Análise da eficácia terapêutica em três modelos fonológicos de abordagem contrastiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagliarin,Karina Carlesso
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Mota,Helena Bolli, Keske-Soares,Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pró-fono (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872009000400006
Resumo: TEMA: terapia fonológica em crianças com desvio fonológico. OBJETIVO: comparar a eficácia de três modelos de abordagem contrastiva em três diferentes gravidades do desvio fonológico. MÉTODO: a amostra constituiu-se de nove sujeitos com desvio fonológico, com idades entre 4:2 e 6:6. Todos foram avaliados, antes e após a terapia fonológica. Foram estabelecidos três grupos para o tratamento, sendo todos constituídos por três sujeitos, cada grupo tinha um representante com desvio severo, moderado-severo e médio-moderado. Cada grupo foi tratado por um modelo - Oposições Mínimas, Oposições Máximas/Empty Set e Oposições Múltiplas. Posteriormente, realizou-se análise estatística dos dados, utilizando o Teste de Friedman, considerando-se p < 0,05 e análise descritiva entre os modelos. RESULTADOS: não houve diferença estatisticamente significante entre os modelos considerando-se a gravidade do desvio fonológico. Os Modelos de Oposições Mínimas e Oposições Máximas/Empty Set favoreceram maior número de aquisição de sons no inventário fonético nos sujeitos com graus severos e moderado-severo, enquanto que o Modelo de Oposições Múltiplas favoreceu melhor desempenho na aquisição de sons no sistema fonológico e diminuição dos traços distintivos alterados nos desvio severos e moderado-severos. CONCLUSÃO: os modelos de terapia foram eficazes no tratamento das diferentes gravidades do desvio fonológico, observando-se melhor desempenho das crianças com desvio severo e moderado-severo.
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