Percepções sobre patrimônio cultural, efetividades e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do LEPAARQ |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/19228 |
Resumo: | As Perguntas & Respostas (Q&A) abaixo convidam à reflexão sobre patrimônio cultural, sua institucionalização, conflitos/negociação e abordagens desde o patrimônio aplicado aos estudos de patrimônio crítico. Aspectos sobre patrimônio integral, educação patrimonial, patrimônio arqueológico e sua relação com museus, profissionais da arqueologia e sociedade são alguns dos tópicos aqui abordados. Para debater tais tópicos, Alejandra Saladino, museóloga, especialista em conservação, mestra em arqueologia e professora Departamento de Estudos e Processos Museológicos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural (IPHAN) compartilha seu ponto de vista mirado para uma sociedade sustentável. Abstract: The Questions & Answers (Q&A) below invites to reflect on cultural heritage, its institutionalization, conflicts / negotiation and approaches from applied heritage to critical heritage studies. Aspects about integral heritage, heritage education, archaeological heritage and its relationship with museums, archeology professionals and society are some of the topics covered here. To discuss such topics, Alejandra Saladino, museologist, conservation specialist, master in archeology and professor Department of Museological Studies and Processes at the Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNIRIO) and the Professional Master in Cultural Heritage Preservation (IPHAN) shares their point of view aimed at a sustainable society. |
id |
UFPEL-2_bc500dcf3cf4b9675cc1830909ef3650 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufpel:article/19228 |
network_acronym_str |
UFPEL-2 |
network_name_str |
Cadernos do LEPAARQ |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções sobre patrimônio cultural, efetividades e possibilidadespatrimônio aplicadopatrimônios futurosestudos de patrimônio críticoeducação em museuseducação patrimonialteoria e método em arqueologiasustentabilidadeAs Perguntas & Respostas (Q&A) abaixo convidam à reflexão sobre patrimônio cultural, sua institucionalização, conflitos/negociação e abordagens desde o patrimônio aplicado aos estudos de patrimônio crítico. Aspectos sobre patrimônio integral, educação patrimonial, patrimônio arqueológico e sua relação com museus, profissionais da arqueologia e sociedade são alguns dos tópicos aqui abordados. Para debater tais tópicos, Alejandra Saladino, museóloga, especialista em conservação, mestra em arqueologia e professora Departamento de Estudos e Processos Museológicos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural (IPHAN) compartilha seu ponto de vista mirado para uma sociedade sustentável. Abstract: The Questions & Answers (Q&A) below invites to reflect on cultural heritage, its institutionalization, conflicts / negotiation and approaches from applied heritage to critical heritage studies. Aspects about integral heritage, heritage education, archaeological heritage and its relationship with museums, archeology professionals and society are some of the topics covered here. To discuss such topics, Alejandra Saladino, museologist, conservation specialist, master in archeology and professor Department of Museological Studies and Processes at the Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNIRIO) and the Professional Master in Cultural Heritage Preservation (IPHAN) shares their point of view aimed at a sustainable society.Universidade Federal de Pelotas2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/1922810.15210/lepaarq.v17i34.19228Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); v. 17 n. 34 (2020): JUL-DEZ.; 326-3365391545420; Vol. 17 No. 34 (2020): JUL-DEZ.; 326-3362316-84121806-911810.15210/lepaarq.v17i34reponame:Cadernos do LEPAARQinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/19228/12216Copyright (c) 2020 Tiago Muniz, Alejandra Saladinohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSaladino, AlejandraMuniz, Tiago Silva Alves2021-05-28T13:33:23Zoai:ojs.ufpel:article/19228Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/oaimilheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com2316-84121806-9118opendoar:2021-05-28T13:33:23Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções sobre patrimônio cultural, efetividades e possibilidades |
title |
Percepções sobre patrimônio cultural, efetividades e possibilidades |
spellingShingle |
Percepções sobre patrimônio cultural, efetividades e possibilidades Saladino, Alejandra patrimônio aplicado patrimônios futuros estudos de patrimônio crítico educação em museus educação patrimonial teoria e método em arqueologia sustentabilidade |
title_short |
Percepções sobre patrimônio cultural, efetividades e possibilidades |
title_full |
Percepções sobre patrimônio cultural, efetividades e possibilidades |
title_fullStr |
Percepções sobre patrimônio cultural, efetividades e possibilidades |
title_full_unstemmed |
Percepções sobre patrimônio cultural, efetividades e possibilidades |
title_sort |
Percepções sobre patrimônio cultural, efetividades e possibilidades |
author |
Saladino, Alejandra |
author_facet |
Saladino, Alejandra Muniz, Tiago Silva Alves |
author_role |
author |
author2 |
Muniz, Tiago Silva Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saladino, Alejandra Muniz, Tiago Silva Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
patrimônio aplicado patrimônios futuros estudos de patrimônio crítico educação em museus educação patrimonial teoria e método em arqueologia sustentabilidade |
topic |
patrimônio aplicado patrimônios futuros estudos de patrimônio crítico educação em museus educação patrimonial teoria e método em arqueologia sustentabilidade |
description |
As Perguntas & Respostas (Q&A) abaixo convidam à reflexão sobre patrimônio cultural, sua institucionalização, conflitos/negociação e abordagens desde o patrimônio aplicado aos estudos de patrimônio crítico. Aspectos sobre patrimônio integral, educação patrimonial, patrimônio arqueológico e sua relação com museus, profissionais da arqueologia e sociedade são alguns dos tópicos aqui abordados. Para debater tais tópicos, Alejandra Saladino, museóloga, especialista em conservação, mestra em arqueologia e professora Departamento de Estudos e Processos Museológicos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural (IPHAN) compartilha seu ponto de vista mirado para uma sociedade sustentável. Abstract: The Questions & Answers (Q&A) below invites to reflect on cultural heritage, its institutionalization, conflicts / negotiation and approaches from applied heritage to critical heritage studies. Aspects about integral heritage, heritage education, archaeological heritage and its relationship with museums, archeology professionals and society are some of the topics covered here. To discuss such topics, Alejandra Saladino, museologist, conservation specialist, master in archeology and professor Department of Museological Studies and Processes at the Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNIRIO) and the Professional Master in Cultural Heritage Preservation (IPHAN) shares their point of view aimed at a sustainable society. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/19228 10.15210/lepaarq.v17i34.19228 |
url |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/19228 |
identifier_str_mv |
10.15210/lepaarq.v17i34.19228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/19228/12216 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Tiago Muniz, Alejandra Saladino http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Tiago Muniz, Alejandra Saladino http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); v. 17 n. 34 (2020): JUL-DEZ.; 326-336 5391545420; Vol. 17 No. 34 (2020): JUL-DEZ.; 326-336 2316-8412 1806-9118 10.15210/lepaarq.v17i34 reponame:Cadernos do LEPAARQ instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Cadernos do LEPAARQ |
collection |
Cadernos do LEPAARQ |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
milheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com |
_version_ |
1799756126955241472 |