Tinnitus handicap inventory: adaptação cultural para o Português brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Paula Érika Alves
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Cunha,Fabiana, Onishi,Ektor Tsuneo, Branco-Barreiro,Fátima Cristina Alves, Ganança,Fernando Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pró-fono (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872005000300004
Resumo: TEMA: o zumbido pode provocar muitos prejuízos na qualidade de vida dos pacientes. A avaliação de quanto a qualidade de vida é prejudicada pelo zumbido pode ser útil para o melhor conhecimento do paciente em relação às limitações impostas por este sintoma, a programação terapêutica e a verificação da eficácia terapêutica, quando aplicado antes e após o tratamento. OBJETIVO: adaptar culturalmente o Tinnitus Handicap Inventory (THI) para aplicação na população brasileira e avaliar a sua reprodutibilidade. MÉTODO: a adaptação cultural do THI (Newman et al., 1996) seguiu as etapas indicadas por Guillemin et al. (1993), que incluem a tradução do idioma Inglês para o Português, adaptação lingüística e revisão das equivalências gramatical e idiomática. Realizou-se, também, a avaliação das reprodutibilidades inter e intra-pesquisadores deste questionário. Participaram 30 pacientes com zumbido, dos sexos feminino 19 (63,3%) ou masculino 11 (36,7%), com idade entre 39 e 79 anos (média 56,8 anos), encaminhados a partir de ambulatório específico em otoneurologia. RESULTADOS: o THI foi adaptado para ser aplicado na população brasileira, denominado THI Brasileiro. Não houve diferença estatisticamente significante quanto à reprodutibilidade inter-pesquisadores nos resultados obtidos à aplicação da versão brasileira deste questionário, bem como da reprodutibilidade intra-pesquisadores. Verificou-se prejuízo da qualidade de vida em relação aos aspectos emocionais, funcionais e/ou catastróficos em todos os pacientes avaliados. CONCLUSÃO: o THI foi traduzido e adaptado culturalmente para ser aplicado na população brasileira, mostrando-se um instrumento confiável para verificação do prejuízo causado pelo zumbido na qualidade de vida.
id PFPEF-1_fdc8c6ebaaa07824f6fab67fc540b378
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-56872005000300004
network_acronym_str PFPEF-1
network_name_str Pró-fono (Online)
repository_id_str
spelling Tinnitus handicap inventory: adaptação cultural para o Português brasileiroZumbidoQualidade de VidaQuestionáriosAvaliação da DeficiênciaReprodutibilidade de ResultadosTEMA: o zumbido pode provocar muitos prejuízos na qualidade de vida dos pacientes. A avaliação de quanto a qualidade de vida é prejudicada pelo zumbido pode ser útil para o melhor conhecimento do paciente em relação às limitações impostas por este sintoma, a programação terapêutica e a verificação da eficácia terapêutica, quando aplicado antes e após o tratamento. OBJETIVO: adaptar culturalmente o Tinnitus Handicap Inventory (THI) para aplicação na população brasileira e avaliar a sua reprodutibilidade. MÉTODO: a adaptação cultural do THI (Newman et al., 1996) seguiu as etapas indicadas por Guillemin et al. (1993), que incluem a tradução do idioma Inglês para o Português, adaptação lingüística e revisão das equivalências gramatical e idiomática. Realizou-se, também, a avaliação das reprodutibilidades inter e intra-pesquisadores deste questionário. Participaram 30 pacientes com zumbido, dos sexos feminino 19 (63,3%) ou masculino 11 (36,7%), com idade entre 39 e 79 anos (média 56,8 anos), encaminhados a partir de ambulatório específico em otoneurologia. RESULTADOS: o THI foi adaptado para ser aplicado na população brasileira, denominado THI Brasileiro. Não houve diferença estatisticamente significante quanto à reprodutibilidade inter-pesquisadores nos resultados obtidos à aplicação da versão brasileira deste questionário, bem como da reprodutibilidade intra-pesquisadores. Verificou-se prejuízo da qualidade de vida em relação aos aspectos emocionais, funcionais e/ou catastróficos em todos os pacientes avaliados. CONCLUSÃO: o THI foi traduzido e adaptado culturalmente para ser aplicado na população brasileira, mostrando-se um instrumento confiável para verificação do prejuízo causado pelo zumbido na qualidade de vida.Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872005000300004Pró-Fono Revista de Atualização Científica v.17 n.3 2005reponame:Pró-fono (Online)instname:Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)instacron:PFPEF10.1590/S0104-56872005000300004info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Paula Érika AlvesCunha,FabianaOnishi,Ektor TsuneoBranco-Barreiro,Fátima Cristina AlvesGanança,Fernando Freitaspor2006-03-20T00:00:00Zoai:scielo:S0104-56872005000300004Revistahttps://www.scielo.br/j/pfono/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@profono.com.br1809-399X0104-5687opendoar:2006-03-20T00:00Pró-fono (Online) - Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)false
