Habilidades auditivas em crianças com dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abdo,Anila Gabriela Rotger
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Murphy,Cristina Ferraz Borges, Schochat,Eliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pró-fono (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000100006
Resumo: TEMA: processamento auditivo e comorbidades. OBJETIVOS: investigar o desempenho de crianças com dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em testes comportamentais de processamento auditivo, comparando-os com grupo controle. MÉTODO: foram avaliadas 30 crianças com idades entre 7 a 12 anos, sendo 10 pertencentes ao grupo controle, 10 pertencentes ao grupo com dislexia e 10 pertencentes ao grupo com TDAH. Os testes de processamento auditivo aplicados foram: fala com ruído, dicótico de dígitos e padrão de frequência. RESULTADOS: em relação ao teste fala com ruído, houve efeito de grupo entre TDAH e grupo controle (p < 0,001), sendo que o grupo com TDAH apresentou pior resultado; em relação ao teste dicótico de dígitos, houve efeito de grupo entre os três grupos avaliados (p < 0,001), com pior desempenho do grupo com TDAH, seguido do grupo com dislexia e grupo controle. Em relação ao Teste Padrão de Frequência, houve efeito de grupo considerado "marginal" (p = 0,056), com pior desempenho do grupo com TDAH, seguido do grupo com dislexia e grupo controle. CONCLUSÃO: grupo com TDAH apresentou pior desempenho em todos os testes aplicados, se comparado com os outros dois grupos, sugerindo uma estreita relação entre as habilidades de atenção e as habilidades de processamento auditivo avaliadas.
id PFPEF-1_8e79f1206238bb9f2375a1c36a6aefbf
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-56872010000100006
network_acronym_str PFPEF-1
network_name_str Pró-fono (Online)
repository_id_str
spelling Habilidades auditivas em crianças com dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividadeAudiçãoDislexiaTranstorno da Falta de Atenção com HiperatividadeCriançaTEMA: processamento auditivo e comorbidades. OBJETIVOS: investigar o desempenho de crianças com dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em testes comportamentais de processamento auditivo, comparando-os com grupo controle. MÉTODO: foram avaliadas 30 crianças com idades entre 7 a 12 anos, sendo 10 pertencentes ao grupo controle, 10 pertencentes ao grupo com dislexia e 10 pertencentes ao grupo com TDAH. Os testes de processamento auditivo aplicados foram: fala com ruído, dicótico de dígitos e padrão de frequência. RESULTADOS: em relação ao teste fala com ruído, houve efeito de grupo entre TDAH e grupo controle (p < 0,001), sendo que o grupo com TDAH apresentou pior resultado; em relação ao teste dicótico de dígitos, houve efeito de grupo entre os três grupos avaliados (p < 0,001), com pior desempenho do grupo com TDAH, seguido do grupo com dislexia e grupo controle. Em relação ao Teste Padrão de Frequência, houve efeito de grupo considerado "marginal" (p = 0,056), com pior desempenho do grupo com TDAH, seguido do grupo com dislexia e grupo controle. CONCLUSÃO: grupo com TDAH apresentou pior desempenho em todos os testes aplicados, se comparado com os outros dois grupos, sugerindo uma estreita relação entre as habilidades de atenção e as habilidades de processamento auditivo avaliadas.Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000100006Pró-Fono Revista de Atualização Científica v.22 n.1 2010reponame:Pró-fono (Online)instname:Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)instacron:PFPEF10.1590/S0104-56872010000100006info:eu-repo/semantics/openAccessAbdo,Anila Gabriela RotgerMurphy,Cristina Ferraz BorgesSchochat,Elianepor2010-03-18T00:00:00Zoai:scielo:S0104-56872010000100006Revistahttps://www.scielo.br/j/pfono/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@profono.com.br1809-399X0104-5687opendoar:2010-03-18T00:00Pró-fono (Online) - Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)false
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades auditivas em crianças com dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
title Habilidades auditivas em crianças com dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
spellingShingle Habilidades auditivas em crianças com dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
Abdo,Anila Gabriela Rotger
Audição
Dislexia
Transtorno da Falta de Atenção com Hiperatividade
Criança
title_short Habilidades auditivas em crianças com dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
title_full Habilidades auditivas em crianças com dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
title_fullStr Habilidades auditivas em crianças com dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
title_full_unstemmed Habilidades auditivas em crianças com dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
title_sort Habilidades auditivas em crianças com dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
author Abdo,Anila Gabriela Rotger
author_facet Abdo,Anila Gabriela Rotger
Murphy,Cristina Ferraz Borges
Schochat,Eliane
author_role author
author2 Murphy,Cristina Ferraz Borges
Schochat,Eliane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abdo,Anila Gabriela Rotger
Murphy,Cristina Ferraz Borges
Schochat,Eliane
dc.subject.por.fl_str_mv Audição
Dislexia
Transtorno da Falta de Atenção com Hiperatividade
Criança
topic Audição
Dislexia
Transtorno da Falta de Atenção com Hiperatividade
Criança
description TEMA: processamento auditivo e comorbidades. OBJETIVOS: investigar o desempenho de crianças com dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em testes comportamentais de processamento auditivo, comparando-os com grupo controle. MÉTODO: foram avaliadas 30 crianças com idades entre 7 a 12 anos, sendo 10 pertencentes ao grupo controle, 10 pertencentes ao grupo com dislexia e 10 pertencentes ao grupo com TDAH. Os testes de processamento auditivo aplicados foram: fala com ruído, dicótico de dígitos e padrão de frequência. RESULTADOS: em relação ao teste fala com ruído, houve efeito de grupo entre TDAH e grupo controle (p < 0,001), sendo que o grupo com TDAH apresentou pior resultado; em relação ao teste dicótico de dígitos, houve efeito de grupo entre os três grupos avaliados (p < 0,001), com pior desempenho do grupo com TDAH, seguido do grupo com dislexia e grupo controle. Em relação ao Teste Padrão de Frequência, houve efeito de grupo considerado "marginal" (p = 0,056), com pior desempenho do grupo com TDAH, seguido do grupo com dislexia e grupo controle. CONCLUSÃO: grupo com TDAH apresentou pior desempenho em todos os testes aplicados, se comparado com os outros dois grupos, sugerindo uma estreita relação entre as habilidades de atenção e as habilidades de processamento auditivo avaliadas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-56872010000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Pró-Fono Revista de Atualização Científica v.22 n.1 2010
reponame:Pró-fono (Online)
instname:Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
instacron:PFPEF
instname_str Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
instacron_str PFPEF
institution PFPEF
reponame_str Pró-fono (Online)
collection Pró-fono (Online)
repository.name.fl_str_mv Pró-fono (Online) - Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@profono.com.br
_version_ 1754821083282800640