MUSEUS E SUSTENTABILIDADE: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO MUSEAL E EMERGÊNCIA CLIMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Tiago Silva Alves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Saladino, Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Habitus
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/9009
Resumo: O presente artigo visa refletir sobre o papel dos museus no presente e no futuro sobre diferentes noções de patrimônio e sustentabilidade. Considerando a função educativa dos museus, nos interrogamos sobre o papel dessas entidades no debate e na implantação de medidas e práticas de mitigação e/ou contenção dos danos decorrentes desse processo voltado para ações sustentáveis. Nosso objetivo é discutir sobre diretrizes e ações adotadas pelos museus com vistas a auxiliar no cumprimento dos objetivos da Agenda 2030, levando em consideração as realidades locais. O recorte da análise está centrado nos museus da cidade do Rio de Janeiro e o levantamento de dados partiu da plataforma Museus BR, do Instituto Brasileiro de Museus. Os resultados apontam compromisso com a sustentabilidade na forma de elaboração e implantação de ações socioambientais junto ao plano museológico.
id PUC-GO-1_12e117e5b900b9ffd6daa0080edd878b
oai_identifier_str oai:ojs.seer.pucgoias.edu.br:article/9009
network_acronym_str PUC-GO-1
network_name_str Habitus
repository_id_str
spelling MUSEUS E SUSTENTABILIDADE: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO MUSEAL E EMERGÊNCIA CLIMÁTICAmuseologia; antropologia; arqueologiaPatrimônio Cultural; Educação em Museus; Estudos de Patrimônio Crítico; Patrimônios Futuros. Educação Ambiental.sustentabilidadeO presente artigo visa refletir sobre o papel dos museus no presente e no futuro sobre diferentes noções de patrimônio e sustentabilidade. Considerando a função educativa dos museus, nos interrogamos sobre o papel dessas entidades no debate e na implantação de medidas e práticas de mitigação e/ou contenção dos danos decorrentes desse processo voltado para ações sustentáveis. Nosso objetivo é discutir sobre diretrizes e ações adotadas pelos museus com vistas a auxiliar no cumprimento dos objetivos da Agenda 2030, levando em consideração as realidades locais. O recorte da análise está centrado nos museus da cidade do Rio de Janeiro e o levantamento de dados partiu da plataforma Museus BR, do Instituto Brasileiro de Museus. Os resultados apontam compromisso com a sustentabilidade na forma de elaboração e implantação de ações socioambientais junto ao plano museológico.Editora da PUC GoiásMuniz, Tiago Silva AlvesSaladino, Alejandra2021-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/900910.18224/hab.v19i1.9009Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia; v. 19, n. 1 (2021): Os bens culturais frente a mudança climática; 39-591983-779810.18224/hab.v19.1.2021reponame:Habitusinstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC-GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/9009/5217Direitos autorais 2021 Tiago Silva Alves Muniz, Alejandra Saladinohttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-13T16:47:04Zoai:ojs.seer.pucgoias.edu.br:article/9009Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/indexPRIhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/oaihabitus@pucgoias.edu.br||sibeli@pucgoias.edu.br|| felixpadua@gmail.com1983-77981678-6475opendoar:2021-09-13T16:47:04Habitus - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv MUSEUS E SUSTENTABILIDADE: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO MUSEAL E EMERGÊNCIA CLIMÁTICA
title MUSEUS E SUSTENTABILIDADE: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO MUSEAL E EMERGÊNCIA CLIMÁTICA
spellingShingle MUSEUS E SUSTENTABILIDADE: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO MUSEAL E EMERGÊNCIA CLIMÁTICA
Muniz, Tiago Silva Alves
museologia; antropologia; arqueologia
Patrimônio Cultural; Educação em Museus; Estudos de Patrimônio Crítico; Patrimônios Futuros. Educação Ambiental.
sustentabilidade
title_short MUSEUS E SUSTENTABILIDADE: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO MUSEAL E EMERGÊNCIA CLIMÁTICA
title_full MUSEUS E SUSTENTABILIDADE: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO MUSEAL E EMERGÊNCIA CLIMÁTICA
title_fullStr MUSEUS E SUSTENTABILIDADE: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO MUSEAL E EMERGÊNCIA CLIMÁTICA
title_full_unstemmed MUSEUS E SUSTENTABILIDADE: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO MUSEAL E EMERGÊNCIA CLIMÁTICA
title_sort MUSEUS E SUSTENTABILIDADE: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO MUSEAL E EMERGÊNCIA CLIMÁTICA
author Muniz, Tiago Silva Alves
author_facet Muniz, Tiago Silva Alves
Saladino, Alejandra
author_role author
author2 Saladino, Alejandra
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Muniz, Tiago Silva Alves
Saladino, Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv museologia; antropologia; arqueologia
Patrimônio Cultural; Educação em Museus; Estudos de Patrimônio Crítico; Patrimônios Futuros. Educação Ambiental.
sustentabilidade
topic museologia; antropologia; arqueologia
Patrimônio Cultural; Educação em Museus; Estudos de Patrimônio Crítico; Patrimônios Futuros. Educação Ambiental.
sustentabilidade
description O presente artigo visa refletir sobre o papel dos museus no presente e no futuro sobre diferentes noções de patrimônio e sustentabilidade. Considerando a função educativa dos museus, nos interrogamos sobre o papel dessas entidades no debate e na implantação de medidas e práticas de mitigação e/ou contenção dos danos decorrentes desse processo voltado para ações sustentáveis. Nosso objetivo é discutir sobre diretrizes e ações adotadas pelos museus com vistas a auxiliar no cumprimento dos objetivos da Agenda 2030, levando em consideração as realidades locais. O recorte da análise está centrado nos museus da cidade do Rio de Janeiro e o levantamento de dados partiu da plataforma Museus BR, do Instituto Brasileiro de Museus. Os resultados apontam compromisso com a sustentabilidade na forma de elaboração e implantação de ações socioambientais junto ao plano museológico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/9009
10.18224/hab.v19i1.9009
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/9009
identifier_str_mv 10.18224/hab.v19i1.9009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/9009/5217
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Tiago Silva Alves Muniz, Alejandra Saladino
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Tiago Silva Alves Muniz, Alejandra Saladino
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia; v. 19, n. 1 (2021): Os bens culturais frente a mudança climática; 39-59
1983-7798
10.18224/hab.v19.1.2021
reponame:Habitus
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC-GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC-GO
institution PUC-GO
reponame_str Habitus
collection Habitus
repository.name.fl_str_mv Habitus - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv habitus@pucgoias.edu.br||sibeli@pucgoias.edu.br|| felixpadua@gmail.com
_version_ 1798329549894713345