Percepção dos colaboradores de uma instituição privada de ensino superior de Brasília sobre as práticas e instrumentos de gestão do conhecimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Processus de políticas Públicas e Desenvolvimento Social |
Texto Completo: | http://periodicos.processus.com.br/index.php/ppds/article/view/844 |
Resumo: | Vivencia-se uma nova configuração mercadológica, resultante de uma era denominada de sociedade do conhecimento, na qual o conhecimento passou a ser o principal fator de produção, necessitando, portanto, ser gerenciado para se tornar um diferencial organizacional competitivo. Este artigo foi resultado de um estudo de caso de caráter descritivo, explicativo e exploratório, com abordagem mista (quantitativa e qualitativa), mediante a adoção de pesquisa documental e de questionário para coleta de dados, com base nas técnicas de análise documental, de conteúdo e estatística para os dados coletados, visando a analisar as práticas e ferramentas de gestão de conhecimento sob a percepção dos colaboradores do lócus de pesquisa. Dentre os resultados obtidos, destacou-se que as práticas “assistências de colegas” e “normatização e padronização das atividades” foram as que apresentaram maior percepção de disponibilização frequente, enquanto que as práticas “coaching” e “cafés do conhecimento” foram as que apresentaram menor percepção de disponibilização frequente. As práticas “brainstorming” e “informações advindas de inteligência competitiva” foram as que apresentaram maior utilização pelos respondentes que perceberam alta frequência de disponibilização de tais práticas, enquanto que “centros de inovações” e “biblioteca corporativa” foram as que apresentaram menor utilização pelos referidos respondentes. A maioria dos respondentes percebeu a alta contribuição de todas as práticas de gestão de conhecimento utilizadas para a realização das atividades. O sistema com maior percepção de alta frequência de disponibilização foi o “sistema de workflow”, o qual, juntamente com o “sistema de informações gerenciais”, foi o mais utilizado, enquanto que todos os sistemas foram percebidos pela maioria dos respondentes como altamente contributivos para a realização das atividades, com destaque para o “sistema de apoio à decisão” e o “customer relationship management”. As ferramentas com maior percepção de alta frequência de disponibilização foram as “ferramentas de colaboração”, “ferramentas de busca avançada” e “gestão eletrônica de documentos”, as quais também foram as mais utilizadas. |
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Percepção dos colaboradores de uma instituição privada de ensino superior de Brasília sobre as práticas e instrumentos de gestão do conhecimento Perception of employees of a private institution of higher education in Brasília about knowledge management instruments and practicesGestão do Conhecimento. Conhecimento Organizacional. Estudo de Caso.Knowledge Management. Organizational Knowledge. Case Study.Vivencia-se uma nova configuração mercadológica, resultante de uma era denominada de sociedade do conhecimento, na qual o conhecimento passou a ser o principal fator de produção, necessitando, portanto, ser gerenciado para se tornar um diferencial organizacional competitivo. Este artigo foi resultado de um estudo de caso de caráter descritivo, explicativo e exploratório, com abordagem mista (quantitativa e qualitativa), mediante a adoção de pesquisa documental e de questionário para coleta de dados, com base nas técnicas de análise documental, de conteúdo e estatística para os dados coletados, visando a analisar as práticas e ferramentas de gestão de conhecimento sob a percepção dos colaboradores do lócus de pesquisa. Dentre os resultados obtidos, destacou-se que as práticas “assistências de colegas” e “normatização e padronização das atividades” foram as que apresentaram maior percepção de disponibilização frequente, enquanto que as práticas “coaching” e “cafés do conhecimento” foram as que apresentaram menor percepção de disponibilização frequente. As práticas “brainstorming” e “informações advindas de inteligência competitiva” foram as que apresentaram maior utilização pelos respondentes que perceberam alta frequência de disponibilização de tais práticas, enquanto que “centros de inovações” e “biblioteca corporativa” foram as que apresentaram menor utilização pelos referidos respondentes. A maioria dos respondentes percebeu a alta contribuição de todas as práticas de gestão de conhecimento utilizadas para a realização das atividades. O sistema com maior percepção de alta frequência de disponibilização foi o “sistema de workflow”, o qual, juntamente com o “sistema de informações gerenciais”, foi o mais utilizado, enquanto que todos os sistemas foram percebidos pela maioria dos respondentes como altamente contributivos para a realização das atividades, com destaque para o “sistema de apoio à decisão” e o “customer relationship management”. As ferramentas com maior percepção de alta frequência de disponibilização foram as “ferramentas de colaboração”, “ferramentas de busca avançada” e “gestão eletrônica de documentos”, as quais também foram as mais utilizadas.We are experiencing a new marketing configuration, resulting from an era called the knowledge society, in which knowledge became the main factor of production, therefore needing to be managed to become effective as an organizational competitive differential. This article was the result of a descriptive, explanatory and exploratory case study, with a mixed approach (quantitative and qualitative), through the adoption of documentary research and a questionnaire for data collection, based on the techniques of document analysis, content and statistics for the data collected, aiming to analyze the practices and tools of knowledge management from the perception of the collaborators of the research locus. Among the results obtained, it was highlighted that the practices "assistance from colleagues" and "standardization and standardization of activities" were the ones that presented the greatest perception of frequent availability, while the practices "coaching" and "knowledge cafes" were the ones that had a lower perception of frequent availability. The practices "brainstorming" and "information arising from competitive intelligence" were the ones that were most used by respondents who perceived a high frequency of availability of such practices, while "innovation centers" and "corporate library" were the ones that showed the least use by referred respondents. Most respondents perceived the high contribution to carrying out the activities of all the knowledge management practices used. The system with the highest perception of high frequency of availability was the "workflow system", which, together with the "management information system", was the most used, while all systems were perceived by most respondents as highly contributory for carrying out the activities, with emphasis on the "decision support system" and the "customer relationship management". The tools with the highest perception of high frequency of availability were the "collaboration tools", "advanced search tools" and " electronic document management”, which were also the most used.Centro Universitário Processus (UniProcessus)2022-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicos.processus.com.br/index.php/ppds/article/view/84410.5281/zenodo.7258415ark:/69772/ppds.v4i7.844Processus Journal of Public Policy and Social Development; Vol. 4 No. 7 (2022): Revista Processus de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social; 148-221Revista Processus de Políticas Públicas y Desarrollo Social; Vol. 4 Núm. 7 (2022): Revista Processus de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social; 148-221Revista Processus de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social; v. 4 n. 7 (2022): Revista Processus de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social; 148-2212675-0236ark:/69772/ppds.v4i6reponame:Revista Processus de políticas Públicas e Desenvolvimento Socialinstname:Faculdade Processus (DF)instacron:PROCESSUS1porhttp://periodicos.processus.com.br/index.php/ppds/article/view/844/870http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Pedro César Silva dosBorges, Paulo César Rodrigues2022-10-27T15:27:23Zoai:ojs2.periodicos.processus.com.br:article/844Revistahttp://periodicos.processus.com.br/index.php/ppds/indexPRIhttp://periodicos.processus.com.br/index.php/ppds/oaidanilocosta@institutoprocessus.com.br||jonas.goncalves@institutoprocessus.com.br||2675-02362675-0236opendoar:2022-10-27T15:27:23Revista Processus de políticas Públicas e Desenvolvimento Social - Faculdade Processus (DF)false |
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