GOVERNAMENTALIDADE, BIOPOLÍTICA E NECROPOLÍTICA: A PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Dario de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gomes, Suely Henrique de Aquino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Panorama
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/9046
Resumo: O presente artigo analisa a pandemia do Coronavírus (Covid–19) no Brasil, tendo como referência o conceito de governamentalidade e biopolítica de Michel Foucault e necropolítica de Achille Mbembe. Procura-se entender com a emergência da Covid-19 no Brasil, como o desenho de uma política (ou a sua ausência) para o enfrentamento da doença pode ditar quem merece viver e quem deve morrer, ou seja, a falta de ações efetivas de combate, somada ao negacionismo científico durante a pandemia, e que resultaram no extermínio das pessoas mais frágeis e vulneráveis. Institui-se uma política que favorece a morte. Mbembe nomeia esse tipo de política de necropolítica, Pretende-se no presente trabalho entender entrevistas e pronunciamentos do presidente Jair Bolsonaro criaram as condições para o estabelecimento da necropolítica em um contexto de pandemia da COVID-19 no Brasil. Trata-se de uma reflexão teórica. Que os esforços feitos, auxiliem o esclarecimento dos desafios e dos limites democráticos para reverter este modo de pensar a realidade brasileira frente à eugenia da Covid-19.
id PUC-GO-2_ae75e80128828707cdfac7e4f69c5f1a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9046
network_acronym_str PUC-GO-2
network_name_str Panorama
repository_id_str
spelling GOVERNAMENTALIDADE, BIOPOLÍTICA E NECROPOLÍTICA: A PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASILComunicação; Relações PúblicasBiopolítica. Brasil. Covid-19. Michel Foucault. Necropolítica.NecropolíticaO presente artigo analisa a pandemia do Coronavírus (Covid–19) no Brasil, tendo como referência o conceito de governamentalidade e biopolítica de Michel Foucault e necropolítica de Achille Mbembe. Procura-se entender com a emergência da Covid-19 no Brasil, como o desenho de uma política (ou a sua ausência) para o enfrentamento da doença pode ditar quem merece viver e quem deve morrer, ou seja, a falta de ações efetivas de combate, somada ao negacionismo científico durante a pandemia, e que resultaram no extermínio das pessoas mais frágeis e vulneráveis. Institui-se uma política que favorece a morte. Mbembe nomeia esse tipo de política de necropolítica, Pretende-se no presente trabalho entender entrevistas e pronunciamentos do presidente Jair Bolsonaro criaram as condições para o estabelecimento da necropolítica em um contexto de pandemia da COVID-19 no Brasil. Trata-se de uma reflexão teórica. Que os esforços feitos, auxiliem o esclarecimento dos desafios e dos limites democráticos para reverter este modo de pensar a realidade brasileira frente à eugenia da Covid-19.Editora da PUC GoiásUniversidade Federal de GoiásNeves, Dario de OliveiraGomes, Suely Henrique de Aquino2021-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/904610.18224/pan.v11i1.9046Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 11, n. 1 (2021); 53-582237-108710.18224/pan.v11i1reponame:Panoramainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/9046/5247Direitos autorais 2021 DARIO DE OLIVEIRA NEVEShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-17T13:19:56ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv GOVERNAMENTALIDADE, BIOPOLÍTICA E NECROPOLÍTICA: A PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL
title GOVERNAMENTALIDADE, BIOPOLÍTICA E NECROPOLÍTICA: A PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL
spellingShingle GOVERNAMENTALIDADE, BIOPOLÍTICA E NECROPOLÍTICA: A PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL
Neves, Dario de Oliveira
Comunicação; Relações Públicas
Biopolítica. Brasil. Covid-19. Michel Foucault. Necropolítica.
Necropolítica
title_short GOVERNAMENTALIDADE, BIOPOLÍTICA E NECROPOLÍTICA: A PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL
title_full GOVERNAMENTALIDADE, BIOPOLÍTICA E NECROPOLÍTICA: A PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL
title_fullStr GOVERNAMENTALIDADE, BIOPOLÍTICA E NECROPOLÍTICA: A PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL
title_full_unstemmed GOVERNAMENTALIDADE, BIOPOLÍTICA E NECROPOLÍTICA: A PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL
title_sort GOVERNAMENTALIDADE, BIOPOLÍTICA E NECROPOLÍTICA: A PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL
author Neves, Dario de Oliveira
author_facet Neves, Dario de Oliveira
Gomes, Suely Henrique de Aquino
author_role author
author2 Gomes, Suely Henrique de Aquino
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Dario de Oliveira
Gomes, Suely Henrique de Aquino
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação; Relações Públicas
Biopolítica. Brasil. Covid-19. Michel Foucault. Necropolítica.
Necropolítica
topic Comunicação; Relações Públicas
Biopolítica. Brasil. Covid-19. Michel Foucault. Necropolítica.
Necropolítica
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo analisa a pandemia do Coronavírus (Covid–19) no Brasil, tendo como referência o conceito de governamentalidade e biopolítica de Michel Foucault e necropolítica de Achille Mbembe. Procura-se entender com a emergência da Covid-19 no Brasil, como o desenho de uma política (ou a sua ausência) para o enfrentamento da doença pode ditar quem merece viver e quem deve morrer, ou seja, a falta de ações efetivas de combate, somada ao negacionismo científico durante a pandemia, e que resultaram no extermínio das pessoas mais frágeis e vulneráveis. Institui-se uma política que favorece a morte. Mbembe nomeia esse tipo de política de necropolítica, Pretende-se no presente trabalho entender entrevistas e pronunciamentos do presidente Jair Bolsonaro criaram as condições para o estabelecimento da necropolítica em um contexto de pandemia da COVID-19 no Brasil. Trata-se de uma reflexão teórica. Que os esforços feitos, auxiliem o esclarecimento dos desafios e dos limites democráticos para reverter este modo de pensar a realidade brasileira frente à eugenia da Covid-19.
description O presente artigo analisa a pandemia do Coronavírus (Covid–19) no Brasil, tendo como referência o conceito de governamentalidade e biopolítica de Michel Foucault e necropolítica de Achille Mbembe. Procura-se entender com a emergência da Covid-19 no Brasil, como o desenho de uma política (ou a sua ausência) para o enfrentamento da doença pode ditar quem merece viver e quem deve morrer, ou seja, a falta de ações efetivas de combate, somada ao negacionismo científico durante a pandemia, e que resultaram no extermínio das pessoas mais frágeis e vulneráveis. Institui-se uma política que favorece a morte. Mbembe nomeia esse tipo de política de necropolítica, Pretende-se no presente trabalho entender entrevistas e pronunciamentos do presidente Jair Bolsonaro criaram as condições para o estabelecimento da necropolítica em um contexto de pandemia da COVID-19 no Brasil. Trata-se de uma reflexão teórica. Que os esforços feitos, auxiliem o esclarecimento dos desafios e dos limites democráticos para reverter este modo de pensar a realidade brasileira frente à eugenia da Covid-19.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/9046
10.18224/pan.v11i1.9046
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/9046
identifier_str_mv 10.18224/pan.v11i1.9046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/9046/5247
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 DARIO DE OLIVEIRA NEVES
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 DARIO DE OLIVEIRA NEVES
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 11, n. 1 (2021); 53-58
2237-1087
10.18224/pan.v11i1
reponame:Panorama
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Panorama
collection Panorama
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1726665001614180352