O Corpo: expressão da linguagem não-verbal nas organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Cláudia Sousa Oriente de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nogueira, Maria Francisca Magalhães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Panorama (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3466
Resumo: RESUMO: Aborda-se teoricamente a importância da comunicação não-verbal nas organizações. Discute-se como as diferentes formas de comunicação não-verbal (gestual e visual) interferem na cultura vigente nas organizações, considerando que quando esta é prestigiada pela instituição se constitui em uma ferramenta importante na formulação de objetivos e estratégias de comunicação organizacional. Discute-se, ainda, a influência das novas tecnologias nas interações humanas, tornando a comunicação mais eficaz entre colaboradores, consumidores e usuários de produtos e serviços. Conclui-se que o corpo, expressão da linguagem não-verbal, pode dizer muito acerca das instituições e de sua forma de se comunicar. E que, de certa forma, a linguagem veiculada por meio do corpo é fabricada e modulada pela cultura vigente. PALAVRAS-CHAVE: Comunicação não-verbal; Comunicação organizacional; Comunicação corporal.
id PUC-GO-2_78fdd52d149352954df887340d03a737
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/3466
network_acronym_str PUC-GO-2
network_name_str Panorama (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling O Corpo: expressão da linguagem não-verbal nas organizaçõesRESUMO: Aborda-se teoricamente a importância da comunicação não-verbal nas organizações. Discute-se como as diferentes formas de comunicação não-verbal (gestual e visual) interferem na cultura vigente nas organizações, considerando que quando esta é prestigiada pela instituição se constitui em uma ferramenta importante na formulação de objetivos e estratégias de comunicação organizacional. Discute-se, ainda, a influência das novas tecnologias nas interações humanas, tornando a comunicação mais eficaz entre colaboradores, consumidores e usuários de produtos e serviços. Conclui-se que o corpo, expressão da linguagem não-verbal, pode dizer muito acerca das instituições e de sua forma de se comunicar. E que, de certa forma, a linguagem veiculada por meio do corpo é fabricada e modulada pela cultura vigente. PALAVRAS-CHAVE: Comunicação não-verbal; Comunicação organizacional; Comunicação corporal.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2022-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/346610.18224/pan.v4i1.3466Revista Panorama - Social Communication Magazine; Vol. 4 No. 1 (2014); 101-107Revista Panorama - Revista de Comunicación Social; Vol. 4 Núm. 1 (2014); 101-107Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 4 n. 1 (2014); 101-1072237-108710.18224/pan.v4i1reponame:Panorama (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3466/203510.18224/pan.v4i1.3466.g2035Faria, Cláudia Sousa Oriente deNogueira, Maria Francisca Magalhãesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-22T14:44:02Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/3466Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/indexPUBhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/oai||panorama@pucgoias.edu.br|| lucajor@gmail.com2237-10872236-1685opendoar:2022-06-22T14:44:02Panorama (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv O Corpo: expressão da linguagem não-verbal nas organizações
title O Corpo: expressão da linguagem não-verbal nas organizações
spellingShingle O Corpo: expressão da linguagem não-verbal nas organizações
Faria, Cláudia Sousa Oriente de
title_short O Corpo: expressão da linguagem não-verbal nas organizações
title_full O Corpo: expressão da linguagem não-verbal nas organizações
title_fullStr O Corpo: expressão da linguagem não-verbal nas organizações
title_full_unstemmed O Corpo: expressão da linguagem não-verbal nas organizações
title_sort O Corpo: expressão da linguagem não-verbal nas organizações
author Faria, Cláudia Sousa Oriente de
author_facet Faria, Cláudia Sousa Oriente de
Nogueira, Maria Francisca Magalhães
author_role author
author2 Nogueira, Maria Francisca Magalhães
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Cláudia Sousa Oriente de
Nogueira, Maria Francisca Magalhães
description RESUMO: Aborda-se teoricamente a importância da comunicação não-verbal nas organizações. Discute-se como as diferentes formas de comunicação não-verbal (gestual e visual) interferem na cultura vigente nas organizações, considerando que quando esta é prestigiada pela instituição se constitui em uma ferramenta importante na formulação de objetivos e estratégias de comunicação organizacional. Discute-se, ainda, a influência das novas tecnologias nas interações humanas, tornando a comunicação mais eficaz entre colaboradores, consumidores e usuários de produtos e serviços. Conclui-se que o corpo, expressão da linguagem não-verbal, pode dizer muito acerca das instituições e de sua forma de se comunicar. E que, de certa forma, a linguagem veiculada por meio do corpo é fabricada e modulada pela cultura vigente. PALAVRAS-CHAVE: Comunicação não-verbal; Comunicação organizacional; Comunicação corporal.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3466
10.18224/pan.v4i1.3466
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3466
identifier_str_mv 10.18224/pan.v4i1.3466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3466/2035
10.18224/pan.v4i1.3466.g2035
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Panorama - Social Communication Magazine; Vol. 4 No. 1 (2014); 101-107
Revista Panorama - Revista de Comunicación Social; Vol. 4 Núm. 1 (2014); 101-107
Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 4 n. 1 (2014); 101-107
2237-1087
10.18224/pan.v4i1
reponame:Panorama (Goiânia. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Panorama (Goiânia. Online)
collection Panorama (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Panorama (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv ||panorama@pucgoias.edu.br|| lucajor@gmail.com
_version_ 1798321075353812992