A gestão de conhecimento em uma empresa vendedora de conhecimento: o caso PricewaterhouseCoopers Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-01072021-134624/ |
Resumo: | O debate sobre a Gestão do Conhecimento nas Organizações emerge a partir da década de 90 com base na consolidação de dois outros temas em Administração: Visão da Firma Baseada em Recursos e Aprendizagem Organizacional. O conhecimento passa a ser visto como uma fonte de competências essenciais, criando o conceito de organizações baseadas em conhecimento. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida através do método de estudo de caso único na PricewaterhouseCoopers, maior empresa de serviços profissionais do país e, portanto, relevante para a análise das práticas do setor. Esse ativo, vital para as organizações, é ainda mais importante no caso de empresas de consultoria, vendedoras de produtos intangíveis baseados em conhecimento. Assim, partiu-se da premissa que as empresas de consultoria são conhecimento-intensivas e que, portanto, deveriam ter processos estruturados para gerir este ativo. O objetivo deste trabalho é verificar como uma dessas empresas, intensivas em conhecimento, aplica as recomendações mais presentes na literatura sobre para a gestão deste recurso, traduzindo-as em políticas e práticas internas. O ator principal para fins desta dissertação é a organização. O caso mostra como a organização buscou aplicar a teoria, quais os conceitos que foram aplicados, quais as principais fontes de conhecimento da organização e como a companhia tenta fazer a transferência do conhecimento do nível individual para o coletivo, em suas formas tácita e explícita e, principalmente, qual a importância das pessoas para a Gestão do Conhecimento. |
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A gestão de conhecimento em uma empresa vendedora de conhecimento: o caso PricewaterhouseCoopers BrasilKnowledge management in a knowledge-selling company: the PricewaterhouseCoopers Brazil caseAprendizagem organizacionalBusiness consultingCase studyConsultoria de empresasEstudo de casoGestão do conhecimentoKnowledge managementOrganizational learningO debate sobre a Gestão do Conhecimento nas Organizações emerge a partir da década de 90 com base na consolidação de dois outros temas em Administração: Visão da Firma Baseada em Recursos e Aprendizagem Organizacional. O conhecimento passa a ser visto como uma fonte de competências essenciais, criando o conceito de organizações baseadas em conhecimento. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida através do método de estudo de caso único na PricewaterhouseCoopers, maior empresa de serviços profissionais do país e, portanto, relevante para a análise das práticas do setor. Esse ativo, vital para as organizações, é ainda mais importante no caso de empresas de consultoria, vendedoras de produtos intangíveis baseados em conhecimento. Assim, partiu-se da premissa que as empresas de consultoria são conhecimento-intensivas e que, portanto, deveriam ter processos estruturados para gerir este ativo. O objetivo deste trabalho é verificar como uma dessas empresas, intensivas em conhecimento, aplica as recomendações mais presentes na literatura sobre para a gestão deste recurso, traduzindo-as em políticas e práticas internas. O ator principal para fins desta dissertação é a organização. O caso mostra como a organização buscou aplicar a teoria, quais os conceitos que foram aplicados, quais as principais fontes de conhecimento da organização e como a companhia tenta fazer a transferência do conhecimento do nível individual para o coletivo, em suas formas tácita e explícita e, principalmente, qual a importância das pessoas para a Gestão do Conhecimento.The debate about Knowledge Management brought up during 90 years been supported by two important themes in Business Administraiion: Resource Based View and Organizaiional Learning. Thus, Knowledge Management has been linked with Organiza!ional Strategy and knowledge has been considered as \"core competence , creating the concept ofKnowledge Based Organizations.If knowledge is a vital asset to organizations, in Consulting firms, which sells knowledgebased products, it is more important. Therefore, it was adopted the principie that Consulting firms are knowledge-intensive organizations and may hold structured and organized process to support knowledge management.The main objective of this research is to verify how Consulting firms, knowledge-intensive organizaiions, apply the Knowledge Management theory to its policies and processes. Consequently, the main actor in this work is the organization. The research, qualitative, was developed using lhe Case Study Method applied in an unique case, PricewaterhouseCoopers, lhe largest professional Services acting in Brazil and, consequently, relevant to assess the practices in this activity.The case presents how lhe organization applied lhe theory, which concepts were adopted and applied, lhe main knowledge sources used by lhe organization, howfirm transfers knowledge from individual to collective levei, in its explicit or tacit fornis and, mainly, why people is important to develop Knowledge Management pracíices.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFischer, Andre LuizLicio, Flávio Gama2005-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-01072021-134624/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-07-01T20:25:02Zoai:teses.usp.br:tde-01072021-134624Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-07-01T20:25:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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