Crianças com queixa de dificuldade escolar: avaliação das mães através da Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marturano, Edna Maria
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Parreira, Vera Lúcia Casari, Benzoni, Selma Aparecida Geraldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos de Psicologia (Campinas)
Texto Completo: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5804
Resumo: Tendo em vista esclarecer a associação entre problemas emocionais / comportamentais e baixo rendimento escolar, foram conduzidos dois estudos empregando a Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter (ECI). No Estudo I, a ECI foi aplicada a 200 mães de crianças referidas para atendimento psicológico em uma clínica-escola em razão de dificuldade no aprendizado escolar, verificando-se as diferenças entre sexos. No Estudo 2, foram avaliadas 75 crianças em três grupos: 1. com queixa de dificuldade de aprendizagem e suspeita de déficit cognitivo leve; 2. com queixa de dificuldade de aprendizagem, sem suspeita de déficit cognitivo; 3. com desempenho escolar satisfatório. Verificou-se uma alta porcentagem de crianças que, segundo o escore obtido na ECl, necessitariam de atendimento psicológico; as mães indicaram maior intensidade de problemas internalizados nas meninas, bem como de comportamentos imaturos nas crianças com suspeita de déficit cognitivo. A ECI confirmou tendências detectadas em estudos anteriores baseados em entrevistas.
id PUC_CAMP-3_63b6e83cbf60993d5c7c8d5fbdb24fc6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/5804
network_acronym_str PUC_CAMP-3
network_name_str Estudos de Psicologia (Campinas)
repository_id_str
spelling Crianças com queixa de dificuldade escolar: avaliação das mães através da Escala Comportamental Infantil A2 de Rutterbaixo desempenho escolar; problemas de comportamento; Escala Comportamental Infantil A2Tendo em vista esclarecer a associação entre problemas emocionais / comportamentais e baixo rendimento escolar, foram conduzidos dois estudos empregando a Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter (ECI). No Estudo I, a ECI foi aplicada a 200 mães de crianças referidas para atendimento psicológico em uma clínica-escola em razão de dificuldade no aprendizado escolar, verificando-se as diferenças entre sexos. No Estudo 2, foram avaliadas 75 crianças em três grupos: 1. com queixa de dificuldade de aprendizagem e suspeita de déficit cognitivo leve; 2. com queixa de dificuldade de aprendizagem, sem suspeita de déficit cognitivo; 3. com desempenho escolar satisfatório. Verificou-se uma alta porcentagem de crianças que, segundo o escore obtido na ECl, necessitariam de atendimento psicológico; as mães indicaram maior intensidade de problemas internalizados nas meninas, bem como de comportamentos imaturos nas crianças com suspeita de déficit cognitivo. A ECI confirmou tendências detectadas em estudos anteriores baseados em entrevistas.Núcleo de Editoração - PUC-Campinas2022-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigosapplication/pdfhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5804Psychological Studies; Vol. 14 No. 3 (1997): Estudos de Psicologia (Campinas)Estudos de Psicologia; Vol. 14 Núm. 3 (1997): Estudos de Psicologia (Campinas)Estudos de Psicologia; v. 14 n. 3 (1997): Estudos de Psicologia (Campinas)1982-0275reponame:Estudos de Psicologia (Campinas)instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMPporhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5804/3558Copyright (c) 2022 Edna Maria Marturano, Vera Lúcia Casari Parreira, Selma Aparecida Geraldo Benzonihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarturano, Edna Maria Parreira, Vera Lúcia Casari Benzoni, Selma Aparecida Geraldo 2022-11-10T17:43:24Zoai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/5804Revistahttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudosPRIhttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudos/oaisbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br1982-02750103-166Xopendoar:2022-11-10T17:43:24Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Crianças com queixa de dificuldade escolar: avaliação das mães através da Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter
title Crianças com queixa de dificuldade escolar: avaliação das mães através da Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter
spellingShingle Crianças com queixa de dificuldade escolar: avaliação das mães através da Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter
Marturano, Edna Maria
baixo desempenho escolar; problemas de comportamento; Escala Comportamental Infantil A2
title_short Crianças com queixa de dificuldade escolar: avaliação das mães através da Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter
title_full Crianças com queixa de dificuldade escolar: avaliação das mães através da Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter
title_fullStr Crianças com queixa de dificuldade escolar: avaliação das mães através da Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter
title_full_unstemmed Crianças com queixa de dificuldade escolar: avaliação das mães através da Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter
title_sort Crianças com queixa de dificuldade escolar: avaliação das mães através da Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter
author Marturano, Edna Maria
author_facet Marturano, Edna Maria
Parreira, Vera Lúcia Casari
Benzoni, Selma Aparecida Geraldo
author_role author
author2 Parreira, Vera Lúcia Casari
Benzoni, Selma Aparecida Geraldo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marturano, Edna Maria
Parreira, Vera Lúcia Casari
Benzoni, Selma Aparecida Geraldo
dc.subject.por.fl_str_mv baixo desempenho escolar; problemas de comportamento; Escala Comportamental Infantil A2
topic baixo desempenho escolar; problemas de comportamento; Escala Comportamental Infantil A2
description Tendo em vista esclarecer a associação entre problemas emocionais / comportamentais e baixo rendimento escolar, foram conduzidos dois estudos empregando a Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter (ECI). No Estudo I, a ECI foi aplicada a 200 mães de crianças referidas para atendimento psicológico em uma clínica-escola em razão de dificuldade no aprendizado escolar, verificando-se as diferenças entre sexos. No Estudo 2, foram avaliadas 75 crianças em três grupos: 1. com queixa de dificuldade de aprendizagem e suspeita de déficit cognitivo leve; 2. com queixa de dificuldade de aprendizagem, sem suspeita de déficit cognitivo; 3. com desempenho escolar satisfatório. Verificou-se uma alta porcentagem de crianças que, segundo o escore obtido na ECl, necessitariam de atendimento psicológico; as mães indicaram maior intensidade de problemas internalizados nas meninas, bem como de comportamentos imaturos nas crianças com suspeita de déficit cognitivo. A ECI confirmou tendências detectadas em estudos anteriores baseados em entrevistas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5804
url https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5804/3558
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Editoração - PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Editoração - PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Psychological Studies; Vol. 14 No. 3 (1997): Estudos de Psicologia (Campinas)
Estudos de Psicologia; Vol. 14 Núm. 3 (1997): Estudos de Psicologia (Campinas)
Estudos de Psicologia; v. 14 n. 3 (1997): Estudos de Psicologia (Campinas)
1982-0275
reponame:Estudos de Psicologia (Campinas)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Estudos de Psicologia (Campinas)
collection Estudos de Psicologia (Campinas)
repository.name.fl_str_mv Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br
_version_ 1799126014751670272