Mobilidade em centros urbanos por rotas para caminhada utilizando indicadores ambientais, de segurança e de conforto: estudo de caso de Campinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Guilherme Kato
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15155
Resumo: Este trabalho toma a caminhada como forma de mobilidade em um centro urbano e desenvolve uma metodologia para a determinação de rotas mais acessíveis aos pedestres, que chegam por terminais rodoviários situados em centros urbanos, a atingirem pontos de atratividades especialmente relacionadas a serviços públicos como postos de atendimento do INSS, Agência dos correios, prefeitura, mercado municipal. Pretende, com o estabelecimento destas rotas e implantação de orientações pelo poder público do melhor trajeto, atender uma classe social menos favorecida à busca por serviços públicos específicos. O estudo foi aplicado a região central na cidade de Campinas-SP, que se caracteriza como uma região predominantemente comercial e de prestação de serviços públicos, com presença de dois importantes terminais públicos urbanos. Foram utilizados para avaliação das opções de rotas por caminhada três macros indicadores: macro Indicador de ambiente, representando características físicas do ambiente da caminhada; macro Indicador conforto, representado pela atratividade visual e conforto local; e macro Indicador segurança representando a segurança pública e pessoal. A partir do método multicritério PROMETHEE, foram definidas as melhores rotas que conectam um ponto de Origem (Terminal Urbano) a um ponto de Destino (ponto de prestação de serviço público) no centro urbano de Campinas, procurando dotar o espaço urbano de uma estrutura que atenda aos interesses do cidadão considerando o ambiente, o conforto e a segurança em seu trajeto.
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