A desigualdade no programa universidade para todos: revisão de literatura na plataforma SciELO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Antonio Marcos Noronha dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16559
Resumo: A dissertação tem como objeto as desigualdades sociais, em especial as manifestas no âmbito educacional, compreendidas a partir do Programa Universidade para Todos, por meio de dados coletados da Plataforma SciELO. Desde o início do século XXI, o ensino superior no Brasil foi marcado por grandes transformações, principalmente quando nos referimos às políticas públicas, mais especificamente às ações afirmativas implantadas no início dos anos 2000, sendo estas indispensáveis para o enfrentamento das desigualdades sociais e raciais no país. A implementação das ações afirmativas no ensino superior, tanto público como privado, ganhou destaque no país pela inserção das camadas mais pobres, em sua maioria pretos e pardos, pelos programas de cotas, como também pelas polêmicas em torno dessas medidas junto a professores, políticos e à sociedade em geral. Para o setor privado, que concentra a maioria das matrículas de estudantes no ensino superior brasileiro, destaca-se o Programa Universidade Para Todos (ProUni) implementado em 2005. O desenho do programa prevê que a concessão de bolsas deve acompanhar o percentual de cidadãos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos, na respectiva unidade da Federação. O problema da investigação consiste na pergunta: como a inclusão e a permanência de estudantes pelos critérios étnico-raciais tem sido tratada na literatura especializada sobre o ProUni de 2005 a 2020, especificamente por meio da base Scientific Electronic Library Online? A hipótese da pesquisa é de que o ProUni avança na diminuição da desigualdade social na criação de oportunidades para segmentos desconsiderados de políticas sociais, mas sem conseguir efetivar plenamente a promoção de direitos de indígenas, pardos ou pretos, na consideração de que não bastam vagas em universidades, bem como sua permanência. Assim, essa pesquisa tem por objetivo analisar como a inclusão e a permanência de estudantes pelos critérios étnico-raciais tem sido tratada na literatura especializada sobre o ProUni de 2005 a 2020, especificamente por meio da base Scientific Electronic Library Online. O método refere-se à pesquisa bibliográfica, documental e exploratória. Como resultado, a pesquisa confirmou a hipótese por meio de diferentes estudos e ainda evidenciou: (i) a desigualdade social, econômica e racial está presente no Brasil, especificamente na educação superior (ii) As ações afirmativas demonstram ser necessárias no campo da educação superior e (iii) a desigualdade educacional atinge a camada mais pobre dos estudantes universitários, principalmente pretos, pardos e indígenas.
id PCAM_f9a1588b00a64f7ec9a0026ef11e3d81
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16559
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Santos, Antonio Marcos Noronha dosPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Mendonça, Samuel2022-04-11T13:09:40Z2022-04-11T13:09:40Z2021-12-20http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/165596356856399946089A dissertação tem como objeto as desigualdades sociais, em especial as manifestas no âmbito educacional, compreendidas a partir do Programa Universidade para Todos, por meio de dados coletados da Plataforma SciELO. Desde o início do século XXI, o ensino superior no Brasil foi marcado por grandes transformações, principalmente quando nos referimos às políticas públicas, mais especificamente às ações afirmativas implantadas no início dos anos 2000, sendo estas indispensáveis para o enfrentamento das desigualdades sociais e raciais no país. A implementação das ações afirmativas no ensino superior, tanto público como privado, ganhou destaque no país pela inserção das camadas mais pobres, em sua maioria pretos e pardos, pelos programas de cotas, como também pelas polêmicas em torno dessas medidas junto a professores, políticos e à sociedade em geral. Para o setor privado, que concentra a maioria das matrículas de estudantes no ensino superior brasileiro, destaca-se o Programa Universidade Para Todos (ProUni) implementado em 2005. O desenho do programa prevê que a concessão de bolsas deve acompanhar o percentual de cidadãos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos, na respectiva unidade da Federação. O problema da investigação consiste na pergunta: como a inclusão e a permanência de estudantes pelos critérios étnico-raciais tem sido tratada na literatura especializada sobre o ProUni de 2005 a 2020, especificamente por meio da base Scientific Electronic Library Online? A hipótese da pesquisa é de que o ProUni avança na diminuição da desigualdade social na criação de oportunidades para segmentos