das bailarinas, por um ano, avaliando-se indicadores comportamentais e psicofisiológicos: 1) na Etapa Preparatória, mediu-se o cortisol salivar e capilar, e aplicou-se três escalas gerais - a Escala de Stress para Adolescentes, o Inventário de Ansiedade Traço e Estado e o Pediatric Quality of Life Inventory e duas escalas específicas - o Exercise Dependence Scale-21 e a Escala de Autoeficácia para Bailarinos, validadas previamente nesta pesquisa em uma amostra de 442 bailarinos, usando a Teoria de Resposta ao Item e análise de redes; 2) na Etapa Competitiva 1, reaplicou-se as duas escalas específicas, além de outras seis - o Inventário de Ansiedade-Estado Competitiva, a Lista de Sintomas de Stress Pré-Competitivo Infanto-Juvenil, o Questionário de Estresse e Recuperação para Atletas, o Athletic Coping Skills Inventory 24-BR, o Questionário sobre Qualidade de Vida de Atletas e o Inventário de Coping da Dor para Bailarinos, também validados, e as medidas psicofisiológicas; 3) na Etapa de Transição, aplicou-se um programa de intervenção no enfrentamento da dor, com 8 sessões semanais de 45 minutos filmadas, especialmente elaborado, usando Imagery Training, um Jogo de Coping da Dor, Diário da Dor e o Questionário para Imaginação na Dança; 4) na Etapa Competitiva 2, reaplicou-se os instrumentos, incluindo um Scouting Técnico para a Dança. Adotou-se uma perspectiva desenvolvimentista na análise dos dados, com base na Teoria Motivacional do Coping. Evidenciou-se estresse crônico pelo cortisol salivar e capilar. Houve diferenças significativas entre as etapas de treinamento na autoeficácia física e psicológica, e na dependência de exercícios. O Método JT mostrou mudança pós-intervenção positiva e confiável nos indicadores de autoconfiança (bailarina 3- B3); estressores: intrínsecos fisiológicos e cognitivos/emocionais (B6), extrínsecos sociais (B2, B6); níveis de estresse geral e específico da dança (B2); e componentes não promotores da qualidade de vida (B6). Houve mudança negativa confiável nos estressores: intrínsecos fisiológicos e cognitivos/emocionais (B12); estresse geral (B7, B11, B12); e componentes promotores da qualidade de vida (B1). A análise dos relatos verbais pelo IRAMUTEQ e do Diário da Dor indicou redução na frequência e intensidade da dor e mudanças nas estratégias de enfrentamento. Segundo juízes, a mediação da intervenção promoveu mais a estrutura do que o envolvimento e a autonomia das bailarinas. Conclui-se que essa intervenção pode ser replicada em outros bailarinos, já que houve melhora nas condições psicológicas das participantes. Estas relataram satisfação em participar da pesquisa, bem como a aprendizagem sobre os processos psicológicos, estratégias de enfrentamento adaptativas e as relações da Psicologia com a dança. |
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Silva, Andressa Melina Becker daPontifícia Universidade Católica de CampinasEnumo, Sônia Regina Fiorim2022-02-16T18:42:10Z2022-02-16T18:42:10Z2016-02-22http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/157382944848333102492Bailarinos convivem com a dor devido ao treinamento intenso, prejudicando o desempenho e a qualidade de vida, havendo processos psicológicos que podem interferir no enfrentamento da dor. Esta pesquisa verificou os efeitos de uma intervenção psicológica centrada no enfrentamento (coping) da dor em bailarinos, analisando os processos psicológicos relacionados ao coping (estresse, dependência de exercício, ansiedade e autoeficácia), assim como suas relações com a qualidade de vida e o desempenho técnico. Participaram 19 bailarinas semiprofissionais (12-17 anos), em uma escola de dança de Curitiba-PR. O delineamento longitudinal seguiu as etapas de treinamento das bailarinas, por um ano, avaliando-se indicadores comportamentais e psicofisiológicos: 1) na Etapa Preparatória, mediu-se o cortisol salivar e capilar, e aplicou-se três escalas gerais - a Escala de Stress para Adolescentes, o Inventário de Ansiedade Traço e Estado e o Pediatric Quality of Life Inventory e duas escalas específicas - o Exercise Dependence Scale-21 e a Escala de Autoeficácia para Bailarinos, validadas previamente nesta pesquisa em uma amostra de 442 bailarinos, usando a Teoria de Resposta ao Item e análise de redes; 2) na Etapa Competitiva 1, reaplicou-se as duas escalas específicas, além de outras seis - o Inventário de Ansiedade-Estado Competitiva, a Lista de Sintomas de Stress Pré-Competitivo Infanto-Juvenil, o Questionário de Estresse e Recuperação para Atletas, o Athletic Coping Skills Inventory 24-BR, o Questionário sobre Qualidade de Vida de Atletas e o Inventário de Coping da Dor para Bailarinos, também validados, e as medidas psicofisiológicas; 3) na Etapa de Transição, aplicou-se um programa de intervenção no enfrentamento da dor, com 8 sessões semanais de 45 minutos filmadas, especialmente elaborado, usando Imagery Training, um Jogo de Coping da Dor, Diário da Dor e o Questionário para Imaginação na Dança; 4) na Etapa Competitiva 2, reaplicou-se os instrumentos, incluindo um Scouting Técnico para a Dança. Adotou-se uma perspectiva desenvolvimentista na análise dos dados, com base na Teoria Motivacional do Coping. Evidenciou-se estresse crônico pelo cortisol salivar e capilar. Houve diferenças significativas entre as etapas de treinamento na autoeficácia física e psicológica, e na dependência de exercícios. O Método JT mostrou