Instrumentos de avaliação da fobia social para crianças e adolescentes em língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GAUER, Gabriel José Chittó
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: BOAZ, Cristine, CALVETTI, Prisla Ücker, SILVA, Leonardo Machado da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos de Psicologia (Campinas)
Texto Completo: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7130
Resumo: O diagnóstico de fobia social é o mais prevalente dentre os transtornos de ansiedade. Alguns instrumentos de avaliação diagnóstica vêm sendo validados no Brasil visando a avaliações cada vez mais precisas e específicas para cada faixa etária. O objetivo deste estudo foi revisar os instrumentos de avaliação da fobia social para crianças e adolescentes validados no Brasil e fazer uma discussão sobre os mais utilizados, bem como sobre as intervenções para este transtorno. Com este objetivo, foi realizada uma revisão bibliográficaem bases de dados. Pôde-se observar um número significativo de estudos sobre instrumentos validados para avaliação de fobia social para crianças e adolescentes, porém com pouca expressão e utilização clínica. Em relação à intervenção da fobia social, oBrasil se destaca nas intervenções psicoterapêuticas estruturadas para auxiliar na melhora do transtorno, embora nenhum protocolo desenvolvido e validado no Brasil tenha sido encontrado neste estudo.
id PUC_CAMP-3_a6c4179fe720df900bf4869b08c8c58e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/7130
network_acronym_str PUC_CAMP-3
network_name_str Estudos de Psicologia (Campinas)
repository_id_str
spelling Instrumentos de avaliação da fobia social para crianças e adolescentes em língua portuguesaInstrumentos de avaliação da fobia social para crianças e adolescentes em língua portuguesaAdolescentes Avaliação CriançasFobia socialAdolescentesAvaliaçãoCriançasFobia socialO diagnóstico de fobia social é o mais prevalente dentre os transtornos de ansiedade. Alguns instrumentos de avaliação diagnóstica vêm sendo validados no Brasil visando a avaliações cada vez mais precisas e específicas para cada faixa etária. O objetivo deste estudo foi revisar os instrumentos de avaliação da fobia social para crianças e adolescentes validados no Brasil e fazer uma discussão sobre os mais utilizados, bem como sobre as intervenções para este transtorno. Com este objetivo, foi realizada uma revisão bibliográficaem bases de dados. Pôde-se observar um número significativo de estudos sobre instrumentos validados para avaliação de fobia social para crianças e adolescentes, porém com pouca expressão e utilização clínica. Em relação à intervenção da fobia social, oBrasil se destaca nas intervenções psicoterapêuticas estruturadas para auxiliar na melhora do transtorno, embora nenhum protocolo desenvolvido e validado no Brasil tenha sido encontrado neste estudo.O diagnóstico de fobia social é o mais prevalente dentre os transtornos de ansiedade. Alguns instrumentos de avaliação diagnóstica vêm sendo validados no Brasil visando a avaliações cada vez mais precisas e específicas para cada faixa etária. O objetivo deste estudo foi revisar os instrumentos de avaliação da fobia social para crianças e adolescentes validados no Brasil e fazer uma discussão sobre os mais utilizados, bem como sobre as intervenções para este transtorno. Com este objetivo, foi realizada uma revisão bibliográfica em bases de dados. Pôde-se observar um número significativo de estudos sobre instrumentos validados para avaliação de fobia social para crianças e adolescentes, porém com pouca expressão e utilização clínica. Em relação à intervenção da fobia social, o Brasil se destaca nas intervenções psicoterapêuticas estruturadas para auxiliar na melhora do transtorno, embora nenhum protocolo desenvolvido e validado no Brasil tenha sido encontrado neste estudo.Núcleo de Editoração - PUC-Campinas2010-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigosapplication/pdfhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7130Psychological Studies; Vol. 27 No. 1 (2010): Estudos de Psicologia (Campinas)Estudos de Psicologia; Vol. 27 Núm. 1 (2010): Estudos de Psicologia (Campinas)Estudos de Psicologia; v. 27 n. 1 (2010): Estudos de Psicologia (Campinas)1982-0275reponame:Estudos de Psicologia (Campinas)instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMPporhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7130/4695Copyright (c) 2022 Gabriel José Chittó GAUER, Cristine BOAZ, Prisla Ücker CALVETTI, Leonardo Machado da SILVAhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGAUER, Gabriel José Chittó BOAZ, Cristine CALVETTI, Prisla Ücker SILVA, Leonardo Machado da 2024-04-25T18:07:24Zoai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/7130Revistahttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudosPRIhttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudos/oaisbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br1982-02750103-166Xopendoar:2024-04-25T18:07:24Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Instrumentos de avaliação da fobia social para crianças e adolescentes em língua portuguesa
Instrumentos de avaliação da fobia social para crianças e adolescentes em língua portuguesa
title Instrumentos de avaliação da fobia social para crianças e adolescentes em língua portuguesa
spellingShingle Instrumentos de avaliação da fobia social para crianças e adolescentes em língua portuguesa
GAUER, Gabriel José Chittó
Adolescentes
Avaliação
Crianças
Fobia social
Adolescentes
Avaliação
Crianças
Fobia social
title_short Instrumentos de avaliação da fobia social para crianças e adolescentes em língua portuguesa
title_full Instrumentos de avaliação da fobia social para crianças e adolescentes em língua portuguesa
title_fullStr Instrumentos de avaliação da fobia social para crianças e adolescentes em língua portuguesa
title_full_unstemmed Instrumentos de avaliação da fobia social para crianças e adolescentes em língua portuguesa
title_sort Instrumentos de avaliação da fobia social para crianças e adolescentes em língua portuguesa
author GAUER, Gabriel José Chittó
author_facet GAUER, Gabriel José Chittó
BOAZ, Cristine
CALVETTI, Prisla Ücker
SILVA, Leonardo Machado da
author_role author
author2 BOAZ, Cristine
CALVETTI, Prisla Ücker
SILVA, Leonardo Machado da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GAUER, Gabriel José Chittó
BOAZ, Cristine
CALVETTI, Prisla Ücker
SILVA, Leonardo Machado da
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescentes
Avaliação
Crianças
Fobia social
Adolescentes
Avaliação
Crianças
Fobia social
topic Adolescentes
Avaliação
Crianças
Fobia social
Adolescentes
Avaliação
Crianças
Fobia social
description O diagnóstico de fobia social é o mais prevalente dentre os transtornos de ansiedade. Alguns instrumentos de avaliação diagnóstica vêm sendo validados no Brasil visando a avaliações cada vez mais precisas e específicas para cada faixa etária. O objetivo deste estudo foi revisar os instrumentos de avaliação da fobia social para crianças e adolescentes validados no Brasil e fazer uma discussão sobre os mais utilizados, bem como sobre as intervenções para este transtorno. Com este objetivo, foi realizada uma revisão bibliográficaem bases de dados. Pôde-se observar um número significativo de estudos sobre instrumentos validados para avaliação de fobia social para crianças e adolescentes, porém com pouca expressão e utilização clínica. Em relação à intervenção da fobia social, oBrasil se destaca nas intervenções psicoterapêuticas estruturadas para auxiliar na melhora do transtorno, embora nenhum protocolo desenvolvido e validado no Brasil tenha sido encontrado neste estudo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7130
url https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7130/4695
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Editoração - PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Editoração - PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Psychological Studies; Vol. 27 No. 1 (2010): Estudos de Psicologia (Campinas)
Estudos de Psicologia; Vol. 27 Núm. 1 (2010): Estudos de Psicologia (Campinas)
Estudos de Psicologia; v. 27 n. 1 (2010): Estudos de Psicologia (Campinas)
1982-0275
reponame:Estudos de Psicologia (Campinas)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Estudos de Psicologia (Campinas)
collection Estudos de Psicologia (Campinas)
repository.name.fl_str_mv Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br
_version_ 1799126017120403456