AVALIAÇÃO A MÉDIO PRAZO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE CRIATIVIDADE PARA PROFESSORES DO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1990 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos de Psicologia (Campinas) |
Texto Completo: | https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7932 |
Resumo: | The study was designed to evaluate a Creativity Training Program, after five months of its completion, in a sample of 22 public-school teachers of third and fourth grade from a satellite city of the Federal District, Brazil. These teachers were interviewed in their schools, being requested to answer several questions about the Creativity Traingin Program and about changes perceived in their behavior due to the programo These teachers as well as other 24 teachers from the same schools were aIso tested on creativity by means of the Torrance Tests of Creative Thinking, verbal and figural. Results indicated a positive evaluation of the program for most teachers. They stressed the contribution of the program to the development of their students. Differences were also observed in several measures of creativity in favor of the teachers who completed the Creativity Training Program. |
id |
PUC_CAMP-3_ce647941cc5f98a07d466aa7c2d3b555 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/7932 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-3 |
network_name_str |
Estudos de Psicologia (Campinas) |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO A MÉDIO PRAZO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE CRIATIVIDADE PARA PROFESSORES DO ENSINO DO PRIMEIRO GRAUThe study was designed to evaluate a Creativity Training Program, after five months of its completion, in a sample of 22 public-school teachers of third and fourth grade from a satellite city of the Federal District, Brazil. These teachers were interviewed in their schools, being requested to answer several questions about the Creativity Traingin Program and about changes perceived in their behavior due to the programo These teachers as well as other 24 teachers from the same schools were aIso tested on creativity by means of the Torrance Tests of Creative Thinking, verbal and figural. Results indicated a positive evaluation of the program for most teachers. They stressed the contribution of the program to the development of their students. Differences were also observed in several measures of creativity in favor of the teachers who completed the Creativity Training Program.Foi o objetivo do estudo proceder a uma avaliação de um Programa de Treinamento de Criatividade, cinco meses após o seu término, junto a 22 professores de 3ªs e 4ªs séries de escolas públicas de uma Cidade Satélite do Distrito Federal, que participaram do referido treinamento. Estes professores foram, entrevistados, em suas próprias escolas, respondendo a várias questões relativas ao Programa de Treinamento de Criatividade e às suas percepções de mudanças em aspectos de seu comportamento, decorrentes do treinamento. Responderam também, juntamente com outros 24 professores das mesmas escolas, a testes de natureza verbal e figurativa escolhidos dentre os Testes de Pensamento Criativo de Torrance. Os resultados obtidos indicaram uma avaliação positiva do programa por parte dos professores, cuja grande maioria considerou ainda que o mesmo contribuiu tanto para o desenvolvimento de suas próprias habilidades criativas como de seus alunos. Diferenças significativas foram ainda observadas em várias medidas de criatividade a favor dos professores que participaram do Programa.Núcleo de Editoração - PUC-Campinas1990-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigosapplication/pdfhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7932Psychological Studies; Vol. 7 No. 1 (1990): Estudos de Psicologia (Campinas); 79-97Estudos de Psicologia; Vol. 7 Núm. 1 (1990): Estudos de Psicologia (Campinas); 79-97Estudos de Psicologia; v. 7 n. 1 (1990): Estudos de Psicologia (Campinas); 79-971982-0275reponame:Estudos de Psicologia (Campinas)instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMPporhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7932/5453https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessM. l. Soriano de ALENCAR, Eunice de Souza FEITH, Denise Militão RODRIGUES, Alexandra 2024-04-24T17:14:11Zoai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/7932Revistahttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudosPRIhttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudos/oaisbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br1982-02750103-166Xopendoar:2024-04-24T17:14:11Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO A MÉDIO PRAZO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE CRIATIVIDADE PARA PROFESSORES DO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU |
title |
AVALIAÇÃO A MÉDIO PRAZO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE CRIATIVIDADE PARA PROFESSORES DO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO A MÉDIO PRAZO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE CRIATIVIDADE PARA PROFESSORES DO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU M. l. Soriano de ALENCAR, Eunice |
title_short |
AVALIAÇÃO A MÉDIO PRAZO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE CRIATIVIDADE PARA PROFESSORES DO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU |
title_full |
AVALIAÇÃO A MÉDIO PRAZO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE CRIATIVIDADE PARA PROFESSORES DO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO A MÉDIO PRAZO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE CRIATIVIDADE PARA PROFESSORES DO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO A MÉDIO PRAZO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE CRIATIVIDADE PARA PROFESSORES DO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU |
title_sort |
AVALIAÇÃO A MÉDIO PRAZO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE CRIATIVIDADE PARA PROFESSORES DO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU |
author |
M. l. Soriano de ALENCAR, Eunice |
author_facet |
M. l. Soriano de ALENCAR, Eunice de Souza FEITH, Denise Militão RODRIGUES, Alexandra |
author_role |
author |
author2 |
de Souza FEITH, Denise Militão RODRIGUES, Alexandra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
M. l. Soriano de ALENCAR, Eunice de Souza FEITH, Denise Militão RODRIGUES, Alexandra |
description |
The study was designed to evaluate a Creativity Training Program, after five months of its completion, in a sample of 22 public-school teachers of third and fourth grade from a satellite city of the Federal District, Brazil. These teachers were interviewed in their schools, being requested to answer several questions about the Creativity Traingin Program and about changes perceived in their behavior due to the programo These teachers as well as other 24 teachers from the same schools were aIso tested on creativity by means of the Torrance Tests of Creative Thinking, verbal and figural. Results indicated a positive evaluation of the program for most teachers. They stressed the contribution of the program to the development of their students. Differences were also observed in several measures of creativity in favor of the teachers who completed the Creativity Training Program. |
publishDate |
1990 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1990-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7932 |
url |
https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7932 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7932/5453 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Editoração - PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Editoração - PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psychological Studies; Vol. 7 No. 1 (1990): Estudos de Psicologia (Campinas); 79-97 Estudos de Psicologia; Vol. 7 Núm. 1 (1990): Estudos de Psicologia (Campinas); 79-97 Estudos de Psicologia; v. 7 n. 1 (1990): Estudos de Psicologia (Campinas); 79-97 1982-0275 reponame:Estudos de Psicologia (Campinas) instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Estudos de Psicologia (Campinas) |
collection |
Estudos de Psicologia (Campinas) |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1799126019586654208 |