O Prouni no ingresso à universidade:: desvantagens iniciais e perspectivas futuras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felicetti, Vera Lucia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Batista , Gilza Carla Temoteo Melo, Kucybala, Fabíola dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10504
Resumo: Este artigo apresenta um estudo sobre o ingresso de estudantes em uma universidade comunitária localizada no centro-oeste do Brasil em 2005, e compara ingressantes pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) com os não ingressantes pelo programa. O artigo é resultado de uma pesquisa quantitativa realizada em 2020. Os dados mostram a conclusão ou não do curso superior, comparando licenciatura, bacharelado e ser ou não bolsista; mostra, ainda, a faixa etária, o sexo e o curso de ingresso. As variáveis analisadas proporcionam elementos para subsidiar o aprimoramento das ações afirmativas e sinalizam a importância dessas ações no contexto da Educação Superior, para que os estudantes consigam chegar a esse nível de ensino e terem melhores perspectivas de vida em sociedade.
id UNEMAT-1_a5884fb855da7218d2469680c3bb0aa2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10504
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling O Prouni no ingresso à universidade:: desvantagens iniciais e perspectivas futurasEducação superiorAções afirmativasProUniEste artigo apresenta um estudo sobre o ingresso de estudantes em uma universidade comunitária localizada no centro-oeste do Brasil em 2005, e compara ingressantes pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) com os não ingressantes pelo programa. O artigo é resultado de uma pesquisa quantitativa realizada em 2020. Os dados mostram a conclusão ou não do curso superior, comparando licenciatura, bacharelado e ser ou não bolsista; mostra, ainda, a faixa etária, o sexo e o curso de ingresso. As variáveis analisadas proporcionam elementos para subsidiar o aprimoramento das ações afirmativas e sinalizam a importância dessas ações no contexto da Educação Superior, para que os estudantes consigam chegar a esse nível de ensino e terem melhores perspectivas de vida em sociedade.Unemat Editora2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1050410.30681/reps.v14i1.10504Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 1 (2023): A universidade e sua interface com os diferentes níveis e modalidades de ensino; 205-2212236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10504/7591Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFelicetti, Vera LuciaBatista , Gilza Carla Temoteo MeloKucybala, Fabíola dos Santos2023-12-13T02:15:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10504Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-12-13T02:15:46Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv O Prouni no ingresso à universidade:: desvantagens iniciais e perspectivas futuras
title O Prouni no ingresso à universidade:: desvantagens iniciais e perspectivas futuras
spellingShingle O Prouni no ingresso à universidade:: desvantagens iniciais e perspectivas futuras
Felicetti, Vera Lucia
Educação superior
Ações afirmativas
ProUni
title_short O Prouni no ingresso à universidade:: desvantagens iniciais e perspectivas futuras
title_full O Prouni no ingresso à universidade:: desvantagens iniciais e perspectivas futuras
title_fullStr O Prouni no ingresso à universidade:: desvantagens iniciais e perspectivas futuras
title_full_unstemmed O Prouni no ingresso à universidade:: desvantagens iniciais e perspectivas futuras
title_sort O Prouni no ingresso à universidade:: desvantagens iniciais e perspectivas futuras
author Felicetti, Vera Lucia
author_facet Felicetti, Vera Lucia
Batista , Gilza Carla Temoteo Melo
Kucybala, Fabíola dos Santos
author_role author
author2 Batista , Gilza Carla Temoteo Melo
Kucybala, Fabíola dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felicetti, Vera Lucia
Batista , Gilza Carla Temoteo Melo
Kucybala, Fabíola dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Ações afirmativas
ProUni
topic Educação superior
Ações afirmativas
ProUni
description Este artigo apresenta um estudo sobre o ingresso de estudantes em uma universidade comunitária localizada no centro-oeste do Brasil em 2005, e compara ingressantes pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) com os não ingressantes pelo programa. O artigo é resultado de uma pesquisa quantitativa realizada em 2020. Os dados mostram a conclusão ou não do curso superior, comparando licenciatura, bacharelado e ser ou não bolsista; mostra, ainda, a faixa etária, o sexo e o curso de ingresso. As variáveis analisadas proporcionam elementos para subsidiar o aprimoramento das ações afirmativas e sinalizam a importância dessas ações no contexto da Educação Superior, para que os estudantes consigam chegar a esse nível de ensino e terem melhores perspectivas de vida em sociedade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10504
10.30681/reps.v14i1.10504
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10504
identifier_str_mv 10.30681/reps.v14i1.10504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10504/7591
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 1 (2023): A universidade e sua interface com os diferentes níveis e modalidades de ensino; 205-221
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210927631466496