Crianças com queixa de dificuldade escolar: avaliação das mães através da Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos de Psicologia (Campinas) |
Texto Completo: | https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5804 |
Resumo: | Tendo em vista esclarecer a associação entre problemas emocionais / comportamentais e baixo rendimento escolar, foram conduzidos dois estudos empregando a Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter (ECI). No Estudo I, a ECI foi aplicada a 200 mães de crianças referidas para atendimento psicológico em uma clínica-escola em razão de dificuldade no aprendizado escolar, verificando-se as diferenças entre sexos. No Estudo 2, foram avaliadas 75 crianças em três grupos: 1. com queixa de dificuldade de aprendizagem e suspeita de déficit cognitivo leve; 2. com queixa de dificuldade de aprendizagem, sem suspeita de déficit cognitivo; 3. com desempenho escolar satisfatório. Verificou-se uma alta porcentagem de crianças que, segundo o escore obtido na ECl, necessitariam de atendimento psicológico; as mães indicaram maior intensidade de problemas internalizados nas meninas, bem como de comportamentos imaturos nas crianças com suspeita de déficit cognitivo. A ECI confirmou tendências detectadas em estudos anteriores baseados em entrevistas. |
id |
PUC_CAMP-3_63b6e83cbf60993d5c7c8d5fbdb24fc6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/5804 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-3 |
network_name_str |
Estudos de Psicologia (Campinas) |
repository_id_str |
|
spelling |
Crianças com queixa de dificuldade escolar: avaliação das mães através da Escala Comportamental Infantil A2 de Rutterbaixo desempenho escolar; problemas de comportamento; Escala Comportamental Infantil A2Tendo em vista esclarecer a associação entre problemas emocionais / comportamentais e baixo rendimento escolar, foram conduzidos dois estudos empregando a Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter (ECI). No Estudo I, a ECI foi aplicada a 200 mães de crianças referidas para atendimento psicológico em uma clínica-escola em razão de dificuldade no aprendizado escolar, verificando-se as diferenças entre sexos. No Estudo 2, foram avaliadas 75 crianças em três grupos: 1. com queixa de dificuldade de aprendizagem e suspeita de déficit cognitivo leve; 2. com queixa de dificuldade de aprendizagem, sem suspeita de déficit cognitivo; 3. com desempenho escolar satisfatório. Verificou-se uma alta porcentagem de crianças que, segundo o escore obtido na ECl, necessitariam de atendimento psicológico; as mães indicaram maior intensidade de problemas internalizados nas meninas, bem como de comportamentos imaturos nas crianças com suspeita de déficit cognitivo. A ECI confirmou tendências detectadas em estudos anteriores baseados em entrevistas.Núcleo de Editoração - PUC-Campinas2022-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigosapplication/pdfhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5804Psychological Studies; Vol. 14 No. 3 (1997): Estudos de Psicologia (Campinas)Estudos de Psicologia; Vol. 14 Núm. 3 (1997): Estudos de Psicologia (Campinas)Estudos de Psicologia; v. 14 n. 3 (1997): Estudos de Psicologia (Campinas)1982-0275reponame:Estudos de Psicologia (Campinas)instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMPporhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5804/3558Copyright (c) 2022 Edna Maria Marturano, Vera Lúcia Casari Parreira, Selma Aparecida Geraldo Benzonihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarturano, Edna Maria Parreira, Vera Lúcia Casari Benzoni, Selma Aparecida Geraldo 2022-11-10T17:43:24Zoai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/5804Revistahttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudosPRIhttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudos/oaisbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br1982-02750103-166Xopendoar:2022-11-10T17:43:24Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crianças com queixa de dificuldade escolar: avaliação das mães através da Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter |
title |
Crianças com queixa de dificuldade escolar: avaliação das mães através da Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter |
spellingShingle |
Crianças com queixa de dificuldade escolar: avaliação das mães através da Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter Marturano, Edna Maria baixo desempenho escolar; problemas de comportamento; Escala Comportamental Infantil A2 |
title_short |
Crianças com queixa de dificuldade escolar: avaliação das mães através da Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter |
title_full |
Crianças com queixa de dificuldade escolar: avaliação das mães através da Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter |
title_fullStr |
Crianças com queixa de dificuldade escolar: avaliação das mães através da Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter |
title_full_unstemmed |
Crianças com queixa de dificuldade escolar: avaliação das mães através da Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter |
title_sort |
Crianças com queixa de dificuldade escolar: avaliação das mães através da Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter |
author |
Marturano, Edna Maria |
author_facet |
Marturano, Edna Maria Parreira, Vera Lúcia Casari Benzoni, Selma Aparecida Geraldo |
author_role |
author |
author2 |
Parreira, Vera Lúcia Casari Benzoni, Selma Aparecida Geraldo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marturano, Edna Maria Parreira, Vera Lúcia Casari Benzoni, Selma Aparecida Geraldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
baixo desempenho escolar; problemas de comportamento; Escala Comportamental Infantil A2 |
topic |
baixo desempenho escolar; problemas de comportamento; Escala Comportamental Infantil A2 |
description |
Tendo em vista esclarecer a associação entre problemas emocionais / comportamentais e baixo rendimento escolar, foram conduzidos dois estudos empregando a Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter (ECI). No Estudo I, a ECI foi aplicada a 200 mães de crianças referidas para atendimento psicológico em uma clínica-escola em razão de dificuldade no aprendizado escolar, verificando-se as diferenças entre sexos. No Estudo 2, foram avaliadas 75 crianças em três grupos: 1. com queixa de dificuldade de aprendizagem e suspeita de déficit cognitivo leve; 2. com queixa de dificuldade de aprendizagem, sem suspeita de déficit cognitivo; 3. com desempenho escolar satisfatório. Verificou-se uma alta porcentagem de crianças que, segundo o escore obtido na ECl, necessitariam de atendimento psicológico; as mães indicaram maior intensidade de problemas internalizados nas meninas, bem como de comportamentos imaturos nas crianças com suspeita de déficit cognitivo. A ECI confirmou tendências detectadas em estudos anteriores baseados em entrevistas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5804 |
url |
https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5804 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5804/3558 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Editoração - PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Editoração - PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psychological Studies; Vol. 14 No. 3 (1997): Estudos de Psicologia (Campinas) Estudos de Psicologia; Vol. 14 Núm. 3 (1997): Estudos de Psicologia (Campinas) Estudos de Psicologia; v. 14 n. 3 (1997): Estudos de Psicologia (Campinas) 1982-0275 reponame:Estudos de Psicologia (Campinas) instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Estudos de Psicologia (Campinas) |
collection |
Estudos de Psicologia (Campinas) |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1799126014751670272 |