dc.title.none.fl_str_mv Tinnitus handicap inventory: adaptação cultural para o Português brasileiro
title Tinnitus handicap inventory: adaptação cultural para o Português brasileiro
spellingShingle Tinnitus handicap inventory: adaptação cultural para o Português brasileiro
Ferreira,Paula Érika Alves
Zumbido
Qualidade de Vida
Questionários
Avaliação da Deficiência
Reprodutibilidade de Resultados
title_short Tinnitus handicap inventory: adaptação cultural para o Português brasileiro
title_full Tinnitus handicap inventory: adaptação cultural para o Português brasileiro
title_fullStr Tinnitus handicap inventory: adaptação cultural para o Português brasileiro
title_full_unstemmed Tinnitus handicap inventory: adaptação cultural para o Português brasileiro
title_sort Tinnitus handicap inventory: adaptação cultural para o Português brasileiro
author Ferreira,Paula Érika Alves
author_facet Ferreira,Paula Érika Alves
Cunha,Fabiana
Onishi,Ektor Tsuneo
Branco-Barreiro,Fátima Cristina Alves
Ganança,Fernando Freitas
author_role author
author2 Cunha,Fabiana
Onishi,Ektor Tsuneo
Branco-Barreiro,Fátima Cristina Alves
Ganança,Fernando Freitas
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,Paula Érika Alves
Cunha,Fabiana
Onishi,Ektor Tsuneo
Branco-Barreiro,Fátima Cristina Alves
Ganança,Fernando Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Zumbido
Qualidade de Vida
Questionários
Avaliação da Deficiência
Reprodutibilidade de Resultados
topic Zumbido
Qualidade de Vida
Questionários
Avaliação da Deficiência
Reprodutibilidade de Resultados
description TEMA: o zumbido pode provocar muitos prejuízos na qualidade de vida dos pacientes. A avaliação de quanto a qualidade de vida é prejudicada pelo zumbido pode ser útil para o melhor conhecimento do paciente em relação às limitações impostas por este sintoma, a programação terapêutica e a verificação da eficácia terapêutica, quando aplicado antes e após o tratamento. OBJETIVO: adaptar culturalmente o Tinnitus Handicap Inventory (THI) para aplicação na população brasileira e avaliar a sua reprodutibilidade. MÉTODO: a adaptação cultural do THI (Newman et al., 1996) seguiu as etapas indicadas por Guillemin et al. (1993), que incluem a tradução do idioma Inglês para o Português, adaptação lingüística e revisão das equivalências gramatical e idiomática. Realizou-se, também, a avaliação das reprodutibilidades inter e intra-pesquisadores deste questionário. Participaram 30 pacientes com zumbido, dos sexos feminino 19 (63,3%) ou masculino 11 (36,7%), com idade entre 39 e 79 anos (média 56,8 anos), encaminhados a partir de ambulatório específico em otoneurologia. RESULTADOS: o THI foi adaptado para ser aplicado na população brasileira, denominado THI Brasileiro. Não houve diferença estatisticamente significante quanto à reprodutibilidade inter-pesquisadores nos resultados obtidos à aplicação da versão brasileira deste questionário, bem como da reprodutibilidade intra-pesquisadores. Verificou-se prejuízo da qualidade de vida em relação aos aspectos emocionais, funcionais e/ou catastróficos em todos os pacientes avaliados. CONCLUSÃO: o THI foi traduzido e adaptado culturalmente para ser aplicado na população brasileira, mostrando-se um instrumento confiável para verificação do prejuízo causado pelo zumbido na qualidade de vida.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872005000300004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872005000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-56872005000300004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Pró-Fono Revista de Atualização Científica v.17 n.3 2005
reponame:Pró-fono (Online)
instname:Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
instacron:PFPEF
instname_str Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
instacron_str PFPEF
institution PFPEF
reponame_str Pró-fono (Online)
collection Pró-fono (Online)
repository.name.fl_str_mv Pró-fono (Online) - Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@profono.com.br
_version_ 1754821082678820864