MUSEUS E SUSTENTABILIDADE: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO MUSEAL E EMERGÊNCIA CLIMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Habitus |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/9009 |
Resumo: | O presente artigo visa refletir sobre o papel dos museus no presente e no futuro sobre diferentes noções de patrimônio e sustentabilidade. Considerando a função educativa dos museus, nos interrogamos sobre o papel dessas entidades no debate e na implantação de medidas e práticas de mitigação e/ou contenção dos danos decorrentes desse processo voltado para ações sustentáveis. Nosso objetivo é discutir sobre diretrizes e ações adotadas pelos museus com vistas a auxiliar no cumprimento dos objetivos da Agenda 2030, levando em consideração as realidades locais. O recorte da análise está centrado nos museus da cidade do Rio de Janeiro e o levantamento de dados partiu da plataforma Museus BR, do Instituto Brasileiro de Museus. Os resultados apontam compromisso com a sustentabilidade na forma de elaboração e implantação de ações socioambientais junto ao plano museológico. |
id |
PUC-GO-1_12e117e5b900b9ffd6daa0080edd878b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.pucgoias.edu.br:article/9009 |
network_acronym_str |
PUC-GO-1 |
network_name_str |
Habitus |
repository_id_str |
|
spelling |
MUSEUS E SUSTENTABILIDADE: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO MUSEAL E EMERGÊNCIA CLIMÁTICAmuseologia; antropologia; arqueologiaPatrimônio Cultural; Educação em Museus; Estudos de Patrimônio Crítico; Patrimônios Futuros. Educação Ambiental.sustentabilidadeO presente artigo visa refletir sobre o papel dos museus no presente e no futuro sobre diferentes noções de patrimônio e sustentabilidade. Considerando a função educativa dos museus, nos interrogamos sobre o papel dessas entidades no debate e na implantação de medidas e práticas de mitigação e/ou contenção dos danos decorrentes desse processo voltado para ações sustentáveis. Nosso objetivo é discutir sobre diretrizes e ações adotadas pelos museus com vistas a auxiliar no cumprimento dos objetivos da Agenda 2030, levando em consideração as realidades locais. O recorte da análise está centrado nos museus da cidade do Rio de Janeiro e o levantamento de dados partiu da plataforma Museus BR, do Instituto Brasileiro de Museus. Os resultados apontam compromisso com a sustentabilidade na forma de elaboração e implantação de ações socioambientais junto ao plano museológico.Editora da PUC GoiásMuniz, Tiago Silva AlvesSaladino, Alejandra2021-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/900910.18224/hab.v19i1.9009Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia; v. 19, n. 1 (2021): Os bens culturais frente a mudança climática; 39-591983-779810.18224/hab.v19.1.2021reponame:Habitusinstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC-GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/9009/5217Direitos autorais 2021 Tiago Silva Alves Muniz, Alejandra Saladinohttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-13T16:47:04Zoai:ojs.seer.pucgoias.edu.br:article/9009Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/indexPRIhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/oaihabitus@pucgoias.edu.br||sibeli@pucgoias.edu.br|| felixpadua@gmail.com1983-77981678-6475opendoar:2021-09-13T16:47:04Habitus - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MUSEUS E SUSTENTABILIDADE: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO MUSEAL E EMERGÊNCIA CLIMÁTICA |
title |
MUSEUS E SUSTENTABILIDADE: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO MUSEAL E EMERGÊNCIA CLIMÁTICA |
spellingShingle |
MUSEUS E SUSTENTABILIDADE: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO MUSEAL E EMERGÊNCIA CLIMÁTICA Muniz, Tiago Silva Alves museologia; antropologia; arqueologia Patrimônio Cultural; Educação em Museus; Estudos de Patrimônio Crítico; Patrimônios Futuros. Educação Ambiental. sustentabilidade |
title_short |
MUSEUS E SUSTENTABILIDADE: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO MUSEAL E EMERGÊNCIA CLIMÁTICA |
title_full |
MUSEUS E SUSTENTABILIDADE: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO MUSEAL E EMERGÊNCIA CLIMÁTICA |
title_fullStr |
MUSEUS E SUSTENTABILIDADE: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO MUSEAL E EMERGÊNCIA CLIMÁTICA |
title_full_unstemmed |
MUSEUS E SUSTENTABILIDADE: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO MUSEAL E EMERGÊNCIA CLIMÁTICA |
title_sort |
MUSEUS E SUSTENTABILIDADE: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO MUSEAL E EMERGÊNCIA CLIMÁTICA |
author |
Muniz, Tiago Silva Alves |
author_facet |
Muniz, Tiago Silva Alves Saladino, Alejandra |
author_role |
author |
author2 |
Saladino, Alejandra |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muniz, Tiago Silva Alves Saladino, Alejandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
museologia; antropologia; arqueologia Patrimônio Cultural; Educação em Museus; Estudos de Patrimônio Crítico; Patrimônios Futuros. Educação Ambiental. sustentabilidade |
topic |
museologia; antropologia; arqueologia Patrimônio Cultural; Educação em Museus; Estudos de Patrimônio Crítico; Patrimônios Futuros. Educação Ambiental. sustentabilidade |
description |
O presente artigo visa refletir sobre o papel dos museus no presente e no futuro sobre diferentes noções de patrimônio e sustentabilidade. Considerando a função educativa dos museus, nos interrogamos sobre o papel dessas entidades no debate e na implantação de medidas e práticas de mitigação e/ou contenção dos danos decorrentes desse processo voltado para ações sustentáveis. Nosso objetivo é discutir sobre diretrizes e ações adotadas pelos museus com vistas a auxiliar no cumprimento dos objetivos da Agenda 2030, levando em consideração as realidades locais. O recorte da análise está centrado nos museus da cidade do Rio de Janeiro e o levantamento de dados partiu da plataforma Museus BR, do Instituto Brasileiro de Museus. Os resultados apontam compromisso com a sustentabilidade na forma de elaboração e implantação de ações socioambientais junto ao plano museológico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/9009 10.18224/hab.v19i1.9009 |
url |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/9009 |
identifier_str_mv |
10.18224/hab.v19i1.9009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/9009/5217 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Tiago Silva Alves Muniz, Alejandra Saladino http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Tiago Silva Alves Muniz, Alejandra Saladino http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUC Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUC Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia; v. 19, n. 1 (2021): Os bens culturais frente a mudança climática; 39-59 1983-7798 10.18224/hab.v19.1.2021 reponame:Habitus instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC-GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC-GO |
institution |
PUC-GO |
reponame_str |
Habitus |
collection |
Habitus |
repository.name.fl_str_mv |
Habitus - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
habitus@pucgoias.edu.br||sibeli@pucgoias.edu.br|| felixpadua@gmail.com |
_version_ |
1798329549894713345 |