O Prouni no ingresso à universidade:: desvantagens iniciais e perspectivas futuras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10504 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo sobre o ingresso de estudantes em uma universidade comunitária localizada no centro-oeste do Brasil em 2005, e compara ingressantes pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) com os não ingressantes pelo programa. O artigo é resultado de uma pesquisa quantitativa realizada em 2020. Os dados mostram a conclusão ou não do curso superior, comparando licenciatura, bacharelado e ser ou não bolsista; mostra, ainda, a faixa etária, o sexo e o curso de ingresso. As variáveis analisadas proporcionam elementos para subsidiar o aprimoramento das ações afirmativas e sinalizam a importância dessas ações no contexto da Educação Superior, para que os estudantes consigam chegar a esse nível de ensino e terem melhores perspectivas de vida em sociedade. |
id |
UNEMAT-1_a5884fb855da7218d2469680c3bb0aa2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10504 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
O Prouni no ingresso à universidade:: desvantagens iniciais e perspectivas futurasEducação superiorAções afirmativasProUniEste artigo apresenta um estudo sobre o ingresso de estudantes em uma universidade comunitária localizada no centro-oeste do Brasil em 2005, e compara ingressantes pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) com os não ingressantes pelo programa. O artigo é resultado de uma pesquisa quantitativa realizada em 2020. Os dados mostram a conclusão ou não do curso superior, comparando licenciatura, bacharelado e ser ou não bolsista; mostra, ainda, a faixa etária, o sexo e o curso de ingresso. As variáveis analisadas proporcionam elementos para subsidiar o aprimoramento das ações afirmativas e sinalizam a importância dessas ações no contexto da Educação Superior, para que os estudantes consigam chegar a esse nível de ensino e terem melhores perspectivas de vida em sociedade.Unemat Editora2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1050410.30681/reps.v14i1.10504Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 1 (2023): A universidade e sua interface com os diferentes níveis e modalidades de ensino; 205-2212236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10504/7591Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFelicetti, Vera LuciaBatista , Gilza Carla Temoteo MeloKucybala, Fabíola dos Santos2023-12-13T02:15:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10504Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-12-13T02:15:46Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Prouni no ingresso à universidade:: desvantagens iniciais e perspectivas futuras |
title |
O Prouni no ingresso à universidade:: desvantagens iniciais e perspectivas futuras |
spellingShingle |
O Prouni no ingresso à universidade:: desvantagens iniciais e perspectivas futuras Felicetti, Vera Lucia Educação superior Ações afirmativas ProUni |
title_short |
O Prouni no ingresso à universidade:: desvantagens iniciais e perspectivas futuras |
title_full |
O Prouni no ingresso à universidade:: desvantagens iniciais e perspectivas futuras |
title_fullStr |
O Prouni no ingresso à universidade:: desvantagens iniciais e perspectivas futuras |
title_full_unstemmed |
O Prouni no ingresso à universidade:: desvantagens iniciais e perspectivas futuras |
title_sort |
O Prouni no ingresso à universidade:: desvantagens iniciais e perspectivas futuras |
author |
Felicetti, Vera Lucia |
author_facet |
Felicetti, Vera Lucia Batista , Gilza Carla Temoteo Melo Kucybala, Fabíola dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Batista , Gilza Carla Temoteo Melo Kucybala, Fabíola dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felicetti, Vera Lucia Batista , Gilza Carla Temoteo Melo Kucybala, Fabíola dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior Ações afirmativas ProUni |
topic |
Educação superior Ações afirmativas ProUni |
description |
Este artigo apresenta um estudo sobre o ingresso de estudantes em uma universidade comunitária localizada no centro-oeste do Brasil em 2005, e compara ingressantes pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) com os não ingressantes pelo programa. O artigo é resultado de uma pesquisa quantitativa realizada em 2020. Os dados mostram a conclusão ou não do curso superior, comparando licenciatura, bacharelado e ser ou não bolsista; mostra, ainda, a faixa etária, o sexo e o curso de ingresso. As variáveis analisadas proporcionam elementos para subsidiar o aprimoramento das ações afirmativas e sinalizam a importância dessas ações no contexto da Educação Superior, para que os estudantes consigam chegar a esse nível de ensino e terem melhores perspectivas de vida em sociedade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10504 10.30681/reps.v14i1.10504 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10504 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v14i1.10504 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10504/7591 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 1 (2023): A universidade e sua interface com os diferentes níveis e modalidades de ensino; 205-221 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210927631466496 |