Percepções sobre patrimônio cultural, efetividades e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saladino, Alejandra
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Muniz, Tiago Silva Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do LEPAARQ
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/19228
Resumo: As Perguntas & Respostas (Q&A) abaixo convidam à reflexão sobre patrimônio cultural, sua institucionalização, conflitos/negociação e abordagens desde o patrimônio aplicado aos estudos de patrimônio crítico. Aspectos sobre patrimônio integral, educação patrimonial, patrimônio arqueológico e sua relação com museus, profissionais da arqueologia e sociedade são alguns dos tópicos aqui abordados. Para debater tais tópicos, Alejandra Saladino, museóloga, especialista em conservação, mestra em arqueologia e professora Departamento de Estudos e Processos Museológicos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural (IPHAN) compartilha seu ponto de vista mirado para uma sociedade sustentável. Abstract: The Questions & Answers (Q&A) below invites to reflect on cultural heritage, its institutionalization, conflicts / negotiation and approaches from applied heritage to critical heritage studies. Aspects about integral heritage, heritage education, archaeological heritage and its relationship with museums, archeology professionals and society are some of the topics covered here. To discuss such topics, Alejandra Saladino, museologist, conservation specialist, master in archeology and professor Department of Museological Studies and Processes at the Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNIRIO) and the Professional Master in Cultural Heritage Preservation (IPHAN) shares their point of view aimed at a sustainable society.
id UFPEL-2_bc500dcf3cf4b9675cc1830909ef3650
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/19228
network_acronym_str UFPEL-2
network_name_str Cadernos do LEPAARQ
repository_id_str
spelling Percepções sobre patrimônio cultural, efetividades e possibilidadespatrimônio aplicadopatrimônios futurosestudos de patrimônio críticoeducação em museuseducação patrimonialteoria e método em arqueologiasustentabilidadeAs Perguntas & Respostas (Q&A) abaixo convidam à reflexão sobre patrimônio cultural, sua institucionalização, conflitos/negociação e abordagens desde o patrimônio aplicado aos estudos de patrimônio crítico. Aspectos sobre patrimônio integral, educação patrimonial, patrimônio arqueológico e sua relação com museus, profissionais da arqueologia e sociedade são alguns dos tópicos aqui abordados. Para debater tais tópicos, Alejandra Saladino, museóloga, especialista em conservação, mestra em arqueologia e professora Departamento de Estudos e Processos Museológicos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural (IPHAN) compartilha seu ponto de vista mirado para uma sociedade sustentável. Abstract: The Questions & Answers (Q&A) below invites to reflect on cultural heritage, its institutionalization, conflicts / negotiation and approaches from applied heritage to critical heritage studies. Aspects about integral heritage, heritage education, archaeological heritage and its relationship with museums, archeology professionals and society are some of the topics covered here. To discuss such topics, Alejandra Saladino, museologist, conservation specialist, master in archeology and professor Department of Museological Studies and Processes at the Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNIRIO) and the Professional Master in Cultural Heritage Preservation (IPHAN) shares their point of view aimed at a sustainable society.Universidade Federal de Pelotas2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/1922810.15210/lepaarq.v17i34.19228Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); v. 17 n. 34 (2020): JUL-DEZ.; 326-3365391545420; Vol. 17 No. 34 (2020): JUL-DEZ.; 326-3362316-84121806-911810.15210/lepaarq.v17i34reponame:Cadernos do LEPAARQinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/19228/12216Copyright (c) 2020 Tiago Muniz, Alejandra Saladinohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSaladino, AlejandraMuniz, Tiago Silva Alves2021-05-28T13:33:23Zoai:ojs.ufpel:article/19228Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/oaimilheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com2316-84121806-9118opendoar:2021-05-28T13:33:23Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções sobre patrimônio cultural, efetividades e possibilidades
title Percepções sobre patrimônio cultural, efetividades e possibilidades
spellingShingle Percepções sobre patrimônio cultural, efetividades e possibilidades
Saladino, Alejandra
patrimônio aplicado
patrimônios futuros
estudos de patrimônio crítico
educação em museus
educação patrimonial
teoria e método em arqueologia
sustentabilidade
title_short Percepções sobre patrimônio cultural, efetividades e possibilidades
title_full Percepções sobre patrimônio cultural, efetividades e possibilidades
title_fullStr Percepções sobre patrimônio cultural, efetividades e possibilidades
title_full_unstemmed Percepções sobre patrimônio cultural, efetividades e possibilidades
title_sort Percepções sobre patrimônio cultural, efetividades e possibilidades
author Saladino, Alejandra
author_facet Saladino, Alejandra
Muniz, Tiago Silva Alves
author_role author
author2 Muniz, Tiago Silva Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saladino, Alejandra
Muniz, Tiago Silva Alves
dc.subject.por.fl_str_mv patrimônio aplicado
patrimônios futuros
estudos de patrimônio crítico
educação em museus
educação patrimonial
teoria e método em arqueologia
sustentabilidade
topic patrimônio aplicado
patrimônios futuros
estudos de patrimônio crítico
educação em museus
educação patrimonial
teoria e método em arqueologia
sustentabilidade
description As Perguntas & Respostas (Q&A) abaixo convidam à reflexão sobre patrimônio cultural, sua institucionalização, conflitos/negociação e abordagens desde o patrimônio aplicado aos estudos de patrimônio crítico. Aspectos sobre patrimônio integral, educação patrimonial, patrimônio arqueológico e sua relação com museus, profissionais da arqueologia e sociedade são alguns dos tópicos aqui abordados. Para debater tais tópicos, Alejandra Saladino, museóloga, especialista em conservação, mestra em arqueologia e professora Departamento de Estudos e Processos Museológicos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural (IPHAN) compartilha seu ponto de vista mirado para uma sociedade sustentável. Abstract: The Questions & Answers (Q&A) below invites to reflect on cultural heritage, its institutionalization, conflicts / negotiation and approaches from applied heritage to critical heritage studies. Aspects about integral heritage, heritage education, archaeological heritage and its relationship with museums, archeology professionals and society are some of the topics covered here. To discuss such topics, Alejandra Saladino, museologist, conservation specialist, master in archeology and professor Department of Museological Studies and Processes at the Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNIRIO) and the Professional Master in Cultural Heritage Preservation (IPHAN) shares their point of view aimed at a sustainable society.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/19228
10.15210/lepaarq.v17i34.19228
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/19228
identifier_str_mv 10.15210/lepaarq.v17i34.19228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/19228/12216
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Tiago Muniz, Alejandra Saladino
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Tiago Muniz, Alejandra Saladino
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); v. 17 n. 34 (2020): JUL-DEZ.; 326-336
5391545420; Vol. 17 No. 34 (2020): JUL-DEZ.; 326-336
2316-8412
1806-9118
10.15210/lepaarq.v17i34
reponame:Cadernos do LEPAARQ
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Cadernos do LEPAARQ
collection Cadernos do LEPAARQ
repository.name.fl_str_mv Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv milheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com
_version_ 1799756126955241472