CONSUMO, MODA E EFEMERIDADE: O COMPORTAMENTO DE COMPRA DE VESTUÁRIO EM SÃO LUÍS/MA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Panorama |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/8506 |
Resumo: | O consumo é um processo sociocultural que (re)estrutura as dinâmicas sociais na ambivalente modernidade líquida, assim como o hedonismo e o individualismo conformam o consumidor contemporâneo. Colocamos em tela as relações simbólico-afetivas que envolvem sujeitos, marcas e signos/objetos, desenvolvendo um estudo, por meio de metodologia quali-quantitativa, que analisa elementos motivacionais ligados ao comportamento de compra de vestuário na cidade de São Luís, Maranhão. Inferimos que a inclinação a associar os itens de vestuário a elementos intangíveis e afetivos causam bem estar, felicidade e elevação da autoestima, ainda que de modo efêmero. |
id |
PUC-GO-2_cce8d4cc57d38faca0d3a5819edab604 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8506 |
network_acronym_str |
PUC-GO-2 |
network_name_str |
Panorama (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSUMO, MODA E EFEMERIDADE: O COMPORTAMENTO DE COMPRA DE VESTUÁRIO EM SÃO LUÍS/MAComunicação; consumo; sociologiaConsumo. São Luís. Vestuário. Moda.Comunicação de mercado; Opinião e percepção do consumidor;O consumo é um processo sociocultural que (re)estrutura as dinâmicas sociais na ambivalente modernidade líquida, assim como o hedonismo e o individualismo conformam o consumidor contemporâneo. Colocamos em tela as relações simbólico-afetivas que envolvem sujeitos, marcas e signos/objetos, desenvolvendo um estudo, por meio de metodologia quali-quantitativa, que analisa elementos motivacionais ligados ao comportamento de compra de vestuário na cidade de São Luís, Maranhão. Inferimos que a inclinação a associar os itens de vestuário a elementos intangíveis e afetivos causam bem estar, felicidade e elevação da autoestima, ainda que de modo efêmero.Editora da PUC GoiásPereira da Silva, MarceloCarneiro de Albuquerque, Vyllena Victória2021-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/850610.18224/pan.v10i2.8506Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 10, n. 2 (2020); 8-132237-108710.18224/pan.v10i2reponame:Panoramainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/8506/5010http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/downloadSuppFile/8506/1006Direitos autorais 2021 Marcelo Pereira da Silva, Vyllena Victória Carneiro de Albuquerquehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-04T19:39:34ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSUMO, MODA E EFEMERIDADE: O COMPORTAMENTO DE COMPRA DE VESTUÁRIO EM SÃO LUÍS/MA |
title |
CONSUMO, MODA E EFEMERIDADE: O COMPORTAMENTO DE COMPRA DE VESTUÁRIO EM SÃO LUÍS/MA |
spellingShingle |
CONSUMO, MODA E EFEMERIDADE: O COMPORTAMENTO DE COMPRA DE VESTUÁRIO EM SÃO LUÍS/MA Pereira da Silva, Marcelo Comunicação; consumo; sociologia Consumo. São Luís. Vestuário. Moda. Comunicação de mercado; Opinião e percepção do consumidor; |
title_short |
CONSUMO, MODA E EFEMERIDADE: O COMPORTAMENTO DE COMPRA DE VESTUÁRIO EM SÃO LUÍS/MA |
title_full |
CONSUMO, MODA E EFEMERIDADE: O COMPORTAMENTO DE COMPRA DE VESTUÁRIO EM SÃO LUÍS/MA |
title_fullStr |
CONSUMO, MODA E EFEMERIDADE: O COMPORTAMENTO DE COMPRA DE VESTUÁRIO EM SÃO LUÍS/MA |
title_full_unstemmed |
CONSUMO, MODA E EFEMERIDADE: O COMPORTAMENTO DE COMPRA DE VESTUÁRIO EM SÃO LUÍS/MA |
title_sort |
CONSUMO, MODA E EFEMERIDADE: O COMPORTAMENTO DE COMPRA DE VESTUÁRIO EM SÃO LUÍS/MA |
author |
Pereira da Silva, Marcelo |
author_facet |
Pereira da Silva, Marcelo Carneiro de Albuquerque, Vyllena Victória |
author_role |
author |
author2 |
Carneiro de Albuquerque, Vyllena Victória |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira da Silva, Marcelo Carneiro de Albuquerque, Vyllena Victória |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação; consumo; sociologia Consumo. São Luís. Vestuário. Moda. Comunicação de mercado; Opinião e percepção do consumidor; |
topic |
Comunicação; consumo; sociologia Consumo. São Luís. Vestuário. Moda. Comunicação de mercado; Opinião e percepção do consumidor; |
description |
O consumo é um processo sociocultural que (re)estrutura as dinâmicas sociais na ambivalente modernidade líquida, assim como o hedonismo e o individualismo conformam o consumidor contemporâneo. Colocamos em tela as relações simbólico-afetivas que envolvem sujeitos, marcas e signos/objetos, desenvolvendo um estudo, por meio de metodologia quali-quantitativa, que analisa elementos motivacionais ligados ao comportamento de compra de vestuário na cidade de São Luís, Maranhão. Inferimos que a inclinação a associar os itens de vestuário a elementos intangíveis e afetivos causam bem estar, felicidade e elevação da autoestima, ainda que de modo efêmero. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/8506 10.18224/pan.v10i2.8506 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/8506 |
identifier_str_mv |
10.18224/pan.v10i2.8506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/8506/5010 http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/downloadSuppFile/8506/1006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Marcelo Pereira da Silva, Vyllena Victória Carneiro de Albuquerque http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Marcelo Pereira da Silva, Vyllena Victória Carneiro de Albuquerque http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUC Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUC Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 10, n. 2 (2020); 8-13 2237-1087 10.18224/pan.v10i2 reponame:Panorama instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Panorama |
collection |
Panorama |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798321075738640384 |