Barreiras à criatividade pessoal entre professores de distintos níveis de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar,Eunice M.L. Soriano de
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Fleith,Denise de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000100007
Resumo: Este estudo investigou distintas modalidades de barreiras à expressão da criatividade pessoal em uma amostra de 544 professores, que atuavam desde o ensino fundamental até o ensino superior. O Inventário de Barreiras à Criatividade Pessoal, construído e validado pela primeira autora, foi utilizado para coleta de dados. Este instrumento inclui itens relativos a quatro modalidades de barreiras: Inibição/Timidez, Falta de Tempo/Oportunidade, Repressão Social e Falta de Motivação. Diferenças significativas foram observadas entre professores do sexo masculino e feminino em Repressão Social, e, entre professores de diferentes níveis de ensino, nas barreiras denominadas Inibição/Timidez e Repressão Social. Os resultados apontam distintas barreiras que se referem direta ou indiretamente aos motivos, meios e oportunidades para a expressão da criatividade pessoal, sinalizando a necessidade de estratégias que ampliem as possibilidades de expressão criativa em professores.
id UFRGS-5_9b6a4a80bcc86fc09ea16ce397a5c88c
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722003000100007
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Barreiras à criatividade pessoal entre professores de distintos níveis de ensinoCriatividadeprofessoresbarreirasEste estudo investigou distintas modalidades de barreiras à expressão da criatividade pessoal em uma amostra de 544 professores, que atuavam desde o ensino fundamental até o ensino superior. O Inventário de Barreiras à Criatividade Pessoal, construído e validado pela primeira autora, foi utilizado para coleta de dados. Este instrumento inclui itens relativos a quatro modalidades de barreiras: Inibição/Timidez, Falta de Tempo/Oportunidade, Repressão Social e Falta de Motivação. Diferenças significativas foram observadas entre professores do sexo masculino e feminino em Repressão Social, e, entre professores de diferentes níveis de ensino, nas barreiras denominadas Inibição/Timidez e Repressão Social. Os resultados apontam distintas barreiras que se referem direta ou indiretamente aos motivos, meios e oportunidades para a expressão da criatividade pessoal, sinalizando a necessidade de estratégias que ampliem as possibilidades de expressão criativa em professores.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2003-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000100007Psicologia: Reflexão e Crítica v.16 n.1 2003reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722003000100007info:eu-repo/semantics/openAccessAlencar,Eunice M.L. Soriano deFleith,Denise de Souzapor2003-09-08T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722003000100007Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2003-09-08T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Barreiras à criatividade pessoal entre professores de distintos níveis de ensino
title Barreiras à criatividade pessoal entre professores de distintos níveis de ensino
spellingShingle Barreiras à criatividade pessoal entre professores de distintos níveis de ensino
Alencar,Eunice M.L. Soriano de
Criatividade
professores
barreiras
title_short Barreiras à criatividade pessoal entre professores de distintos níveis de ensino
title_full Barreiras à criatividade pessoal entre professores de distintos níveis de ensino
title_fullStr Barreiras à criatividade pessoal entre professores de distintos níveis de ensino
title_full_unstemmed Barreiras à criatividade pessoal entre professores de distintos níveis de ensino
title_sort Barreiras à criatividade pessoal entre professores de distintos níveis de ensino
author Alencar,Eunice M.L. Soriano de
author_facet Alencar,Eunice M.L. Soriano de
Fleith,Denise de Souza
author_role author
author2 Fleith,Denise de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar,Eunice M.L. Soriano de
Fleith,Denise de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
professores
barreiras
topic Criatividade
professores
barreiras
description Este estudo investigou distintas modalidades de barreiras à expressão da criatividade pessoal em uma amostra de 544 professores, que atuavam desde o ensino fundamental até o ensino superior. O Inventário de Barreiras à Criatividade Pessoal, construído e validado pela primeira autora, foi utilizado para coleta de dados. Este instrumento inclui itens relativos a quatro modalidades de barreiras: Inibição/Timidez, Falta de Tempo/Oportunidade, Repressão Social e Falta de Motivação. Diferenças significativas foram observadas entre professores do sexo masculino e feminino em Repressão Social, e, entre professores de diferentes níveis de ensino, nas barreiras denominadas Inibição/Timidez e Repressão Social. Os resultados apontam distintas barreiras que se referem direta ou indiretamente aos motivos, meios e oportunidades para a expressão da criatividade pessoal, sinalizando a necessidade de estratégias que ampliem as possibilidades de expressão criativa em professores.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722003000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.16 n.1 2003
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134862321287168