mudança pós-intervenção positiva e confiável nos indicadores de autoconfiança (bailarina 3- B3); estressores: intrínsecos fisiológicos e cognitivos/emocionais (B6), extrínsecos sociais (B2, B6); níveis de estresse geral e específico da dança (B2); e componentes não promotores da qualidade de vida (B6). Houve mudança negativa confiável nos estressores: intrínsecos fisiológicos e cognitivos/emocionais (B12); estresse geral (B7, B11, B12); e componentes promotores da qualidade de vida (B1). A análise dos relatos verbais pelo IRAMUTEQ e do Diário da Dor indicou redução na frequência e intensidade da dor e mudanças nas estratégias de enfrentamento. Segundo juízes, a mediação da intervenção promoveu mais a estrutura do que o envolvimento e a autonomia das bailarinas. Conclui-se que essa intervenção pode ser replicada em outros bailarinos, já que houve melhora nas condições psicológicas das participantes. Estas relataram satisfação em participar da pesquisa, bem como a aprendizagem sobre os processos psicológicos, estratégias de enfrentamento adaptativas e as relações da Psicologia com a dança.Dancers live with pain due to intense training, which may affect performance and quality of life, there are psychological processes could interfere in the pain coping. This research examined the effects of a psychological intervention focused on coping of pain in dancers, analyzing the psychological processes related to coping (stress, exercise dependence, anxiety and self-efficacy) and its relationship to quality of life and technical performance. Participants included 19 semi-professional dancers (12-17 years) in a dance school in Curitiba-PR., Brasil. A longitudinal design followed the training phases of the dancers, for a year, assessing behavioral and psychophysiological indicators: 1) The Preparatory Phase measured cortisol in saliva and hair and three general scales - the Stress Scale for Teens, the Trait Anxiety Inventory and State and the Pediatric Quality of Life Inventory - and two specific scales - the Exercise Dependence Scale-21 and Self-efficacy scale for Dancers, previously validated in this research in a sample of 442 dancers, using the Item Response Theory and network analysis were applied; 2) The Competition Phase 1, the two specific scales were reapplied, as well as six others - Inventory of Competitive Anxiety State, the List of Symptoms of Stress Pre-Competitive Children and Youth, Stress Questionnaire and Recovery for Athletes, Athletic Coping Skills Inventory-24-BR, the Questionnaire on Athletes' Quality of Life and Pain Coping Inventory for Dancers, also validated, and psychophysiological measures were applied; 3) The Transition Phase, was composed of an pain coping intervention program, with 8 week -45 minutes sessions. Sessions were filmed and were specially tailored using Imagery Training, one Pain Coping Game, Pain Diary and Questionnaire for Imagination in Dance; 4) Competitive Phase 2, instruments were reapplied including a Technical Scouting for dance. A developmental perspective was adopted for analyzing the data, based on the Motivational Theory of Coping. It was evidenced chronic stress by salivary and hair cortisol. Significant differences between training phases in physical and psychological self-efficacy and dependence of exercises were found. The JT method showed a positive and reliable post-intervention change in confidence indicators (B3); stressors: intrinsic physiological and cognitive/emotional (B6), social extrinsic (B2, B6); levels of general and specific to dance stress (B2); and non promoting components of quality of life (B6). There was reliable negative change in intrinsic physiological and cognitive / emotional stressors (B12); general stress (B7, B11, B12); components and promoters of quality of life (B1). The analysis of verbal reports by IRAMUTEQ and the Pain Diary showed reduction in the frequency and intensity of pain and changes in coping strategies. According to judges, mediation intervention provided more structure than promoted the involvement and empowerment of dancers. This study concludes that this intervention can be replicated in other teenage dancers, considering that there was improvement in psychological conditions of the participants. They reported satisfaction to participate of this study, even the learning about the psychological process, adaptive ways of coping and the relationships of the Psychology with the dance.porPUC-Campinasestratégias de enfrentamentodorbailarinosadolescênciaimaginaçãocoping strategiespaindancersadolescenceimaginationUma proposta de avaliação e intervenção psicológica no enfrentamento da dor em bailarinosA proposal of evaluation and psychological intervention in pain coping in dancersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6611875189543103Machado, Wagner de LaraNakano, Tatiana de CássiaMachado, Afonso AntonioCarvalho, Lucas de Francisco511668293854108180920498707809857187043278444951CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_dr_Andressa_MBS.pdfccv_ppgpsico_dr_Andressa_MBS.pdfapplication/pdf5234274http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15738/1/ccv_ppgpsico_dr_Andressa_MBS.pdff35ee46fda0affc7255e579fb9a57664MD51123456789/157382022-09-02 11:36:54.669oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15738Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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