Identidade de Gênero e Cultura Midiática nas Imagens da Campanha pela Real Beleza Dove
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Panorama |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3472 |
Resumo: | RESUMO: Este trabalho analisa a representação da mulher nos anúncios impressos da campanha pela real beleza Dove, veiculados no Brasil, no período de 2004 a 2005. A campanha propõe a quebra de estereótipos da imagem da mulher disseminada pela mídia, utilizando em seus anúncios mulheres comuns, que não são modelos profissionais. A representação visual e verbal nas mensagens publicitárias funciona como um mecanismo ideológico para a construção e reprodução das identidades de gênero. As informações obtidas com a análise revelaram que a beleza real proposta pela marca está atrelada a alguns referenciais e atributos considerados naturalmente femininos como a sedução e a exposição do corpo. PALAVRAS-CHAVE: Representação; Propaganda; Beleza |
id |
PUC-GO-2_d86b1e6b4d7888dad838d11563ad1413 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3472 |
network_acronym_str |
PUC-GO-2 |
network_name_str |
Panorama |
repository_id_str |
|
spelling |
Identidade de Gênero e Cultura Midiática nas Imagens da Campanha pela Real Beleza DoveRESUMO: Este trabalho analisa a representação da mulher nos anúncios impressos da campanha pela real beleza Dove, veiculados no Brasil, no período de 2004 a 2005. A campanha propõe a quebra de estereótipos da imagem da mulher disseminada pela mídia, utilizando em seus anúncios mulheres comuns, que não são modelos profissionais. A representação visual e verbal nas mensagens publicitárias funciona como um mecanismo ideológico para a construção e reprodução das identidades de gênero. As informações obtidas com a análise revelaram que a beleza real proposta pela marca está atrelada a alguns referenciais e atributos considerados naturalmente femininos como a sedução e a exposição do corpo. PALAVRAS-CHAVE: Representação; Propaganda; BelezaEditora da PUC Goiás2014-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/347210.18224/pan.v4i1.3472Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 4, n. 1 (2014); 145-1512237-108710.18224/pan.v4i1reponame:Panoramainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3472/2040Brisolla, Márcia Regina S.Brisolla, Lívia Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-17T19:04:06ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidade de Gênero e Cultura Midiática nas Imagens da Campanha pela Real Beleza Dove |
title |
Identidade de Gênero e Cultura Midiática nas Imagens da Campanha pela Real Beleza Dove |
spellingShingle |
Identidade de Gênero e Cultura Midiática nas Imagens da Campanha pela Real Beleza Dove Brisolla, Márcia Regina S. |
title_short |
Identidade de Gênero e Cultura Midiática nas Imagens da Campanha pela Real Beleza Dove |
title_full |
Identidade de Gênero e Cultura Midiática nas Imagens da Campanha pela Real Beleza Dove |
title_fullStr |
Identidade de Gênero e Cultura Midiática nas Imagens da Campanha pela Real Beleza Dove |
title_full_unstemmed |
Identidade de Gênero e Cultura Midiática nas Imagens da Campanha pela Real Beleza Dove |
title_sort |
Identidade de Gênero e Cultura Midiática nas Imagens da Campanha pela Real Beleza Dove |
author |
Brisolla, Márcia Regina S. |
author_facet |
Brisolla, Márcia Regina S. Brisolla, Lívia Santos |
author_role |
author |
author2 |
Brisolla, Lívia Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brisolla, Márcia Regina S. Brisolla, Lívia Santos |
dc.description.none.fl_txt_mv |
RESUMO: Este trabalho analisa a representação da mulher nos anúncios impressos da campanha pela real beleza Dove, veiculados no Brasil, no período de 2004 a 2005. A campanha propõe a quebra de estereótipos da imagem da mulher disseminada pela mídia, utilizando em seus anúncios mulheres comuns, que não são modelos profissionais. A representação visual e verbal nas mensagens publicitárias funciona como um mecanismo ideológico para a construção e reprodução das identidades de gênero. As informações obtidas com a análise revelaram que a beleza real proposta pela marca está atrelada a alguns referenciais e atributos considerados naturalmente femininos como a sedução e a exposição do corpo. PALAVRAS-CHAVE: Representação; Propaganda; Beleza |
description |
RESUMO: Este trabalho analisa a representação da mulher nos anúncios impressos da campanha pela real beleza Dove, veiculados no Brasil, no período de 2004 a 2005. A campanha propõe a quebra de estereótipos da imagem da mulher disseminada pela mídia, utilizando em seus anúncios mulheres comuns, que não são modelos profissionais. A representação visual e verbal nas mensagens publicitárias funciona como um mecanismo ideológico para a construção e reprodução das identidades de gênero. As informações obtidas com a análise revelaram que a beleza real proposta pela marca está atrelada a alguns referenciais e atributos considerados naturalmente femininos como a sedução e a exposição do corpo. PALAVRAS-CHAVE: Representação; Propaganda; Beleza |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3472 10.18224/pan.v4i1.3472 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3472 |
identifier_str_mv |
10.18224/pan.v4i1.3472 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3472/2040 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUC Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUC Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 4, n. 1 (2014); 145-151 2237-1087 10.18224/pan.v4i1 reponame:Panorama instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Panorama |
collection |
Panorama |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1726665001597403136 |