Contribuições das línguas africanas ao português brasileiro: possibilidades para a valorização da cultura afro-brasileira no ensino de língua materna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14565 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivos realizar um levantamento acerca das contribuições das línguas africanas aportadas no Brasil no período colonial, à aspectos lexicais, fonológicos e semânticos da língua portuguesa que se estabeleceu no Brasil e discutir a inserção do debate étnico-racial na escola, visando a efetivação da Lei nº 10.639/2003, uma vez que, por séculos, o discurso colonizador se impõe em detrimento da história e da cultura africana e afro-brasileira, ignorando a contribuição destes grupos às esferas econômicas, culturais, artísticas e linguísticas do país. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo, buscando entender elementos da língua portuguesa estabelecida no Brasil a partir da inserção das línguas dos africanos aqui escravizados e, por fim, visando a valorização da cultura e história afro-brasileira, foi apresentado um plano de aula interdisciplinar, contemplando o conhecimento obtido na revisão bibliográfica com a complementação das áreas de Geografia e História. |
id |
PUC_CAMP-5_027f6bd969afbbe1e0a447e37e93bde3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/14565 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-5 |
network_name_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições das línguas africanas ao português brasileiro: possibilidades para a valorização da cultura afro-brasileira no ensino de língua maternaLei nº 10.639/2003Línguas africanasCultura afro-brasileiraEste trabalho tem por objetivos realizar um levantamento acerca das contribuições das línguas africanas aportadas no Brasil no período colonial, à aspectos lexicais, fonológicos e semânticos da língua portuguesa que se estabeleceu no Brasil e discutir a inserção do debate étnico-racial na escola, visando a efetivação da Lei nº 10.639/2003, uma vez que, por séculos, o discurso colonizador se impõe em detrimento da história e da cultura africana e afro-brasileira, ignorando a contribuição destes grupos às esferas econômicas, culturais, artísticas e linguísticas do país. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo, buscando entender elementos da língua portuguesa estabelecida no Brasil a partir da inserção das línguas dos africanos aqui escravizados e, por fim, visando a valorização da cultura e história afro-brasileira, foi apresentado um plano de aula interdisciplinar, contemplando o conhecimento obtido na revisão bibliográfica com a complementação das áreas de Geografia e História.Pontifícia Universidade Católica de CampinasHergesel, João PauloAragão, Bruna de Faria2021-01-05T20:09:54Z2021-01-05T20:09:54Z2020-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14565clc_letras_tcc_aragao_bfporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:48Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/14565Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:48Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições das línguas africanas ao português brasileiro: possibilidades para a valorização da cultura afro-brasileira no ensino de língua materna |
title |
Contribuições das línguas africanas ao português brasileiro: possibilidades para a valorização da cultura afro-brasileira no ensino de língua materna |
spellingShingle |
Contribuições das línguas africanas ao português brasileiro: possibilidades para a valorização da cultura afro-brasileira no ensino de língua materna Aragão, Bruna de Faria Lei nº 10.639/2003 Línguas africanas Cultura afro-brasileira |
title_short |
Contribuições das línguas africanas ao português brasileiro: possibilidades para a valorização da cultura afro-brasileira no ensino de língua materna |
title_full |
Contribuições das línguas africanas ao português brasileiro: possibilidades para a valorização da cultura afro-brasileira no ensino de língua materna |
title_fullStr |
Contribuições das línguas africanas ao português brasileiro: possibilidades para a valorização da cultura afro-brasileira no ensino de língua materna |
title_full_unstemmed |
Contribuições das línguas africanas ao português brasileiro: possibilidades para a valorização da cultura afro-brasileira no ensino de língua materna |
title_sort |
Contribuições das línguas africanas ao português brasileiro: possibilidades para a valorização da cultura afro-brasileira no ensino de língua materna |
author |
Aragão, Bruna de Faria |
author_facet |
Aragão, Bruna de Faria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Hergesel, João Paulo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aragão, Bruna de Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lei nº 10.639/2003 Línguas africanas Cultura afro-brasileira |
topic |
Lei nº 10.639/2003 Línguas africanas Cultura afro-brasileira |
description |
Este trabalho tem por objetivos realizar um levantamento acerca das contribuições das línguas africanas aportadas no Brasil no período colonial, à aspectos lexicais, fonológicos e semânticos da língua portuguesa que se estabeleceu no Brasil e discutir a inserção do debate étnico-racial na escola, visando a efetivação da Lei nº 10.639/2003, uma vez que, por séculos, o discurso colonizador se impõe em detrimento da história e da cultura africana e afro-brasileira, ignorando a contribuição destes grupos às esferas econômicas, culturais, artísticas e linguísticas do país. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo, buscando entender elementos da língua portuguesa estabelecida no Brasil a partir da inserção das línguas dos africanos aqui escravizados e, por fim, visando a valorização da cultura e história afro-brasileira, foi apresentado um plano de aula interdisciplinar, contemplando o conhecimento obtido na revisão bibliográfica com a complementação das áreas de Geografia e História. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 2021-01-05T20:09:54Z 2021-01-05T20:09:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14565 clc_letras_tcc_aragao_bf |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14565 |
identifier_str_mv |
clc_letras_tcc_aragao_bf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
collection |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1807210237728391168 |