A gestão de conhecimento em uma empresa vendedora de conhecimento: o caso PricewaterhouseCoopers Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Licio, Flávio Gama
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-01072021-134624/
Resumo: O debate sobre a Gestão do Conhecimento nas Organizações emerge a partir da década de 90 com base na consolidação de dois outros temas em Administração: Visão da Firma Baseada em Recursos e Aprendizagem Organizacional. O conhecimento passa a ser visto como uma fonte de competências essenciais, criando o conceito de organizações baseadas em conhecimento. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida através do método de estudo de caso único na PricewaterhouseCoopers, maior empresa de serviços profissionais do país e, portanto, relevante para a análise das práticas do setor. Esse ativo, vital para as organizações, é ainda mais importante no caso de empresas de consultoria, vendedoras de produtos intangíveis baseados em conhecimento. Assim, partiu-se da premissa que as empresas de consultoria são conhecimento-intensivas e que, portanto, deveriam ter processos estruturados para gerir este ativo. O objetivo deste trabalho é verificar como uma dessas empresas, intensivas em conhecimento, aplica as recomendações mais presentes na literatura sobre para a gestão deste recurso, traduzindo-as em políticas e práticas internas. O ator principal para fins desta dissertação é a organização. O caso mostra como a organização buscou aplicar a teoria, quais os conceitos que foram aplicados, quais as principais fontes de conhecimento da organização e como a companhia tenta fazer a transferência do conhecimento do nível individual para o coletivo, em suas formas tácita e explícita e, principalmente, qual a importância das pessoas para a Gestão do Conhecimento.
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