Identidade de Gênero e Cultura Midiática nas Imagens da Campanha pela Real Beleza Dove

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brisolla, Márcia Regina S.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Brisolla, Lívia Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Panorama
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3472
Resumo: RESUMO: Este trabalho analisa a representação da mulher nos anúncios impressos da campanha pela real beleza Dove, veiculados no Brasil, no período de 2004 a 2005. A campanha propõe a quebra de estereótipos da imagem da mulher disseminada pela mídia, utilizando em seus anúncios mulheres comuns, que não são modelos profissionais. A representação visual e verbal nas mensagens publicitárias funciona como um mecanismo ideológico para a construção e reprodução das identidades de gênero. As informações obtidas com a análise revelaram que a beleza real proposta pela marca está atrelada a alguns referenciais e atributos considerados naturalmente femininos como a sedução e a exposição do corpo. PALAVRAS-CHAVE: Representação; Propaganda; Beleza
id PUC-GO-2_d86b1e6b4d7888dad838d11563ad1413
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3472
network_acronym_str PUC-GO-2
network_name_str Panorama
repository_id_str
spelling Identidade de Gênero e Cultura Midiática nas Imagens da Campanha pela Real Beleza DoveRESUMO: Este trabalho analisa a representação da mulher nos anúncios impressos da campanha pela real beleza Dove, veiculados no Brasil, no período de 2004 a 2005. A campanha propõe a quebra de estereótipos da imagem da mulher disseminada pela mídia, utilizando em seus anúncios mulheres comuns, que não são modelos profissionais. A representação visual e verbal nas mensagens publicitárias funciona como um mecanismo ideológico para a construção e reprodução das identidades de gênero. As informações obtidas com a análise revelaram que a beleza real proposta pela marca está atrelada a alguns referenciais e atributos considerados naturalmente femininos como a sedução e a exposição do corpo. PALAVRAS-CHAVE: Representação; Propaganda; BelezaEditora da PUC Goiás2014-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/347210.18224/pan.v4i1.3472Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 4, n. 1 (2014); 145-1512237-108710.18224/pan.v4i1reponame:Panoramainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3472/2040Brisolla, Márcia Regina S.Brisolla, Lívia Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-17T19:04:06ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Identidade de Gênero e Cultura Midiática nas Imagens da Campanha pela Real Beleza Dove
title Identidade de Gênero e Cultura Midiática nas Imagens da Campanha pela Real Beleza Dove
spellingShingle Identidade de Gênero e Cultura Midiática nas Imagens da Campanha pela Real Beleza Dove
Brisolla, Márcia Regina S.
title_short Identidade de Gênero e Cultura Midiática nas Imagens da Campanha pela Real Beleza Dove
title_full Identidade de Gênero e Cultura Midiática nas Imagens da Campanha pela Real Beleza Dove
title_fullStr Identidade de Gênero e Cultura Midiática nas Imagens da Campanha pela Real Beleza Dove
title_full_unstemmed Identidade de Gênero e Cultura Midiática nas Imagens da Campanha pela Real Beleza Dove
title_sort Identidade de Gênero e Cultura Midiática nas Imagens da Campanha pela Real Beleza Dove
author Brisolla, Márcia Regina S.
author_facet Brisolla, Márcia Regina S.
Brisolla, Lívia Santos
author_role author
author2 Brisolla, Lívia Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brisolla, Márcia Regina S.
Brisolla, Lívia Santos
dc.description.none.fl_txt_mv RESUMO: Este trabalho analisa a representação da mulher nos anúncios impressos da campanha pela real beleza Dove, veiculados no Brasil, no período de 2004 a 2005. A campanha propõe a quebra de estereótipos da imagem da mulher disseminada pela mídia, utilizando em seus anúncios mulheres comuns, que não são modelos profissionais. A representação visual e verbal nas mensagens publicitárias funciona como um mecanismo ideológico para a construção e reprodução das identidades de gênero. As informações obtidas com a análise revelaram que a beleza real proposta pela marca está atrelada a alguns referenciais e atributos considerados naturalmente femininos como a sedução e a exposição do corpo. PALAVRAS-CHAVE: Representação; Propaganda; Beleza
description RESUMO: Este trabalho analisa a representação da mulher nos anúncios impressos da campanha pela real beleza Dove, veiculados no Brasil, no período de 2004 a 2005. A campanha propõe a quebra de estereótipos da imagem da mulher disseminada pela mídia, utilizando em seus anúncios mulheres comuns, que não são modelos profissionais. A representação visual e verbal nas mensagens publicitárias funciona como um mecanismo ideológico para a construção e reprodução das identidades de gênero. As informações obtidas com a análise revelaram que a beleza real proposta pela marca está atrelada a alguns referenciais e atributos considerados naturalmente femininos como a sedução e a exposição do corpo. PALAVRAS-CHAVE: Representação; Propaganda; Beleza
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3472
10.18224/pan.v4i1.3472
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3472
identifier_str_mv 10.18224/pan.v4i1.3472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3472/2040
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 4, n. 1 (2014); 145-151
2237-1087
10.18224/pan.v4i1
reponame:Panorama
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Panorama
collection Panorama
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1726665001597403136