AVALIAÇÃO A MÉDIO PRAZO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE CRIATIVIDADE PARA PROFESSORES DO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: M. l. Soriano de ALENCAR, Eunice
Data de Publicação: 1990
Outros Autores: de Souza FEITH, Denise, Militão RODRIGUES, Alexandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos de Psicologia (Campinas)
Texto Completo: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7932
Resumo: The study was designed to evaluate a Creativity Training Program, after five months of its completion, in a sample of 22 public-school teachers of third and fourth grade from a satellite city of the Federal District, Brazil. These teachers were interviewed in their schools, being requested to answer several questions about the Creativity Traingin Program and about changes perceived in their behavior due to the programo These teachers as well as other 24 teachers from the same schools were aIso tested on creativity by means of the Torrance Tests of Creative Thinking, verbal and figural. Results indicated a positive evaluation of the program for most teachers. They stressed the contribution of the program to the development of their students. Differences were also observed in several measures of creativity in favor of the teachers who completed the Creativity Training Program.
id PUC_CAMP-3_ce647941cc5f98a07d466aa7c2d3b555
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/7932
network_acronym_str PUC_CAMP-3
network_name_str Estudos de Psicologia (Campinas)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO A MÉDIO PRAZO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE CRIATIVIDADE PARA PROFESSORES DO ENSINO DO PRIMEIRO GRAUThe study was designed to evaluate a Creativity Training Program, after five months of its completion, in a sample of 22 public-school teachers of third and fourth grade from a satellite city of the Federal District, Brazil. These teachers were interviewed in their schools, being requested to answer several questions about the Creativity Traingin Program and about changes perceived in their behavior due to the programo These teachers as well as other 24 teachers from the same schools were aIso tested on creativity by means of the Torrance Tests of Creative Thinking, verbal and figural. Results indicated a positive evaluation of the program for most teachers. They stressed the contribution of the program to the development of their students. Differences were also observed in several measures of creativity in favor of the teachers who completed the Creativity Training Program.Foi o objetivo do estudo proceder a uma avaliação de um Programa de Treinamento de Criatividade, cinco meses após o seu término, junto a 22 professores de 3ªs e 4ªs séries de escolas públicas de uma Cidade Satélite do Distrito Federal, que participaram do referido treinamento. Estes professores foram, entrevistados, em suas próprias escolas, respondendo a várias questões relativas ao Programa de Treinamento de Criatividade e às suas percepções de mudanças em aspectos de seu comportamento, decorrentes do treinamento. Responderam também, juntamente com outros 24 professores das mesmas escolas, a testes de natureza verbal e figurativa escolhidos dentre os Testes de Pensamento Criativo de Torrance. Os resultados obtidos indicaram uma avaliação positiva do programa por parte dos professores, cuja grande maioria considerou ainda que o mesmo contribuiu tanto para o desenvolvimento de suas próprias habilidades criativas como de seus alunos. Diferenças significativas foram ainda observadas em várias medidas de criatividade a favor dos professores que participaram do Programa.Núcleo de Editoração - PUC-Campinas1990-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigosapplication/pdfhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7932Psychological Studies; Vol. 7 No. 1 (1990): Estudos de Psicologia (Campinas); 79-97Estudos de Psicologia; Vol. 7 Núm. 1 (1990): Estudos de Psicologia (Campinas); 79-97Estudos de Psicologia; v. 7 n. 1 (1990): Estudos de Psicologia (Campinas); 79-971982-0275reponame:Estudos de Psicologia (Campinas)instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMPporhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7932/5453https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessM. l. Soriano de ALENCAR, Eunice de Souza FEITH, Denise Militão RODRIGUES, Alexandra 2024-04-24T17:14:11Zoai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/7932Revistahttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudosPRIhttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudos/oaisbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br1982-02750103-166Xopendoar:2024-04-24T17:14:11Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO A MÉDIO PRAZO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE CRIATIVIDADE PARA PROFESSORES DO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU
title AVALIAÇÃO A MÉDIO PRAZO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE CRIATIVIDADE PARA PROFESSORES DO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU
spellingShingle AVALIAÇÃO A MÉDIO PRAZO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE CRIATIVIDADE PARA PROFESSORES DO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU
M. l. Soriano de ALENCAR, Eunice
title_short AVALIAÇÃO A MÉDIO PRAZO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE CRIATIVIDADE PARA PROFESSORES DO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU
title_full AVALIAÇÃO A MÉDIO PRAZO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE CRIATIVIDADE PARA PROFESSORES DO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU
title_fullStr AVALIAÇÃO A MÉDIO PRAZO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE CRIATIVIDADE PARA PROFESSORES DO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO A MÉDIO PRAZO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE CRIATIVIDADE PARA PROFESSORES DO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU
title_sort AVALIAÇÃO A MÉDIO PRAZO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE CRIATIVIDADE PARA PROFESSORES DO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU
author M. l. Soriano de ALENCAR, Eunice
author_facet M. l. Soriano de ALENCAR, Eunice
de Souza FEITH, Denise
Militão RODRIGUES, Alexandra
author_role author
author2 de Souza FEITH, Denise
Militão RODRIGUES, Alexandra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv M. l. Soriano de ALENCAR, Eunice
de Souza FEITH, Denise
Militão RODRIGUES, Alexandra
description The study was designed to evaluate a Creativity Training Program, after five months of its completion, in a sample of 22 public-school teachers of third and fourth grade from a satellite city of the Federal District, Brazil. These teachers were interviewed in their schools, being requested to answer several questions about the Creativity Traingin Program and about changes perceived in their behavior due to the programo These teachers as well as other 24 teachers from the same schools were aIso tested on creativity by means of the Torrance Tests of Creative Thinking, verbal and figural. Results indicated a positive evaluation of the program for most teachers. They stressed the contribution of the program to the development of their students. Differences were also observed in several measures of creativity in favor of the teachers who completed the Creativity Training Program.
publishDate 1990
dc.date.none.fl_str_mv 1990-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7932
url https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7932/5453
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Editoração - PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Editoração - PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Psychological Studies; Vol. 7 No. 1 (1990): Estudos de Psicologia (Campinas); 79-97
Estudos de Psicologia; Vol. 7 Núm. 1 (1990): Estudos de Psicologia (Campinas); 79-97
Estudos de Psicologia; v. 7 n. 1 (1990): Estudos de Psicologia (Campinas); 79-97
1982-0275
reponame:Estudos de Psicologia (Campinas)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Estudos de Psicologia (Campinas)
collection Estudos de Psicologia (Campinas)
repository.name.fl_str_mv Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br
_version_ 1799126019586654208