O Corpo: expressão da linguagem não-verbal nas organizações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Panorama (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3466 |
Resumo: | RESUMO: Aborda-se teoricamente a importância da comunicação não-verbal nas organizações. Discute-se como as diferentes formas de comunicação não-verbal (gestual e visual) interferem na cultura vigente nas organizações, considerando que quando esta é prestigiada pela instituição se constitui em uma ferramenta importante na formulação de objetivos e estratégias de comunicação organizacional. Discute-se, ainda, a influência das novas tecnologias nas interações humanas, tornando a comunicação mais eficaz entre colaboradores, consumidores e usuários de produtos e serviços. Conclui-se que o corpo, expressão da linguagem não-verbal, pode dizer muito acerca das instituições e de sua forma de se comunicar. E que, de certa forma, a linguagem veiculada por meio do corpo é fabricada e modulada pela cultura vigente. PALAVRAS-CHAVE: Comunicação não-verbal; Comunicação organizacional; Comunicação corporal. |
id |
PUC-GO-2_78fdd52d149352954df887340d03a737 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/3466 |
network_acronym_str |
PUC-GO-2 |
network_name_str |
Panorama (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Corpo: expressão da linguagem não-verbal nas organizaçõesRESUMO: Aborda-se teoricamente a importância da comunicação não-verbal nas organizações. Discute-se como as diferentes formas de comunicação não-verbal (gestual e visual) interferem na cultura vigente nas organizações, considerando que quando esta é prestigiada pela instituição se constitui em uma ferramenta importante na formulação de objetivos e estratégias de comunicação organizacional. Discute-se, ainda, a influência das novas tecnologias nas interações humanas, tornando a comunicação mais eficaz entre colaboradores, consumidores e usuários de produtos e serviços. Conclui-se que o corpo, expressão da linguagem não-verbal, pode dizer muito acerca das instituições e de sua forma de se comunicar. E que, de certa forma, a linguagem veiculada por meio do corpo é fabricada e modulada pela cultura vigente. PALAVRAS-CHAVE: Comunicação não-verbal; Comunicação organizacional; Comunicação corporal.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2022-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/346610.18224/pan.v4i1.3466Revista Panorama - Social Communication Magazine; Vol. 4 No. 1 (2014); 101-107Revista Panorama - Revista de Comunicación Social; Vol. 4 Núm. 1 (2014); 101-107Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 4 n. 1 (2014); 101-1072237-108710.18224/pan.v4i1reponame:Panorama (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3466/203510.18224/pan.v4i1.3466.g2035Faria, Cláudia Sousa Oriente deNogueira, Maria Francisca Magalhãesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-22T14:44:02Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/3466Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/indexPUBhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/oai||panorama@pucgoias.edu.br|| lucajor@gmail.com2237-10872236-1685opendoar:2022-06-22T14:44:02Panorama (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Corpo: expressão da linguagem não-verbal nas organizações |
title |
O Corpo: expressão da linguagem não-verbal nas organizações |
spellingShingle |
O Corpo: expressão da linguagem não-verbal nas organizações Faria, Cláudia Sousa Oriente de |
title_short |
O Corpo: expressão da linguagem não-verbal nas organizações |
title_full |
O Corpo: expressão da linguagem não-verbal nas organizações |
title_fullStr |
O Corpo: expressão da linguagem não-verbal nas organizações |
title_full_unstemmed |
O Corpo: expressão da linguagem não-verbal nas organizações |
title_sort |
O Corpo: expressão da linguagem não-verbal nas organizações |
author |
Faria, Cláudia Sousa Oriente de |
author_facet |
Faria, Cláudia Sousa Oriente de Nogueira, Maria Francisca Magalhães |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira, Maria Francisca Magalhães |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Cláudia Sousa Oriente de Nogueira, Maria Francisca Magalhães |
description |
RESUMO: Aborda-se teoricamente a importância da comunicação não-verbal nas organizações. Discute-se como as diferentes formas de comunicação não-verbal (gestual e visual) interferem na cultura vigente nas organizações, considerando que quando esta é prestigiada pela instituição se constitui em uma ferramenta importante na formulação de objetivos e estratégias de comunicação organizacional. Discute-se, ainda, a influência das novas tecnologias nas interações humanas, tornando a comunicação mais eficaz entre colaboradores, consumidores e usuários de produtos e serviços. Conclui-se que o corpo, expressão da linguagem não-verbal, pode dizer muito acerca das instituições e de sua forma de se comunicar. E que, de certa forma, a linguagem veiculada por meio do corpo é fabricada e modulada pela cultura vigente. PALAVRAS-CHAVE: Comunicação não-verbal; Comunicação organizacional; Comunicação corporal. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3466 10.18224/pan.v4i1.3466 |
url |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3466 |
identifier_str_mv |
10.18224/pan.v4i1.3466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3466/2035 10.18224/pan.v4i1.3466.g2035 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Panorama - Social Communication Magazine; Vol. 4 No. 1 (2014); 101-107 Revista Panorama - Revista de Comunicación Social; Vol. 4 Núm. 1 (2014); 101-107 Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 4 n. 1 (2014); 101-107 2237-1087 10.18224/pan.v4i1 reponame:Panorama (Goiânia. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Panorama (Goiânia. Online) |
collection |
Panorama (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Panorama (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||panorama@pucgoias.edu.br|| lucajor@gmail.com |
_version_ |
1798321075353812992 |