O ProUni sob a ótica de docentes e da direção do curso de pedagogia de uma instituição de ensino do interior do estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Renata de Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15563
Resumo: O Programa Universidade para Todos – ProUni, criado em 2004 e institucionalizado em 2005, tem como objetivo a concessão de bolsas parciais e integrais a jovens estudantes da rede pública de ensino médio, com renda per capita até 3 salários mínimos, para que tenham acesso a instituições privadas de ensino superior. Dada a importância social do programa, vários estudos foram realizados sobre o acesso, permanência e egresso dos beneficiários. No entanto, são poucos os trabalhos que contemplam a ótica de professores e diretores de faculdades que atuam em instituições participantes do programa. Desta maneira, o presente estudo analisa o ProUni sob a ótica dos docentes e da direção de um curso de licenciatura em Pedagogia de uma universidade no interior do Estado de São Paulo sem fins lucrativos. Buscou-se compreender suas percepções, seus conhecimentos e suas eventuais ações em relação a essa política pública de inclusão. O método utilizado na pesquisa foi de ordem qualitativa, conjugando pesquisa documental (análise de leis, decretos e normas), pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas, aplicadas a cinco docentes e à diretora do curso mencionado. Os resultados da pesquisa demonstraram que os profissionais percebem o ProUni como um importante e necessário programa de inclusão e redução de desigualdades, em prol dos estudantes oriundos de classes menos favorecidas/ desfavorecidas. Além de citarem outros aspectos positivos, os entrevistados também ressaltaram fragilidades relacionadas à inclusão e à permanência dos estudantes, ao chamamento tardio para a sua inserção nas salas de graduação, ao acompanhamento dos egressos, à necessidade da ampliação do acesso a outros cursos além das licenciaturas e a outros desafios.
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spelling O ProUni sob a ótica de docentes e da direção do curso de pedagogia de uma instituição de ensino do interior do estado de São PauloThe ProUni from the point of view of professors and the direction of the course of pedagogy of a University of the interior of the State of São PauloEnsino Superior - BrasilPolíticas PúblicasProfessores universitáriosProUni (Programa : Brasil).Higher education - BrasilPublic policiesUniversity professorsProUni (Program: Brasil).O Programa Universidade para Todos – ProUni, criado em 2004 e institucionalizado em 2005, tem como objetivo a concessão de bolsas parciais e integrais a jovens estudantes da rede pública de ensino médio, com renda per capita até 3 salários mínimos, para que tenham acesso a instituições privadas de ensino superior. Dada a importância social do programa, vários estudos foram realizados sobre o acesso, permanência e egresso dos beneficiários. No entanto, são poucos os trabalhos que contemplam a ótica de professores e diretores de faculdades que atuam em instituições participantes do programa. Desta maneira, o presente estudo analisa o ProUni sob a ótica dos docentes e da direção de um curso de licenciatura em Pedagogia de uma universidade no interior do Estado de São Paulo sem fins lucrativos. Buscou-se compreender suas percepções, seus conhecimentos e suas eventuais ações em relação a essa política pública de inclusão. O método utilizado na pesquisa foi de ordem qualitativa, conjugando pesquisa documental (análise de leis, decretos e normas), pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas, aplicadas a cinco docentes e à diretora do curso mencionado. Os resultados da pesquisa demonstraram que os profissionais percebem o ProUni como um importante e necessário programa de inclusão e redução de desigualdades, em prol dos estudantes oriundos de classes menos favorecidas/ desfavorecidas. Além de citarem outros aspectos positivos, os entrevistados também ressaltaram fragilidades relacionadas à inclusão e à permanência dos estudantes, ao chamamento tardio para a sua inserção nas salas de graduação, ao acompanhamento dos egressos, à necessidade da ampliação do acesso a outros cursos além das licenciaturas e a outros desafios.The University for All Program - ProUni, created in 2004 and institutionalized in 2005, has the objective of granting partial and full scholarships to young students of the public high school system, with a per capita income of up to 3 minimum salaries, so that they have access to institutions of higher education. Due to the social importance of the program, several studies were carried out on the access, permanence and egress of the beneficiaries. However, there are few papers that present the view of professors and faculty directors who work in institutions participating in the program. In this way, this study analyzes the ProUni from the point of view of the professors and of the direction of a course of Degree in Pedagogy of a university in the interior of the state of São Paulo without profit. The research sought to understand perceptions, knowledge and possible actions of the interviewees in this public policy of inclusion. The method used in the research was qualitative, using documentary research (analysis of laws, decrees and norms), bibliographic research and semi-structured interviews, applied for five professors and the course director. The results of the research demonstrated that professionals perceive ProUni as an important and necessary program of inclusion and reduction of inequalities, in favor of students from the less favored / disadvantaged classes. In addition to mentioning other positive aspects, the interviewees also mentioned weaknesses related to the inclusion and permanence of the students, late call for their inclusion in the graduation rooms, follow-up of the graduates, the need to increase access to other courses beyond the degrees and other challenges.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESPUC-CampinasPires, AndréPontifícia Universidade Católica de CampinasPires, Renata de Souza2022-02-16T18:17:00Z2022-02-16T18:17:00Z2019-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/155632502347013215616porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-27T11:53:59Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15563Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-27T11:53:59Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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