desconsiderados de políticas sociais, mas sem conseguir efetivar plenamente a promoção de direitos de indígenas, pardos ou pretos, na consideração de que não bastam vagas em universidades, bem como sua permanência. Assim, essa pesquisa tem por objetivo analisar como a inclusão e a permanência de estudantes pelos critérios étnico-raciais tem sido tratada na literatura especializada sobre o ProUni de 2005 a 2020, especificamente por meio da base Scientific Electronic Library Online. O método refere-se à pesquisa bibliográfica, documental e exploratória. Como resultado, a pesquisa confirmou a hipótese por meio de diferentes estudos e ainda evidenciou: (i) a desigualdade social, econômica e racial está presente no Brasil, especificamente na educação superior (ii) As ações afirmativas demonstram ser necessárias no campo da educação superior e (iii) a desigualdade educacional atinge a camada mais pobre dos estudantes universitários, principalmente pretos, pardos e indígenas.The social inequalities are the object of this thesis, especially those manifested in the educational field, understood from the Programa Universidade para Todos, through data collected from the SciELO Platform. Since the beginning of the 21st century, higher education in Brazil has been marked by major transformations, especially about public policies, more specifically to the affirmative actions implemented in the early 2000s, which are indispensable for confronting social and racial inequalities in the country. The implementation of affirmative actions in public and private higher education was highlighted by the inclusion of the poorest sections of the population, composed mostly by black and brown people, by the quota programs, as well as by the controversies around these measures with teachers, politicians and to society in general. For the private sector, which concentrates the majority of student enrollments in Brazilian higher education, the Programa Universidade para Todos (ProUni) stands out implemented in 2005. The design of the program provides that the granting of scholarships must follow the percentage of selfdeclared indigenous, brown or black citizens in the respective federated state. The main question of this investigation: how has the inclusion and retention of students based on ethnic-racial criteria been addressed in the specialized literature about ProUni from 2005 to 2020, specifically through the Scientific Electronic Library Online database? The hypothesis of this research is that ProUni advances in reducing social inequality by creating opportunities for segments that are disregard in social policies, but it is not able to promote the rights of indigenous, brown or black people. Slots for these students at universities are necessary, but so is the permanence of them in these institutions. Thus, this research intends to analyze how the inclusion and retention of students by ethnic-racial criteria has been addressed in the specialized literature on ProUni from 2005 to 2020, specifically through the Scientific Electronic Library Online database. The method is bibliographic, documentary and exploratory research. As a result, this research confirmed the hypothesis through different studies and showed: (i) social, economic and racial inequality is present in Brazil, specifically in higher education, (ii) affirmative actions prove to be necessary in the field of education higher education and (iii) educational inequality affects the poorest strata of university students, mainly blacks, browns and indigenous peoples.Não recebi financiamentoporPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Ações afirmativasDesigualdadeEnsino superiorProUniAffirmative actionsInequalityHigher educationA desigualdade no programa universidade para todos: revisão de literatura na plataforma SciELOInequality in the Programa Universidade para Todos: literature review on the SciELO platforminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6369572439782922Vitorino, Artur José RendaFarinon, Mauricio João38110041086704304662963864148313Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA)EducaçãoOnlineNão se aplicaLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-80http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16559/2/license.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINALcchsa_ppgedu_me_Antonio_MNS.pdfcchsa_ppgedu_me_Antonio_MNS.pdfapplication/pdf925382http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16559/1/cchsa_ppgedu_me_Antonio_MNS.pdf2fb276917d034c9f13fe262ad0803454MD51123456789/165592022-10-24 12:31:53.048oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16559Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-24T14:31:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A desigualdade no programa universidade para todos: revisão de literatura na plataforma SciELO
