A Telenovela como Componente Visual da Sociedade do Espetáculo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Panorama (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/1606 |
Resumo: | As telenovelas brasileiras têm como matriz a realidade, trabalhada com elementos ficcionais que prendem a atenção do telespectador, sugerindo valores e comportamentos, assimilados ou não em sua totalidade e perpetuados no imaginário coletivo. Tida hoje como uma obra aberta, sofre interferência direta do público, que pode mudar os rumos de personagens e até mesmo da história. O triunfo desse gênero televisivo é o que Debord chama de fenômeno de mediatização da realidade pelas imagens, porém em uma abordagem ficcional, dentro das premissas da sociedade do espetáculo. Debord alerta para esse envolvimento do público com as produções audiovisuais, resultando no esquecimento de si mesmo e na valorização do que é mostrado, na prevalência da imagem tendo, como conseqüência, a ampliação do estado de alienação de um povo. Palavras-chave: telenovela, narrativa ficcional, telespectador, sociedade do espetáculo. |
id |
PUC-GO-2_2d118d96495dd4f96a973ed8433bc18f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/1606 |
network_acronym_str |
PUC-GO-2 |
network_name_str |
Panorama (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Telenovela como Componente Visual da Sociedade do EspetáculoAs telenovelas brasileiras têm como matriz a realidade, trabalhada com elementos ficcionais que prendem a atenção do telespectador, sugerindo valores e comportamentos, assimilados ou não em sua totalidade e perpetuados no imaginário coletivo. Tida hoje como uma obra aberta, sofre interferência direta do público, que pode mudar os rumos de personagens e até mesmo da história. O triunfo desse gênero televisivo é o que Debord chama de fenômeno de mediatização da realidade pelas imagens, porém em uma abordagem ficcional, dentro das premissas da sociedade do espetáculo. Debord alerta para esse envolvimento do público com as produções audiovisuais, resultando no esquecimento de si mesmo e na valorização do que é mostrado, na prevalência da imagem tendo, como conseqüência, a ampliação do estado de alienação de um povo. Palavras-chave: telenovela, narrativa ficcional, telespectador, sociedade do espetáculo.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2022-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/160610.18224/pan.v1i1.1606Revista Panorama - Social Communication Magazine; Vol. 1 No. 1 (2011); 55 a 62Revista Panorama - Revista de Comunicación Social; Vol. 1 Núm. 1 (2011); 55 a 62Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 1 n. 1 (2011); 55 a 622237-108710.18224/pan.v1i1reponame:Panorama (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/1606/101210.18224/pan.v1i1.1606.g1012Queiroz, Eliani de Fátima Coveminfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-22T15:46:51Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/1606Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/indexPUBhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/oai||panorama@pucgoias.edu.br|| lucajor@gmail.com2237-10872236-1685opendoar:2022-06-22T15:46:51Panorama (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Telenovela como Componente Visual da Sociedade do Espetáculo |
title |
A Telenovela como Componente Visual da Sociedade do Espetáculo |
spellingShingle |
A Telenovela como Componente Visual da Sociedade do Espetáculo Queiroz, Eliani de Fátima Covem |
title_short |
A Telenovela como Componente Visual da Sociedade do Espetáculo |
title_full |
A Telenovela como Componente Visual da Sociedade do Espetáculo |
title_fullStr |
A Telenovela como Componente Visual da Sociedade do Espetáculo |
title_full_unstemmed |
A Telenovela como Componente Visual da Sociedade do Espetáculo |
title_sort |
A Telenovela como Componente Visual da Sociedade do Espetáculo |
author |
Queiroz, Eliani de Fátima Covem |
author_facet |
Queiroz, Eliani de Fátima Covem |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Eliani de Fátima Covem |
description |
As telenovelas brasileiras têm como matriz a realidade, trabalhada com elementos ficcionais que prendem a atenção do telespectador, sugerindo valores e comportamentos, assimilados ou não em sua totalidade e perpetuados no imaginário coletivo. Tida hoje como uma obra aberta, sofre interferência direta do público, que pode mudar os rumos de personagens e até mesmo da história. O triunfo desse gênero televisivo é o que Debord chama de fenômeno de mediatização da realidade pelas imagens, porém em uma abordagem ficcional, dentro das premissas da sociedade do espetáculo. Debord alerta para esse envolvimento do público com as produções audiovisuais, resultando no esquecimento de si mesmo e na valorização do que é mostrado, na prevalência da imagem tendo, como conseqüência, a ampliação do estado de alienação de um povo. Palavras-chave: telenovela, narrativa ficcional, telespectador, sociedade do espetáculo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/1606 10.18224/pan.v1i1.1606 |
url |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/1606 |
identifier_str_mv |
10.18224/pan.v1i1.1606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/1606/1012 10.18224/pan.v1i1.1606.g1012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Panorama - Social Communication Magazine; Vol. 1 No. 1 (2011); 55 a 62 Revista Panorama - Revista de Comunicación Social; Vol. 1 Núm. 1 (2011); 55 a 62 Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 1 n. 1 (2011); 55 a 62 2237-1087 10.18224/pan.v1i1 reponame:Panorama (Goiânia. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Panorama (Goiânia. Online) |
collection |
Panorama (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Panorama (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||panorama@pucgoias.edu.br|| lucajor@gmail.com |
_version_ |
1798321075266781184 |