Matrizes Curriculares de Jornalismo: um olhar sobre convergência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Panorama (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3446 |
Resumo: | RESUMO: O advento das tecnologias digitais coloca, muitas vezes, a necessidade de modificar os currículos de jornalismo para atender as demandas da convergência. Se, por um lado, o ensino desta área busca acompanhar tais mudanças, por outro, a convergência implica constantes transformações. Neste artigo, foi feita a verificação das matrizes curriculares de quatro faculdades, por meio da análise de conteúdo. A pesquisa permitiu constatar de que não há convergência, a partir da perspectiva aventada por Elias Machado. Assim, demonstrou que as matrizes curriculares apresentam disciplinas que requerem o uso de tecnologias digitais, no entanto, de forma isolada. Por fim, percebe-se que inovação em jornalismo é algo que está profundamente mais intrínseco à sua estrutura do que ao modelo ou formato disponibilizados. PALAVRAS-CHAVE: jornalismo, convergência de mídias, educação, formação do jornalista. |
id |
PUC-GO-2_1bf44c7421e4307fea04a0c391fef276 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/3446 |
network_acronym_str |
PUC-GO-2 |
network_name_str |
Panorama (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Matrizes Curriculares de Jornalismo: um olhar sobre convergênciaRESUMO: O advento das tecnologias digitais coloca, muitas vezes, a necessidade de modificar os currículos de jornalismo para atender as demandas da convergência. Se, por um lado, o ensino desta área busca acompanhar tais mudanças, por outro, a convergência implica constantes transformações. Neste artigo, foi feita a verificação das matrizes curriculares de quatro faculdades, por meio da análise de conteúdo. A pesquisa permitiu constatar de que não há convergência, a partir da perspectiva aventada por Elias Machado. Assim, demonstrou que as matrizes curriculares apresentam disciplinas que requerem o uso de tecnologias digitais, no entanto, de forma isolada. Por fim, percebe-se que inovação em jornalismo é algo que está profundamente mais intrínseco à sua estrutura do que ao modelo ou formato disponibilizados. PALAVRAS-CHAVE: jornalismo, convergência de mídias, educação, formação do jornalista.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2022-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/344610.18224/pan.v3i1.3446Revista Panorama - Social Communication Magazine; Vol. 3 No. 1 (2013); 323-331Revista Panorama - Revista de Comunicación Social; Vol. 3 Núm. 1 (2013); 323-331Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 3 n. 1 (2013); 323-3312237-108710.18224/pan.v3i1reponame:Panorama (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3446/201710.18224/pan.v3i1.3446.g2017Santos, Laila Diana dosSilva, Noêmia Félix dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-22T15:06:22Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/3446Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/indexPUBhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/oai||panorama@pucgoias.edu.br|| lucajor@gmail.com2237-10872236-1685opendoar:2022-06-22T15:06:22Panorama (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matrizes Curriculares de Jornalismo: um olhar sobre convergência |
title |
Matrizes Curriculares de Jornalismo: um olhar sobre convergência |
spellingShingle |
Matrizes Curriculares de Jornalismo: um olhar sobre convergência Santos, Laila Diana dos |
title_short |
Matrizes Curriculares de Jornalismo: um olhar sobre convergência |
title_full |
Matrizes Curriculares de Jornalismo: um olhar sobre convergência |
title_fullStr |
Matrizes Curriculares de Jornalismo: um olhar sobre convergência |
title_full_unstemmed |
Matrizes Curriculares de Jornalismo: um olhar sobre convergência |
title_sort |
Matrizes Curriculares de Jornalismo: um olhar sobre convergência |
author |
Santos, Laila Diana dos |
author_facet |
Santos, Laila Diana dos Silva, Noêmia Félix da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Noêmia Félix da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Laila Diana dos Silva, Noêmia Félix da |
description |
RESUMO: O advento das tecnologias digitais coloca, muitas vezes, a necessidade de modificar os currículos de jornalismo para atender as demandas da convergência. Se, por um lado, o ensino desta área busca acompanhar tais mudanças, por outro, a convergência implica constantes transformações. Neste artigo, foi feita a verificação das matrizes curriculares de quatro faculdades, por meio da análise de conteúdo. A pesquisa permitiu constatar de que não há convergência, a partir da perspectiva aventada por Elias Machado. Assim, demonstrou que as matrizes curriculares apresentam disciplinas que requerem o uso de tecnologias digitais, no entanto, de forma isolada. Por fim, percebe-se que inovação em jornalismo é algo que está profundamente mais intrínseco à sua estrutura do que ao modelo ou formato disponibilizados. PALAVRAS-CHAVE: jornalismo, convergência de mídias, educação, formação do jornalista. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3446 10.18224/pan.v3i1.3446 |
url |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3446 |
identifier_str_mv |
10.18224/pan.v3i1.3446 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3446/2017 10.18224/pan.v3i1.3446.g2017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Panorama - Social Communication Magazine; Vol. 3 No. 1 (2013); 323-331 Revista Panorama - Revista de Comunicación Social; Vol. 3 Núm. 1 (2013); 323-331 Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 3 n. 1 (2013); 323-331 2237-1087 10.18224/pan.v3i1 reponame:Panorama (Goiânia. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Panorama (Goiânia. Online) |
collection |
Panorama (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Panorama (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||panorama@pucgoias.edu.br|| lucajor@gmail.com |
_version_ |
1798321075330744320 |