A sustentabilidade nos mercados municipais: um estudo nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Susana Cristina Fernandes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/35614
Resumo: Este trabalho final apresenta, como propósito de investigação, a importância da sustentabilidade nos Mercados Municipais e a perspetiva dos consumidores pelo consumo verde. A linha orientadora definiu objetivos para dar explanação ao tema proposto. Apoiou-se, essencialmente, na definição da Sustentabilidade, Economia Circular, Economia Verde, Mercados Municipais, e nas motivações da escolha dos consumidores por comprarem em mercados municipais. O Mercado Municipal implica proximidade, alta densidade de relações sociais, produtos frescos, regionais e da época. Os canais de comércio estão a tornar-se mais fragmentados e os consumidores escolhem, cada vez mais, formatos de lojas menores. Os mercados municipais são considerados microcosmos do quotidiano e das tradições da população local, onde o meio rural se encontra com o meio urbano. É um espaço onde os cidadãos podem conviver e socializar, bem como satisfazer as suas necessidades de compras. Sustentabilidade é a ideia de utilizar os recursos para satisfazer as necessidades atuais da sociedade sem comprometer as gerações futuras. É, por isso, necessária a preservação do meio ambiente, promovendo uma sociedade que colabora na elaboração de práticas e ideias para o desenvolvimento da sociedade de forma a não prejudicar o ambiente. Com o intuito de suportar esta análise foi realizado um estudo exploratório e, como complemento, utilizou-se a metodologia de natureza quantitativa tendo sido aplicados questionários de forma a recolher dados, em Portugal, que criassem respostas relacionadas com os objetivos propostos previamente. A amostragem por conveniência conseguiu a recolha de 278 respostas válidas. De um modo geral, após a análise, conclui-se que as motivações dos clientes, para comprarem em mercados municipais, estão relacionadas com a frescura e qualidade dos produtos, bem como a intenção de comprar produtos locais. Os inquiridos afirmaram ainda que os seus hábitos de compra são influenciados pelas preocupações com o ambiente.
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