ALFABETIZAÇÃO: PERSPECTIVA PIAGETIANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Witter, Geraldina Porto
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos de Psicologia (Campinas)
Texto Completo: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/12565
Resumo: A preocupação de seguidores de Piaget com as questões relativas ao processo de alfabetização é relativamente recente na longa e produtiva história desta área de pesquisa. Todavia, tem surgido uma farta bibliografia, notadamente em espanhol e português, onde a liderança é de Ferreiro (anos 80). O livro aqui resenhado é uma obra que se encaixa neste contexto teórico e compreende sete capítulos além de um prefácio sucinto em que Duckworth apresenta a obra, lembrando quão poderosa é a inteligência na construção e compreensão do mundo pela criança, no enfoque piagetiano.
id PUC_CAMP-3_73387deb8ed529212b43997b466cd283
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/12565
network_acronym_str PUC_CAMP-3
network_name_str Estudos de Psicologia (Campinas)
repository_id_str
spelling ALFABETIZAÇÃO: PERSPECTIVA PIAGETIANAA preocupação de seguidores de Piaget com as questões relativas ao processo de alfabetização é relativamente recente na longa e produtiva história desta área de pesquisa. Todavia, tem surgido uma farta bibliografia, notadamente em espanhol e português, onde a liderança é de Ferreiro (anos 80). O livro aqui resenhado é uma obra que se encaixa neste contexto teórico e compreende sete capítulos além de um prefácio sucinto em que Duckworth apresenta a obra, lembrando quão poderosa é a inteligência na construção e compreensão do mundo pela criança, no enfoque piagetiano.Núcleo de Editoração - PUC-Campinas1991-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionResenhasapplication/pdfhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/12565Psychological Studies; Vol. 8 No. 2 (1991): Estudos de Psicologia (Campinas)Estudos de Psicologia; Vol. 8 Núm. 2 (1991): Estudos de Psicologia (Campinas)Estudos de Psicologia; v. 8 n. 2 (1991): Estudos de Psicologia (Campinas)1982-0275reponame:Estudos de Psicologia (Campinas)instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMPporhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/12565/9831Copyright (c) 1991 Geraldina Porto Witterhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWitter, Geraldina Porto2024-04-25T18:48:01Zoai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/12565Revistahttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudosPRIhttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudos/oaisbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br1982-02750103-166Xopendoar:2024-04-25T18:48:01Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv ALFABETIZAÇÃO: PERSPECTIVA PIAGETIANA
title ALFABETIZAÇÃO: PERSPECTIVA PIAGETIANA
spellingShingle ALFABETIZAÇÃO: PERSPECTIVA PIAGETIANA
Witter, Geraldina Porto
title_short ALFABETIZAÇÃO: PERSPECTIVA PIAGETIANA
title_full ALFABETIZAÇÃO: PERSPECTIVA PIAGETIANA
title_fullStr ALFABETIZAÇÃO: PERSPECTIVA PIAGETIANA
title_full_unstemmed ALFABETIZAÇÃO: PERSPECTIVA PIAGETIANA
title_sort ALFABETIZAÇÃO: PERSPECTIVA PIAGETIANA
author Witter, Geraldina Porto
author_facet Witter, Geraldina Porto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Witter, Geraldina Porto
description A preocupação de seguidores de Piaget com as questões relativas ao processo de alfabetização é relativamente recente na longa e produtiva história desta área de pesquisa. Todavia, tem surgido uma farta bibliografia, notadamente em espanhol e português, onde a liderança é de Ferreiro (anos 80). O livro aqui resenhado é uma obra que se encaixa neste contexto teórico e compreende sete capítulos além de um prefácio sucinto em que Duckworth apresenta a obra, lembrando quão poderosa é a inteligência na construção e compreensão do mundo pela criança, no enfoque piagetiano.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Resenhas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/12565
url https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/12565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/12565/9831
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1991 Geraldina Porto Witter
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1991 Geraldina Porto Witter
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Editoração - PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Editoração - PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Psychological Studies; Vol. 8 No. 2 (1991): Estudos de Psicologia (Campinas)
Estudos de Psicologia; Vol. 8 Núm. 2 (1991): Estudos de Psicologia (Campinas)
Estudos de Psicologia; v. 8 n. 2 (1991): Estudos de Psicologia (Campinas)
1982-0275
reponame:Estudos de Psicologia (Campinas)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Estudos de Psicologia (Campinas)
collection Estudos de Psicologia (Campinas)
repository.name.fl_str_mv Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br
_version_ 1799126023470579712