Análise vocal (auditiva e acústica) nas disartrias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrillo,Luciane
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Ortiz,Karin Zazo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pró-fono (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872007000400010
Resumo: TEMA: as disfonias neurológicas são comuns nas disartrias e desempenham um importante papel no diagnóstico diferencial. A análise acústica da voz é importante para o entendimento dos distúrbios motores presentes nas disartrias. OBJETIVO: descrever auditiva e acusticamente a voz nos diferentes tipos de disartria. MÉTODO: 42 pacientes disártricos, 21 do sexo masculino e 21 do sexo feminino foram submetidos à análise perceptual-auditiva e acústica. Todos os pacientes foram submetidos à gravação da voz, tendo sido avaliados, na análise auditiva, tipo de voz, ressonância (equilibrada, hipernasal ou laringo-faríngea), loudness (adequado, diminuído ou aumentado), pitch (adequado, grave, agudo) ataque vocal (isocrônico, brusco ou soproso), e estabilidade (estável ou instável). Para a análise acústica foram utilizados os programas GRAM 5.1.7 para a análise da qualidade vocal e comportamento dos harmônicos na espectrografia e o Programa Vox Metria, para a obtenção das medidas objetivas. RESULTADOS: na análise auditiva os dados indicam que a voz rouca e soprosa foi a qualidade vocal mais presente, ressonância laringo-faríngea e instabilidade na emissão. Na acústica: traçado espectrográfico instável, ausência dos harmônicos superiores e presença de ruído entre os harmônicos e tempos máximos de fonação diminuídos. As medidas de Jitter, Shimmer e Glottal to Noise Excitation Ratio foram alteradas em todas disartrias. CONCLUSÃO: a análise acústica, complementar à perceptual-auditiva, auxilia no diagnóstico clínico das disartrias.
id PFPEF-1_8b0128646cd8ded283f7b786fa5e80e5
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-56872007000400010
network_acronym_str PFPEF-1
network_name_str Pró-fono (Online)
repository_id_str
spelling Análise vocal (auditiva e acústica) nas disartriasDisartriaDistúrbios da VozAcústica da FalaTEMA: as disfonias neurológicas são comuns nas disartrias e desempenham um importante papel no diagnóstico diferencial. A análise acústica da voz é importante para o entendimento dos distúrbios motores presentes nas disartrias. OBJETIVO: descrever auditiva e acusticamente a voz nos diferentes tipos de disartria. MÉTODO: 42 pacientes disártricos, 21 do sexo masculino e 21 do sexo feminino foram submetidos à análise perceptual-auditiva e acústica. Todos os pacientes foram submetidos à gravação da voz, tendo sido avaliados, na análise auditiva, tipo de voz, ressonância (equilibrada, hipernasal ou laringo-faríngea), loudness (adequado, diminuído ou aumentado), pitch (adequado, grave, agudo) ataque vocal (isocrônico, brusco ou soproso), e estabilidade (estável ou instável). Para a análise acústica foram utilizados os programas GRAM 5.1.7 para a análise da qualidade vocal e comportamento dos harmônicos na espectrografia e o Programa Vox Metria, para a obtenção das medidas objetivas. RESULTADOS: na análise auditiva os dados indicam que a voz rouca e soprosa foi a qualidade vocal mais presente, ressonância laringo-faríngea e instabilidade na emissão. Na acústica: traçado espectrográfico instável, ausência dos harmônicos superiores e presença de ruído entre os harmônicos e tempos máximos de fonação diminuídos. As medidas de Jitter, Shimmer e Glottal to Noise Excitation Ratio foram alteradas em todas disartrias. CONCLUSÃO: a análise acústica, complementar à perceptual-auditiva, auxilia no diagnóstico clínico das disartrias.Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872007000400010Pró-Fono Revista de Atualização Científica v.19 n.4 2007reponame:Pró-fono (Online)instname:Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)instacron:PFPEF10.1590/S0104-56872007000400010info:eu-repo/semantics/openAccessCarrillo,LucianeOrtiz,Karin Zazopor2008-01-15T00:00:00Zoai:scielo:S0104-56872007000400010Revistahttps://www.scielo.br/j/pfono/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@profono.com.br1809-399X0104-5687opendoar:2008-01-15T00:00Pró-fono (Online) - Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise vocal (auditiva e acústica) nas disartrias
title Análise vocal (auditiva e acústica) nas disartrias
spellingShingle Análise vocal (auditiva e acústica) nas disartrias
Carrillo,Luciane
Disartria
Distúrbios da Voz
Acústica da Fala
title_short Análise vocal (auditiva e acústica) nas disartrias
title_full Análise vocal (auditiva e acústica) nas disartrias
title_fullStr Análise vocal (auditiva e acústica) nas disartrias
title_full_unstemmed Análise vocal (auditiva e acústica) nas disartrias
title_sort Análise vocal (auditiva e acústica) nas disartrias
author Carrillo,Luciane
author_facet Carrillo,Luciane
Ortiz,Karin Zazo
author_role author
author2 Ortiz,Karin Zazo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrillo,Luciane
Ortiz,Karin Zazo
dc.subject.por.fl_str_mv Disartria
Distúrbios da Voz
Acústica da Fala
topic Disartria
Distúrbios da Voz
Acústica da Fala
description TEMA: as disfonias neurológicas são comuns nas disartrias e desempenham um importante papel no diagnóstico diferencial. A análise acústica da voz é importante para o entendimento dos distúrbios motores presentes nas disartrias. OBJETIVO: descrever auditiva e acusticamente a voz nos diferentes tipos de disartria. MÉTODO: 42 pacientes disártricos, 21 do sexo masculino e 21 do sexo feminino foram submetidos à análise perceptual-auditiva e acústica. Todos os pacientes foram submetidos à gravação da voz, tendo sido avaliados, na análise auditiva, tipo de voz, ressonância (equilibrada, hipernasal ou laringo-faríngea), loudness (adequado, diminuído ou aumentado), pitch (adequado, grave, agudo) ataque vocal (isocrônico, brusco ou soproso), e estabilidade (estável ou instável). Para a análise acústica foram utilizados os programas GRAM 5.1.7 para a análise da qualidade vocal e comportamento dos harmônicos na espectrografia e o Programa Vox Metria, para a obtenção das medidas objetivas. RESULTADOS: na análise auditiva os dados indicam que a voz rouca e soprosa foi a qualidade vocal mais presente, ressonância laringo-faríngea e instabilidade na emissão. Na acústica: traçado espectrográfico instável, ausência dos harmônicos superiores e presença de ruído entre os harmônicos e tempos máximos de fonação diminuídos. As medidas de Jitter, Shimmer e Glottal to Noise Excitation Ratio foram alteradas em todas disartrias. CONCLUSÃO: a análise acústica, complementar à perceptual-auditiva, auxilia no diagnóstico clínico das disartrias.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872007000400010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872007000400010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-56872007000400010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Pró-Fono Revista de Atualização Científica v.19 n.4 2007
reponame:Pró-fono (Online)
instname:Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
instacron:PFPEF
instname_str Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
instacron_str PFPEF
institution PFPEF
reponame_str Pró-fono (Online)
collection Pró-fono (Online)
repository.name.fl_str_mv Pró-fono (Online) - Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@profono.com.br
_version_ 1754821083131805696