A formação de profissionais em economia circular: um modelo baseado em itinerários formativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albarello, Beatriz Amalia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Almeida, Riezo Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Processus de políticas Públicas e Desenvolvimento Social
Texto Completo: http://periodicos.processus.com.br/index.php/ppds/article/view/1023
Resumo: Este estudo de caso analisa a proposta de construção de itinerários formativos por meio de equipe especializada, construída em encontros virtuais, na plataforma Teams, pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) e por parceiros estratégicos. O entendimento teórico e prático do processo de criação dos itinerários tem relevância científica e acadêmica, na medida que o conhecimento das diversas áreas oferece suporte às redes de ensino e aos tomadores de decisão, a fim de alcançar os melhores resultados em centros de treinamento profissional, adequados para a implementação de cursos nos setores de sustentabilidade.
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spelling A formação de profissionais em economia circular: um modelo baseado em itinerários formativosThe training of professionals in circular economy: a model based on training itinerariesFormación de profesionales en economía circular: un modelo basado en itinerarios formativosEconomia circular. Currículo formativo. Itinerário formativo. Economia verde. CurricularizaçãoCircular economy. Training curriculum. Training itinerary. Green economy. CurricularizationEconomía circular. Currículum de formación. Itinerario de formación. Economía verde. Plan de estudiosEste estudo de caso analisa a proposta de construção de itinerários formativos por meio de equipe especializada, construída em encontros virtuais, na plataforma Teams, pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) e por parceiros estratégicos. O entendimento teórico e prático do processo de criação dos itinerários tem relevância científica e acadêmica, na medida que o conhecimento das diversas áreas oferece suporte às redes de ensino e aos tomadores de decisão, a fim de alcançar os melhores resultados em centros de treinamento profissional, adequados para a implementação de cursos nos setores de sustentabilidade.This case study analyzes the proposal to build training itineraries through a specialized team, built in virtual meetings, on the Teams platform, by the Secretariat of Professional and Technological Education (Setec) of the Ministry of Education (MEC) and by strategic partners. The theoretical and practical understanding of the itinerary creation process has scientific and academic relevance, as knowledge from different areas offers support to education networks and decision makers, in order to achieve the best results in professional training centers, suitable for implementing courses in the sustainability sectorsEste estudio de caso analiza la propuesta de construcción de itinerarios de formación a través de un equipo especializado, construido en reuniones virtuales, en la plataforma Teams, por parte de la Secretaría de Educación Profesional y Tecnologíca (Setec) del Ministerio de Educación (MEC) y por socios estratégicos. La comprensión teórica y práctica del proceso de creación de itinerarios tiene relevancia científica y académica, ya que conocimientos de diferentes áreas ofrecen apoyo a las redes educativas y a los tomadores de decisiones, para lograr los mejores resultados en centros de formación profesional, aptos para implementar cursos en los sectores de sostenibilidad.Centro Universitário Processus (UniProcessus)2023-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicos.processus.com.br/index.php/ppds/article/view/102310.5281/zenodo.10120759ark:/69772/ppds.v5i10.1023Revista Processus de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social; v. 5 n. 10 (2023): Revista Processus de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social; 93-107Processus Journal of Public Policy and Social Development; Vol. 5 No. 10 (2023): Revista Processus de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social; 93-107Revista Processus de Políticas Públicas y Desarrollo Social; Vol. 5 Núm. 10 (2023): Revista Processus de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social; 93-1072675-0236ark:/69772/ppds.v5i10reponame:Revista Processus de políticas Públicas e Desenvolvimento Socialinstname:Faculdade Processus (DF)instacron:PROCESSUS1porhttp://periodicos.processus.com.br/index.php/ppds/article/view/1023/1020Copyright (c) 2023 Revista Processus de Políticas Públicas e Desenvolvimento Socialhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlbarello, Beatriz AmaliaAlmeida, Riezo Silva2023-11-13T23:42:36Zoai:ojs2.periodicos.processus.com.br:article/1023Revistahttp://periodicos.processus.com.br/index.php/ppds/indexPRIhttp://periodicos.processus.com.br/index.php/ppds/oaidanilocosta@institutoprocessus.com.br||jonas.goncalves@institutoprocessus.com.br||2675-02362675-0236opendoar:2023-11-13T23:42:36Revista Processus de políticas Públicas e Desenvolvimento Social - Faculdade Processus (DF)false
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