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Inequality in the Programa Universidade para Todos: literature review on the SciELO platform
title A desigualdade no programa universidade para todos: revisão de literatura na plataforma SciELO
spellingShingle A desigualdade no programa universidade para todos: revisão de literatura na plataforma SciELO
Santos, Antonio Marcos Noronha dos
Ações afirmativas
Desigualdade
Ensino superior
ProUni
Affirmative actions
Inequality
Higher education
title_short A desigualdade no programa universidade para todos: revisão de literatura na plataforma SciELO
title_full A desigualdade no programa universidade para todos: revisão de literatura na plataforma SciELO
title_fullStr A desigualdade no programa universidade para todos: revisão de literatura na plataforma SciELO
title_full_unstemmed A desigualdade no programa universidade para todos: revisão de literatura na plataforma SciELO
title_sort A desigualdade no programa universidade para todos: revisão de literatura na plataforma SciELO
author Santos, Antonio Marcos Noronha dos
author_facet Santos, Antonio Marcos Noronha dos
author_role author
dc.contributor.institution.pt_BR.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Antonio Marcos Noronha dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendonça, Samuel
contributor_str_mv Mendonça, Samuel
dc.subject.por.fl_str_mv Ações afirmativas
Desigualdade
Ensino superior
ProUni
Affirmative actions
Inequality
Higher education
topic Ações afirmativas
Desigualdade
Ensino superior
ProUni
Affirmative actions
Inequality
Higher education
description A dissertação tem como objeto as desigualdades sociais, em especial as manifestas no âmbito educacional, compreendidas a partir do Programa Universidade para Todos, por meio de dados coletados da Plataforma SciELO. Desde o início do século XXI, o ensino superior no Brasil foi marcado por grandes transformações, principalmente quando nos referimos às políticas públicas, mais especificamente às ações afirmativas implantadas no início dos anos 2000, sendo estas indispensáveis para o enfrentamento das desigualdades sociais e raciais no país. A implementação das ações afirmativas no ensino superior, tanto público como privado, ganhou destaque no país pela inserção das camadas mais pobres, em sua maioria pretos e pardos, pelos programas de cotas, como também pelas polêmicas em torno dessas medidas junto a professores, políticos e à sociedade em geral. Para o setor privado, que concentra a maioria das matrículas de estudantes no ensino superior brasileiro, destaca-se o Programa Universidade Para Todos (ProUni) implementado em 2005. O desenho do programa prevê que a concessão de bolsas deve acompanhar o percentual de cidadãos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos, na respectiva unidade da Federação. O problema da investigação consiste na pergunta: como a inclusão e a permanência de estudantes pelos critérios étnico-raciais tem sido tratada na literatura especializada sobre o ProUni de 2005 a 2020, especificamente por meio da base Scientific Electronic Library Online? A hipótese da pesquisa é de que o ProUni avança na diminuição da desigualdade social na criação de oportunidades para segmentos desconsiderados de políticas sociais, mas sem conseguir efetivar plenamente a promoção de direitos de indígenas, pardos ou pretos, na consideração de que não bastam vagas em universidades, bem como sua permanência. Assim, essa pesquisa tem por objetivo analisar como a inclusão e a permanência de estudantes pelos critérios étnico-raciais tem sido tratada na literatura especializada sobre o ProUni de 2005 a 2020, especificamente por meio da base Scientific Electronic Library Online. O método refere-se à pesquisa bibliográfica, documental e exploratória. Como resultado, a pesquisa confirmou a hipótese por meio de diferentes estudos e ainda evidenciou: (i) a desigualdade social, econômica e racial está presente no Brasil, especificamente na educação superior (ii) As ações afirmativas demonstram ser necessárias no campo da educação superior e (iii) a desigualdade educacional atinge a camada mais pobre dos estudantes universitários, principalmente pretos, pardos e indígenas.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-11T13:09:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-11T13:09:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16559
dc.identifier.lattes.pt_BR.fl_str_mv 6356856399946089
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16559
identifier_str_mv 6356856399946089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16559/2/license.txt
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16559/1/cchsa_ppgedu_me_Antonio_MNS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
2fb276917d034c9f13fe262ad0803454
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790720324960256