Matrizes Curriculares de Jornalismo: um olhar sobre convergência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Laila Diana dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Noêmia Félix da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Panorama (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3446
Resumo: RESUMO: O advento das tecnologias digitais coloca, muitas vezes, a necessidade de modificar os currículos de jornalismo para atender as demandas da convergência. Se, por um lado, o ensino desta área busca acompanhar tais mudanças, por outro, a convergência implica constantes transformações. Neste artigo, foi feita a verificação das matrizes curriculares de quatro faculdades, por meio da análise de conteúdo. A pesquisa permitiu constatar de que não há convergência, a partir da perspectiva aventada por Elias Machado. Assim, demonstrou que as matrizes curriculares apresentam disciplinas que requerem o uso de tecnologias digitais, no entanto, de forma isolada. Por fim, percebe-se que inovação em jornalismo é algo que está profundamente mais intrínseco à sua estrutura do que ao modelo ou formato disponibilizados. PALAVRAS-CHAVE: jornalismo, convergência de mídias, educação, formação do jornalista.
id PUC-GO-2_1bf44c7421e4307fea04a0c391fef276
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/3446
network_acronym_str PUC-GO-2
network_name_str Panorama (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling Matrizes Curriculares de Jornalismo: um olhar sobre convergênciaRESUMO: O advento das tecnologias digitais coloca, muitas vezes, a necessidade de modificar os currículos de jornalismo para atender as demandas da convergência. Se, por um lado, o ensino desta área busca acompanhar tais mudanças, por outro, a convergência implica constantes transformações. Neste artigo, foi feita a verificação das matrizes curriculares de quatro faculdades, por meio da análise de conteúdo. A pesquisa permitiu constatar de que não há convergência, a partir da perspectiva aventada por Elias Machado. Assim, demonstrou que as matrizes curriculares apresentam disciplinas que requerem o uso de tecnologias digitais, no entanto, de forma isolada. Por fim, percebe-se que inovação em jornalismo é algo que está profundamente mais intrínseco à sua estrutura do que ao modelo ou formato disponibilizados. PALAVRAS-CHAVE: jornalismo, convergência de mídias, educação, formação do jornalista.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2022-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/344610.18224/pan.v3i1.3446Revista Panorama - Social Communication Magazine; Vol. 3 No. 1 (2013); 323-331Revista Panorama - Revista de Comunicación Social; Vol. 3 Núm. 1 (2013); 323-331Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 3 n. 1 (2013); 323-3312237-108710.18224/pan.v3i1reponame:Panorama (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3446/201710.18224/pan.v3i1.3446.g2017Santos, Laila Diana dosSilva, Noêmia Félix dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-22T15:06:22Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/3446Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/indexPUBhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/oai||panorama@pucgoias.edu.br|| lucajor@gmail.com2237-10872236-1685opendoar:2022-06-22T15:06:22Panorama (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Matrizes Curriculares de Jornalismo: um olhar sobre convergência
title Matrizes Curriculares de Jornalismo: um olhar sobre convergência
spellingShingle Matrizes Curriculares de Jornalismo: um olhar sobre convergência
Santos, Laila Diana dos
title_short Matrizes Curriculares de Jornalismo: um olhar sobre convergência
title_full Matrizes Curriculares de Jornalismo: um olhar sobre convergência
title_fullStr Matrizes Curriculares de Jornalismo: um olhar sobre convergência
title_full_unstemmed Matrizes Curriculares de Jornalismo: um olhar sobre convergência
title_sort Matrizes Curriculares de Jornalismo: um olhar sobre convergência
author Santos, Laila Diana dos
author_facet Santos, Laila Diana dos
Silva, Noêmia Félix da
author_role author
author2 Silva, Noêmia Félix da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Laila Diana dos
Silva, Noêmia Félix da
description RESUMO: O advento das tecnologias digitais coloca, muitas vezes, a necessidade de modificar os currículos de jornalismo para atender as demandas da convergência. Se, por um lado, o ensino desta área busca acompanhar tais mudanças, por outro, a convergência implica constantes transformações. Neste artigo, foi feita a verificação das matrizes curriculares de quatro faculdades, por meio da análise de conteúdo. A pesquisa permitiu constatar de que não há convergência, a partir da perspectiva aventada por Elias Machado. Assim, demonstrou que as matrizes curriculares apresentam disciplinas que requerem o uso de tecnologias digitais, no entanto, de forma isolada. Por fim, percebe-se que inovação em jornalismo é algo que está profundamente mais intrínseco à sua estrutura do que ao modelo ou formato disponibilizados. PALAVRAS-CHAVE: jornalismo, convergência de mídias, educação, formação do jornalista.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3446
10.18224/pan.v3i1.3446
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3446
identifier_str_mv 10.18224/pan.v3i1.3446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3446/2017
10.18224/pan.v3i1.3446.g2017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Panorama - Social Communication Magazine; Vol. 3 No. 1 (2013); 323-331
Revista Panorama - Revista de Comunicación Social; Vol. 3 Núm. 1 (2013); 323-331
Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 3 n. 1 (2013); 323-331
2237-1087
10.18224/pan.v3i1
reponame:Panorama (Goiânia. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Panorama (Goiânia. Online)
collection Panorama (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Panorama (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv ||panorama@pucgoias.edu.br|| lucajor@gmail.com
_version_ 1798321075330744320