What are evaluating the reading literacy tests?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos de Psicologia (Campinas) |
Texto Completo: | https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8097 |
Resumo: | This study had as a goal to verify the performance of 140 first grade students and, by means a psychometric study, to investigate the most evaluated abilities in the followings tests: Teste Metropolitano de Prontidão (TMP), Teste Diagnóstico das Habilidades do Pré-Escolar (DHP), Teste de Prontidão para a Leitura (TPL) e Instrumento de Avaliação do Repertório Básico para a Alfabetização (lAR): Significant superiority was noted among the uppermiddle class students and those who attended preschool. The most dlfficult subtests for the lower-middle class students were those concerned with numericaJ abilities and reasoning: analysis-synthesis. The tests evaluated primarily numerical and visual-motor coordination abilities; secondy verbal and perceptive abilities and finally reasoning: analys-synthesis abllities. |
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What are evaluating the reading literacy tests?O QUE ESTÃO AVALIANDO OS TESTES DE PRONTIDÃO PARA A ALFABETIZAÇÃO?testesprontidãofidedignidadeThis study had as a goal to verify the performance of 140 first grade students and, by means a psychometric study, to investigate the most evaluated abilities in the followings tests: Teste Metropolitano de Prontidão (TMP), Teste Diagnóstico das Habilidades do Pré-Escolar (DHP), Teste de Prontidão para a Leitura (TPL) e Instrumento de Avaliação do Repertório Básico para a Alfabetização (lAR): Significant superiority was noted among the uppermiddle class students and those who attended preschool. The most dlfficult subtests for the lower-middle class students were those concerned with numericaJ abilities and reasoning: analysis-synthesis. The tests evaluated primarily numerical and visual-motor coordination abilities; secondy verbal and perceptive abilities and finally reasoning: analys-synthesis abllities.Este trabalho teve por objetivo verificar o desempenho de 140 alunos da 1ª série e, através de um estudo psicométrico, investigar quais são as habilidades mais avaliadas nos seguintes testes: teste Metropolitano de Prontidão(TMP),Teste Diagnóstico das Habilidades do Pré-Escolar(DHP), Teste de Prontidão para a Leitura (TPL) e Instrumento de Avaliação do Repertório Básico para a AIfabetização(IAR). Houve superioridade significante dos sujeitos da classe média-alta e dos que frequentaram o pré-primário. Os testes foram precisos e válidos. Os subtestes mais difíceis para a classe média-baixa foram os relativos às habilidades numéricas e de raciocínio: análise-síntese. Os testes estão avaliando mais as habilidades de coordenação viso-motora e numéricas, seguindo-se das perspectivas e verbais; por último as de raciocínio: análise-síntese.Núcleo de Editoração - PUC-Campinas1993-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigosapplication/pdfhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8097Psychological Studies; Vol. 10 No. 2 (1993): Estudos de Psicologia; 41-62Estudos de Psicologia; Vol. 10 Núm. 2 (1993): Estudos de Psicologia; 41-62Estudos de Psicologia; v. 10 n. 2 (1993): Estudos de Psicologia; 41-621982-0275reponame:Estudos de Psicologia (Campinas)instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMPporhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8097/5608https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess de Oliveira, Quinha Luíza2024-04-18T12:54:23Zoai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/8097Revistahttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudosPRIhttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudos/oaisbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br1982-02750103-166Xopendoar:2024-04-18T12:54:23Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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