Autonomia universitária: o que revelam os representantes de instituições públicas e privadas de ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15420 |
Resumo: | O presente estudo tem como principal problemática a contextualização da autonomia das universidades em relação aos órgãos superiores, dentro do atual ideário neoliberal. Procuramos conhecer a história da educação superior, investigar os fatores que regem e interferem na autonomia das universidades, analisar como os elementos sociais, políticos e econômicos influenciam e intervêm nessas instituições e por fim, constatar até que ponto as universidades têm autonomia nas suas ações educativas, administrativas e financeiras. A fim de coletar dados da realidade realizamos seis entrevistas com gestores de universidades públicas e privadas do estado de São Paulo. Esses dados foram articulados com nosso referencial teórico para uma análise crítica da problemática. Os resultados mostraram que as universidades ainda não possuem o grau de autonomia desejado pela maioria dos entrevistados e estudiosos da área, mas a luta por uma universidade mais autônoma está viva. A autonomia universitária constitui-se como um processo possível de realização. Esperamos, com o término deste trabalho, contribuir para as discussões em relação ao ensino superior brasileiro. |
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Autonomia universitária: o que revelam os representantes de instituições públicas e privadas de ensino superiorUniversity s autonomy: what is reveled by representatives from both publics and privates institutions of higher educationautonomiauniversidadeneoliberalismoautonomy, universityneoliberalismO presente estudo tem como principal problemática a contextualização da autonomia das universidades em relação aos órgãos superiores, dentro do atual ideário neoliberal. Procuramos conhecer a história da educação superior, investigar os fatores que regem e interferem na autonomia das universidades, analisar como os elementos sociais, políticos e econômicos influenciam e intervêm nessas instituições e por fim, constatar até que ponto as universidades têm autonomia nas suas ações educativas, administrativas e financeiras. A fim de coletar dados da realidade realizamos seis entrevistas com gestores de universidades públicas e privadas do estado de São Paulo. Esses dados foram articulados com nosso referencial teórico para uma análise crítica da problemática. Os resultados mostraram que as universidades ainda não possuem o grau de autonomia desejado pela maioria dos entrevistados e estudiosos da área, mas a luta por uma universidade mais autônoma está viva. A autonomia universitária constitui-se como um processo possível de realização. Esperamos, com o término deste trabalho, contribuir para as discussões em relação ao ensino superior brasileiro.The subject matter of this study aims to context the university s autonomy regarding superior organs, considering the actual neoliberal scenario. Therefore, we have acknowledged the history of higher education in Brazil, investigating the factors that guide and interfere in the university s autonomy. Moreover, we aimed to investigate how social, political and economic factors influence and interfere in these institutions, indicating until what point the universities have autonomy in their educative, administrative and financial actions. Objecting to collect real data we did six interviews with both public and private university presidents in Sao Paulo state. This collected data was articulated with our theoretical referential in order to develop a critical and problematical analysis. The results obtained reflects that the universities still don t have the autonomy level desired by the majority of the people interviewed and the area experts. However, the fight for a more autonomous university is alive. The university s autonomy is a process that can be taken. We expect by the end of this research to contribute to the discussions regarding the higher education in Brazil.PUC-CampinasMachado, Vera Lúcia de CarvalhoPontifícia Universidade Católica de CampinasPreviatti, Areta Held2022-02-16T18:14:03Z2022-02-16T18:14:03Z2009-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154206226820215050526porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:27Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15420Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:27Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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