Ansiedade Social na Infância e Pré-Adolescência: Adaptação para o Português de Portugal da SASC-R
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000200300 |
Resumo: | A Escala de Ansiedade Social para Crianças (forma revista) - SASC-R destina-se a avaliar as experiências de ansiedade social e de evitamento das crianças e pré-adolescentes no contexto das relações com os pares. Neste estudo, pretende-se validar para a população portuguesa a SASC-R, utilizando a estrutura proposta pelos autores da escala original, através da análise fatorial confirmatória (AFC). Procedemos à aplicação da SASC-R numa amostra de 486 crianças entre os 9 e os 15 anos. Os resultados indicam que a escala replica os fatores da versão original, possui boa consistência interna e uma validade de constructo bastante satisfatória. Este estudo sugere que a SASC-R é uma escala útil na avaliação da ansiedade social em crianças. |
id |
UFRGS-5_4b2c382285717479066deb1d4c372d60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722014000200300 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ansiedade Social na Infância e Pré-Adolescência: Adaptação para o Português de Portugal da SASC-RAnsiedade socialfobia socialavaliação psicológicacrianças/pré-adolescentesvalidaçãoA Escala de Ansiedade Social para Crianças (forma revista) - SASC-R destina-se a avaliar as experiências de ansiedade social e de evitamento das crianças e pré-adolescentes no contexto das relações com os pares. Neste estudo, pretende-se validar para a população portuguesa a SASC-R, utilizando a estrutura proposta pelos autores da escala original, através da análise fatorial confirmatória (AFC). Procedemos à aplicação da SASC-R numa amostra de 486 crianças entre os 9 e os 15 anos. Os resultados indicam que a escala replica os fatores da versão original, possui boa consistência interna e uma validade de constructo bastante satisfatória. Este estudo sugere que a SASC-R é uma escala útil na avaliação da ansiedade social em crianças.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000200300Psicologia: Reflexão e Crítica v.27 n.2 2014reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/1678-7153.201427210info:eu-repo/semantics/openAccessMartins,Ana CristinaAlmeida,J. PauloViana,Victorpor2015-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722014000200300Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2015-09-21T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ansiedade Social na Infância e Pré-Adolescência: Adaptação para o Português de Portugal da SASC-R |
title |
Ansiedade Social na Infância e Pré-Adolescência: Adaptação para o Português de Portugal da SASC-R |
spellingShingle |
Ansiedade Social na Infância e Pré-Adolescência: Adaptação para o Português de Portugal da SASC-R Martins,Ana Cristina Ansiedade social fobia social avaliação psicológica crianças/pré-adolescentes validação |
title_short |
Ansiedade Social na Infância e Pré-Adolescência: Adaptação para o Português de Portugal da SASC-R |
title_full |
Ansiedade Social na Infância e Pré-Adolescência: Adaptação para o Português de Portugal da SASC-R |
title_fullStr |
Ansiedade Social na Infância e Pré-Adolescência: Adaptação para o Português de Portugal da SASC-R |
title_full_unstemmed |
Ansiedade Social na Infância e Pré-Adolescência: Adaptação para o Português de Portugal da SASC-R |
title_sort |
Ansiedade Social na Infância e Pré-Adolescência: Adaptação para o Português de Portugal da SASC-R |
author |
Martins,Ana Cristina |
author_facet |
Martins,Ana Cristina Almeida,J. Paulo Viana,Victor |
author_role |
author |
author2 |
Almeida,J. Paulo Viana,Victor |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins,Ana Cristina Almeida,J. Paulo Viana,Victor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ansiedade social fobia social avaliação psicológica crianças/pré-adolescentes validação |
topic |
Ansiedade social fobia social avaliação psicológica crianças/pré-adolescentes validação |
description |
A Escala de Ansiedade Social para Crianças (forma revista) - SASC-R destina-se a avaliar as experiências de ansiedade social e de evitamento das crianças e pré-adolescentes no contexto das relações com os pares. Neste estudo, pretende-se validar para a população portuguesa a SASC-R, utilizando a estrutura proposta pelos autores da escala original, através da análise fatorial confirmatória (AFC). Procedemos à aplicação da SASC-R numa amostra de 486 crianças entre os 9 e os 15 anos. Os resultados indicam que a escala replica os fatores da versão original, possui boa consistência interna e uma validade de constructo bastante satisfatória. Este estudo sugere que a SASC-R é uma escala útil na avaliação da ansiedade social em crianças. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000200300 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000200300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1678-7153.201427210 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.27 n.2 2014 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134865676730368 |