Ansiedade Social na Infância e Pré-Adolescência: Adaptação para o Português de Portugal da SASC-R

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins,Ana Cristina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Almeida,J. Paulo, Viana,Victor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000200300
Resumo: A Escala de Ansiedade Social para Crianças (forma revista) - SASC-R destina-se a avaliar as experiências de ansiedade social e de evitamento das crianças e pré-adolescentes no contexto das relações com os pares. Neste estudo, pretende-se validar para a população portuguesa a SASC-R, utilizando a estrutura proposta pelos autores da escala original, através da análise fatorial confirmatória (AFC). Procedemos à aplicação da SASC-R numa amostra de 486 crianças entre os 9 e os 15 anos. Os resultados indicam que a escala replica os fatores da versão original, possui boa consistência interna e uma validade de constructo bastante satisfatória. Este estudo sugere que a SASC-R é uma escala útil na avaliação da ansiedade social em crianças.
id UFRGS-5_4b2c382285717479066deb1d4c372d60
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722014000200300
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Ansiedade Social na Infância e Pré-Adolescência: Adaptação para o Português de Portugal da SASC-RAnsiedade socialfobia socialavaliação psicológicacrianças/pré-adolescentesvalidaçãoA Escala de Ansiedade Social para Crianças (forma revista) - SASC-R destina-se a avaliar as experiências de ansiedade social e de evitamento das crianças e pré-adolescentes no contexto das relações com os pares. Neste estudo, pretende-se validar para a população portuguesa a SASC-R, utilizando a estrutura proposta pelos autores da escala original, através da análise fatorial confirmatória (AFC). Procedemos à aplicação da SASC-R numa amostra de 486 crianças entre os 9 e os 15 anos. Os resultados indicam que a escala replica os fatores da versão original, possui boa consistência interna e uma validade de constructo bastante satisfatória. Este estudo sugere que a SASC-R é uma escala útil na avaliação da ansiedade social em crianças.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000200300Psicologia: Reflexão e Crítica v.27 n.2 2014reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/1678-7153.201427210info:eu-repo/semantics/openAccessMartins,Ana CristinaAlmeida,J. PauloViana,Victorpor2015-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722014000200300Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2015-09-21T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ansiedade Social na Infância e Pré-Adolescência: Adaptação para o Português de Portugal da SASC-R
title Ansiedade Social na Infância e Pré-Adolescência: Adaptação para o Português de Portugal da SASC-R
spellingShingle Ansiedade Social na Infância e Pré-Adolescência: Adaptação para o Português de Portugal da SASC-R
Martins,Ana Cristina
Ansiedade social
fobia social
avaliação psicológica
crianças/pré-adolescentes
validação
title_short Ansiedade Social na Infância e Pré-Adolescência: Adaptação para o Português de Portugal da SASC-R
title_full Ansiedade Social na Infância e Pré-Adolescência: Adaptação para o Português de Portugal da SASC-R
title_fullStr Ansiedade Social na Infância e Pré-Adolescência: Adaptação para o Português de Portugal da SASC-R
title_full_unstemmed Ansiedade Social na Infância e Pré-Adolescência: Adaptação para o Português de Portugal da SASC-R
title_sort Ansiedade Social na Infância e Pré-Adolescência: Adaptação para o Português de Portugal da SASC-R
author Martins,Ana Cristina
author_facet Martins,Ana Cristina
Almeida,J. Paulo
Viana,Victor
author_role author
author2 Almeida,J. Paulo
Viana,Victor
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins,Ana Cristina
Almeida,J. Paulo
Viana,Victor
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade social
fobia social
avaliação psicológica
crianças/pré-adolescentes
validação
topic Ansiedade social
fobia social
avaliação psicológica
crianças/pré-adolescentes
validação
description A Escala de Ansiedade Social para Crianças (forma revista) - SASC-R destina-se a avaliar as experiências de ansiedade social e de evitamento das crianças e pré-adolescentes no contexto das relações com os pares. Neste estudo, pretende-se validar para a população portuguesa a SASC-R, utilizando a estrutura proposta pelos autores da escala original, através da análise fatorial confirmatória (AFC). Procedemos à aplicação da SASC-R numa amostra de 486 crianças entre os 9 e os 15 anos. Os resultados indicam que a escala replica os fatores da versão original, possui boa consistência interna e uma validade de constructo bastante satisfatória. Este estudo sugere que a SASC-R é uma escala útil na avaliação da ansiedade social em crianças.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000200300
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000200300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-7153.201427210
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.27 n.2 2014
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134865676730368